Pronunciamento de Ana Júlia Carepa em 12/08/2003
Discurso durante a 95ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Lançamento pelo Ministério da Saúde do Programa de unidades móveis de urgência/emergência em capitais e municípios com mais de 100.000 habitantes.
- Autor
- Ana Júlia Carepa (PT - Partido dos Trabalhadores/PA)
- Nome completo: Ana Júlia de Vasconcelos Carepa
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
SAUDE.:
- Lançamento pelo Ministério da Saúde do Programa de unidades móveis de urgência/emergência em capitais e municípios com mais de 100.000 habitantes.
- Publicação
- Publicação no DSF de 13/08/2003 - Página 23292
- Assunto
- Outros > SAUDE.
- Indexação
-
- CONGRATULAÇÕES, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA SAUDE (MS), LANÇAMENTO, PROGRAMA, LIBERAÇÃO, VERBA, HOSPITAL, MELHORIA, ATENDIMENTO, EMERGENCIA, VIABILIDADE, AQUISIÇÃO, MATERIAL HOSPITALAR, AMBULANCIA, AMPLIAÇÃO, QUADRO DE PESSOAL.
A SRª ANA JÚLIA CAREPA (PT - PA. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o Ministério da Saúde lançará até a primeira quinzena de setembro o programa de unidades móveis de urgência emergência em capitais e municípios com mais de 100.000 habitantes.
Tal programa contará com recursos na ordem de R$2,6 milhões de reais, além do custeio mensal para manutenção do serviço. Com essa medida, procura-se reforçar os serviços de urgência emergências existentes, com a aquisição de ambulâncias, equipamentos, contração de profissionais especializados, implementação de centrais e núcleos de atendimento de urgência.
Esse programa atende a uma realidade evidente em todo país. Na maioria dos Estados são as capitais e as maiores cidades que concentram os atendimentos dos serviços de saúde de urgência e emergência. Um exemplo que vivi de perto como vice-prefeita de Belém do Pará, ilustra bem este quadro, na medida em que os dois Pronto-Socorros Municipais existentes no município, possuem em suas estatísticas de atendimento, em média, 40% dos pacientes oriundos de outras cidades. Daí por que, segundo o Ministério da Saúde, nesse Estado serão atendidos com o programa as cidades de Belém, Santarém, Cametá, Abaetetuba, Castanhal, Marabá e Ananindeua.
Parabenizo, assim, o Ministro Humberto Costa e toda a equipe do Ministério da Saúde por essa nova iniciativa, que certamente será responsável pelo salvamento de muitas vidas em todo o Brasil, e reafirmo o comprometimento do governo Lula com a melhoria dos serviços públicos de saúde em todo o país.