Discurso durante a 97ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Realização, no próximo dia 21 de agosto, da cerimônia de criação da nova agência de desenvolvimento da Amazônia, a SUDAM.

Autor
Valdir Raupp (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RO)
Nome completo: Valdir Raupp de Matos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • Realização, no próximo dia 21 de agosto, da cerimônia de criação da nova agência de desenvolvimento da Amazônia, a SUDAM.
Publicação
Publicação no DSF de 15/08/2003 - Página 23703
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • ANUNCIO, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, CRIAÇÃO, SUPERINTENDENCIA DO DESENVOLVIMENTO DA AMAZONIA (SUDAM), CAPITAL DE ESTADO, BELEM (PA), ESTADO DO PARA (PA).
  • CONCLAMAÇÃO, SENADOR, APOIO, URGENCIA, TRAMITAÇÃO, PROJETO DE LEI, CRIAÇÃO, SUPERINTENDENCIA DO DESENVOLVIMENTO DA AMAZONIA (SUDAM), SUPERINTENDENCIA DO DESENVOLVIMENTO DO NORDESTE (SUDENE), BENEFICIO, DESENVOLVIMENTO REGIONAL, INTEGRAÇÃO, REGIÃO NORTE, REGIÃO NORDESTE, DESENVOLVIMENTO NACIONAL.

O SR. VALDIR RAUPP (PMDB - RO. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadoras. tenho a satisfação de registrar que, no próximo dia 21 de agosto, estarei em Belém participando da criação de uma nova agência de desenvolvimento da nossa Amazônia, a SUDAM.

Também quero anunciar - ao mesmo tempo em que apelo pelo apoiamento dos demais Senadores e Senadoras, especialmente os integrantes da Bancada Amazônica - que já estou gestionando para que o projeto de lei recriando a agência, a ser encaminhado pelo Poder Executivo ao Congresso, no mesmo dia 21, receba tratamento de urgência em ambas as casas legislativas.

Conclamo os representantes do Nordeste, outra região também beneficiada com sua agência, a SUDENE, recriada no final do mês passado, a somarem seus esforços neste sentido. Juntos, unidos, aprovaremos com rapidez ambos os projetos e resgataremos não apenas nossas importantes fontes financiadoras de progresso e desenvolvimento, voltando a gerar milhares de empregos, mas ainda tranqüilizaremos as dezenas de famílias dos servidores que permanecem aflitos à espera dessa solução.

É bom que fique claro: são funcionários corretos, em ambas instituições, que estão no limbo, equiparados àqueles menos escrupulosos que concorreram para consumação dos ilícitos que conduziram a reavaliação da atuação e extinção das duas entidades.

Da mesma forma, Srªs e Srs. Senadores, também vamos resgatar empresas corretas, que aproveitaram estímulos concedidos para seu legítimo crescimento, retornando benefícios para o conjunto da sociedade, e viram-se na mesma vala de empresas fantasmas, constituídas tão-somente para usufruir recursos públicos.

Somente no meu Estado de Rondônia, registramos um rol valioso de empreendimentos bem-sucedidos, exemplos de razões que nos estimularam a lutar pela recriação das agências. Temos pequenas centrais hidrelétricas, frigoríficos, laticínios, indústria de granito, entre tantas outras que, funcionando bem, geram riqueza, empregos e impostos para investimentos em educação, saúde e outras demandas da população.

Então, Srs. Senadores e Srªs Senadoras, será na tarde da próxima quinta-feira, 21/08, no Teatro Maria Sílvia Nunes, na estação das Docas de Belém, com a presença do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Ministro Ciro Gomes, a cuja pasta a nova SUDAM estará vinculada, que assistiremos a esta importante cerimônia.

Milhões de reais já em caixa, talvez cerca de 400 milhões, estão esperando por liberações em projetos de desenvolvimento regional. E serão aplicados com foco na inclusão social, maior participação dos trabalhadores e completa transparência. Temos motivos de sobra para crer que nossa região, depositária das maiores riquezas naturais do Brasil, viverá nova fase, integrando-se cada vez mais ao conjunto do País, resgatando o seu povo da carência em que se encontra.

Era o que tinha a dizer.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/08/2003 - Página 23703