Discurso durante a 98ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Registro dos 54 anos da Escola Estadual Osvaldo Cruz, localizada em Boa Vista, Roraima. (Como Líder)

Autor
Mozarildo Cavalcanti (PPS - CIDADANIA/RR)
Nome completo: Francisco Mozarildo de Melo Cavalcanti
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Registro dos 54 anos da Escola Estadual Osvaldo Cruz, localizada em Boa Vista, Roraima. (Como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 16/08/2003 - Página 23930
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO, ESCOLA PUBLICA, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DE RORAIMA (RR), ENSINO FUNDAMENTAL, ENSINO MEDIO, FORMAÇÃO, ORADOR, AUTORIDADE, LIDERANÇA, CONGRATULAÇÕES, DIRETOR, PROFESSOR, FUNCIONARIOS, ALUNO.

O SR. MOZARILDO CAVALCANTI (PPS - RR. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, hoje quero fazer um registro muito especial para mim e para muitos que hoje estão na política no Estado de Roraima ou no setor liberal: trata-se do 54º aniversário da Escola Estadual Oswaldo Cruz.

A Escola Estadual Oswaldo Cruz, da qual tive a honra de ser aluno no curso fundamental, fiz todo o meu curso fundamental lá, com sede e foro no Município de Boa Vista, Estado de Roraima, situada à Avenida Getúlio Vargas, 525. E, tendo como referência a Praça da Bandeira, teve sua origem no ano de 1948, mas só foi oficialmente inaugurada no dia 12 de agosto de 1949, pelo então Governador do Território do Rio Branco, àquela época, Dr. Miguel Ximenes de Melo, através do Decreto nº 96 da mesma data.

O nome Oswaldo Cruz, como é lógico deduzir, dado a esse estabelecimento de ensino homenageia o estadista de grandes méritos, médico e higienista brasileiro, que prestou relevantes serviços à saúde pública, combatendo com sucesso a peste bubônica, a varíola e a febre amarela.

No decorrer de sua história e de acordo com as legislações em vigor, esse educandário recebeu várias denominações, como Grupo Escolar, Unidade Escolar, Unidade Integrada, Escola de 1º e 2º Graus e atualmente Escola Estadual Oswaldo Cruz, ministrando o Ensino Fundamental, atendendo em média de 1.053 alunos nos turnos matutino e vespertino.

A primeira diretora da Escola Oswaldo Cruz foi a professora Ila Oliveira, depois dela várias professoras ligaram seus nomes ilustres à essa Escola que abrigou várias gerações de roraimenses de hoje.

O ano de 2002 marcou uma nova etapa na história da Escola Estadual Oswaldo Cruz: totalmente reformada, com uma ampliação de dez salas de aula, com um pátio aberto e um amplo refeitório que recebeu 1.140 alunos. E pelo Decreto nº 4.600, de 25 de fevereiro de 2002, passou a ser denominada Escola Estadual Oswaldo Cruz, oferecendo o Ensino Fundamental e Médio.

A atual diretora da Escola Estadual Oswaldo Cruz é a Prof. Wiuselene Rufino de Souza, que exerce suas funções desde 29 de janeiro de 2003, administrando esse educandário com o apoio de 105 funcionários, entre professores, auxiliares de secretaria, inspetores, merendeiras, vigias, auxiliares de biblioteca, agente de saúde entre outros profissionais.

Sr. Presidente, faço este registro realmente, como disse, com um lado sentimental, porque morava na Praça da Bandeira, apenas atravessava a rua para ir para a escola Oswaldo Cruz, assim como vários outros colegas, entre os quais eu quero destacar o ex-Governado Neudo Ribeiro Campos.

Gostaria também de ler aqui uma pequena lista de pessoas que foram alunos da Escola Oswaldo Cruz, começando por mim, que hoje tenho a honra de ser Senador pelo Estado de Roraima; a professora Lenir Veras, atualmente Secretária de Educação; o advogado Alexander Ladislau; o já mencionado Dr. Neudo Ribeiro Campos, engenheiro e ex-Governador do Estado; o ex-Vereador e ex-Prefeito de Boa Vista, Barac da Silva Bento; o ex-Deputado Federal Rubens da Silva Bento; o atual Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Essem Pinheiro Filho; o Sr. Samou Abdala Salomão, um próspero empresário do Estado; o Presidente da Companhia de Água e Esgoto de Roraima, Dr. Edmir Cordeiro de Melo; o arquiteto Sálvio Homero Pereira Botelho; o médico Homero de Souza Cruz Neto; o funcionário Nazir Barbosa Monteiro; o ex-Deputado Federal Robério Araújo; o escritor Dorval Magalhães de Queiroz; Arnóbio Vinícios Lima Bessa, atual Comandante da Polícia Militar do Estado; o professor Vivaldo Barbosa de Araújo Ariomar Gouveia, engenheiro e ex-diretor da Companhia de Água e Esgoto de Roraima; o Dr. Marcos Guerra, médico; a Drª Rosilda Moraes, odontóloga e o Dr. Rosber Neves Almeida, economista, entre tantos outros que seria aqui demasiado mencionar a fim de ressaltar a importância da Escola Estadual Oswaldo Cruz na formação das gerações que hoje estão na direção da política e da administração do Estado, no campo da iniciativa privada ou ainda como profissionais liberais.

Portanto, quero aqui deixar os meus parabéns à Diretora, ao corpo de professores e professoras, aos funcionários técnicos administrativos e, especialmente aos alunos daquela Escola, levando-lhes o meu incentivo ao demonstrar que aquela Escola conseguiu formar pessoas que conseguiram galgar pontos destacados da administração pública e da vida privada melhor agora com os avanços da educação e da tecnologia.

Portanto, parabenizo a Escola Estadual Oswaldo Cruz.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/08/2003 - Página 23930