Discurso durante a 98ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Cumprimentos ao nadador amapaense Jader Sousa pela conquista da medalha de ouro nos Jogos Panamericanos de Santo Domingo, no revezamento 4 x 100. (Como Líder)

Autor
João Capiberibe (PSB - Partido Socialista Brasileiro/AP)
Nome completo: João Alberto Rodrigues Capiberibe
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. ESPORTE.:
  • Cumprimentos ao nadador amapaense Jader Sousa pela conquista da medalha de ouro nos Jogos Panamericanos de Santo Domingo, no revezamento 4 x 100. (Como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 16/08/2003 - Página 23939
Assunto
Outros > HOMENAGEM. ESPORTE.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, MEDALHA, ESPORTE AQUATICO, BRASIL, JOGOS PANAMERICANOS, PARTICIPAÇÃO, ATLETA AMADOR, ESTADO DO AMAPA (AP), ELOGIO, ESFORÇO, RECEBIMENTO, APOIO, ESCOLA PUBLICA.
  • REGISTRO, GESTÃO, ORADOR, EX GOVERNADOR, ESTADO DO AMAPA (AP), INVESTIMENTO, EDUCAÇÃO, ESPORTE, PREVISÃO, MELHORIA, RESULTADO, BRASIL, COMPETIÇÃO ESPORTIVA, AMBITO INTERNACIONAL.

O SR. JOÃO CAPIBERIBE (Bloco/PSB - AP. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, uso a tribuna do Senado, nesta sexta-feira azul, feliz, para compartilhar com todos a alegria de ter uma medalha olímpica ganha pela escola pública deste País. Ontem, tive a felicidade de assistir à vitória, na natação, no revezamento 4x100, da equipe brasileira composta pelo Jaime, Fernando Scherer, Gustavo e também por um jovem do Amapá, chamado Jader Sousa. Esse jovem fez toda a sua vida escolar em escola pública, foi treinado em piscina pública; seu técnico, professor Silvío, é um funcionário público. E ele chegou lá! Ganha a sua primeira medalha olímpica nos Jogos Pan-Americanos. E é só o começo. E, assim como Jader sagrou-se ontem campeão pan-americano, juntamente com seus três companheiros, outros amapaenses certamente vão dar muita alegria ao povo brasileiro.

O Jader é de origem humilde. Eu queria parabenizar sua mãe, Dona Adna Maria, e o seu pai, Paulo Sérgio, que vive em Laranjal do Jari, lugar que é o símbolo da contradição do capitalismo selvagem na Amazônia, pois lá se instalou o Projeto Jari.

Ontem, numa cena que chamou a atenção, os três jovens medalhistas levaram para o pódio a bandeira brasileira, e o Jader levou a bandeira do Amapá, numa demonstração clara da sua gratidão. Ele é resultado do apoio decisivo do Estado, principalmente da escola pública, o que mostra que é possível, sim, termos uma escola pública de qualidade em nosso País.

Vou recomendar ao nosso Ministro da Educação, Cristovam Buarque, que considere o Jader como símbolo do sucesso da escola pública em nosso País. Tenho certeza de que virão outros.

Um dos projetos mais caros, mais importantes do meu período de governo, foi exatamente o da educação. Nós programamos todas as escolas para serem dotadas de quadra poliesportivas e piscinas. Nossa idéia era de que, em dez anos, todas as escolas do Amapá tivessem esses equipamentos necessários para a prática do esporte.

Também entramos em contato com os especialistas de esporte cubanos. Os cubanos estão em segundo lugar nos Jogos Pan-Americanos, um pouco à frente do Brasil, colados nos Estados Unidos. E se trata de um país de dimensões reduzidas, muito pobre, mas cujas políticas públicas na área de saúde e educação mostram a sua eficiência na hora da prática do esporte.

Temos hoje vários projetos de construção de escolas públicas com piscinas e quadras poliesportivas, e espero que o atual Governo conclua essas obras para que possamos continuar formando campeões para o nosso País.

O nome dessas escolas é muito significativo: fábrica de campeões. O nosso desejo era, justamente, juntar estrutura esportiva com eficiência técnica para fazer grandes campeões brasileiros. O Amapá ainda vai trazer muita alegria para todos nós. Felicito o Jáder por seu esforço. Ele vai nadar novamente às 20 horas - disputará os 50 metros -, e nós estaremos torcendo por ele e lhe desejando toda a felicidade do mundo.

Gostaria também de felicitar uma figura ímpar no esporte deste País, que é o presidente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, Dr. Coaracy Nunes, filho do primeiro deputado federal do Amapá e amante do esporte aquático. Seu pai construiu a primeira piscina no Amapá, no final dos anos 40, e agora estamos começando a colher os frutos dessa iniciativa.

Seguindo o exemplo de seu pai e de seu tio, espalhei piscinas e quadras poliesportivas por todas as escolas públicas e é isso o que gostaria de ver em todo o Brasil. Se assim ocorrer, certamente, daqui a alguns anos, estaremos ao lado de Cuba e dos Estados Unidos disputando espaço e demonstrando que as políticas públicas na área de educação e saúde em nosso País estão dando certo.

Obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/08/2003 - Página 23939