Pronunciamento de Mão Santa em 14/08/2003
Fala da Presidência durante a 97ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
HOMENAGEM A CIDADE DE PARNAIBA, DO LITORAL DO PIAUI, QUE COMPLETA 159 ANOS.
- Autor
- Mão Santa (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
- Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Fala da Presidência
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- HOMENAGEM A CIDADE DE PARNAIBA, DO LITORAL DO PIAUI, QUE COMPLETA 159 ANOS.
- Publicação
- Publicação no DSF de 15/08/2003 - Página 23673
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, MUNICIPIO, PARNAIBA (PI), ESTADO DO PIAUI (PI).
O SR. PRESIDENTE (Mão Santa) - Quis Deus que hoje, 14 de agosto do ano de 2003, dia em que a cidade da Parnaíba, do litoral do Piauí, faz mais um aniversário, 159 anos - mais velha do que a capital, que foi planejada -, presidíssemos esta sessão.
Um quadro vale por dez mil palavras. Das 5.638 cidades brasileiras, nenhuma outra tem dois filhos Senadores: o Senador que ora preside esta sessão e o Senador Alberto Silva são parnaibanos.
É parnaibano o maior nome da história da Justiça do Brasil: Evandro Lins e Silva, comparável a Rui Barbosa e que morreu recentemente. No período mais difícil da nossa história política, no regime exceção, na ditadura, foi ele Ministro do Supremo Tribunal Federal, o guardião da Justiça.
João Paulo dos Reis Velloso, o mais competente Ministro do Planejamento da história política do Brasil. Foi ele, à luz do período revolucionário, quem fez o primeiro e o segundo PNDs (Plano Nacional de Desenvolvimento).
O destino me permitiu presidir, com muito orgulho, como filho da cidade de Parnaíba, cidade cristã, que tem como padroeira Nossa Senhora das Graças.
Este Brasil grande deve à cidade de Parnaíba a expulsão dos portugueses na sangrenta Batalha do Genipapo, financiada pelo maior dos brasileiros, Simplício Dias da Silva, filho de um português. Foram expulsos os portugueses que iriam dividir o Brasil em dois.
Daremos continuidade, neste dia nacional da grande cidade, a invicta Parnaíba, à sessão do Senado.