Discurso durante a 103ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Solicitação de apoio governamental para viabilizar a implantação de frente agrícola no Estado de Roraima.

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA AGRICOLA.:
  • Solicitação de apoio governamental para viabilizar a implantação de frente agrícola no Estado de Roraima.
Publicação
Publicação no DSF de 23/08/2003 - Página 24862
Assunto
Outros > POLITICA AGRICOLA.
Indexação
  • COMENTARIO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, O GLOBO, JORNAL DO BRASIL, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), REGISTRO, CRESCIMENTO, PRODUÇÃO, SOJA, BRASIL, AUMENTO, PREÇO, ARROZ, INCENTIVO, IMPORTAÇÃO, PRODUTO.
  • REGISTRO, CAPACIDADE, PRODUÇÃO, ARROZ, SOJA, ESTADO DE RORAIMA (RR), AUSENCIA, AMEAÇA, MEIO AMBIENTE, SOLICITAÇÃO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO (MAPA), MINISTERIO DO DESENVOLVIMENTO AGRARIO, GOVERNADOR, IMPLANTAÇÃO, FRENTE DE TRABALHO, AGRICULTURA, ALIMENTOS, REGIÃO AMAZONICA, BRASIL.

O SR. ROMERO JUCÁ (PMDB - RR. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, lerei duas manchetes de jornal, para depois fazer o comentário que pretendo fazer a respeito do meu Estado, Roraima.

A primeira manchete é do jornal O Globo: “Soja engorda receita para manter dólar estável e balança superavitária. Safra de soja deve crescer 24% no ano.”

Portanto, o Brasil, pela sua competitividade e competência, torna-se um grande exportador de soja a nível internacional.

A segunda matéria, publicada no Jornal do Brasil, diz: “Alta do arroz estimula importações. Produto subiu mais de 14% só em maio.”

Os supermercados começam a importar arroz para fazer face à alta.

Falo nesses dois assuntos para conectá-los ao meu Estado de Roraima, que tem um potencial incomensurável para produzir alimentos na própria região amazônica, sem necessidade de haver nenhum tipo de devastação ou de desmatamento. O Estado de Roraima tem uma condição diferenciada do restante dos Estados da Amazônia. Tem campos naturais, que são os nossos lavrados, similares aos cerrados do Centro-Oeste, e muitas áreas de várzea irrigáveis facilmente, onde hoje se produz um dos melhores tipos de arroz, em padrão de qualidade e produtividade do País.

Essas duas matérias, de certa forma, falam de duas possibilidades de riqueza para o País e para o Estado de Roraima: o plantio de soja, que está sendo iniciado no nosso Estado e que tive o prazer de implantar, quando Governador, e hoje é uma realidade e apresenta produtividade excelente; e o arroz, que pode, inclusive, suprir as entressafras brasileiras. É importante lembrar que o Estado de Roraima está acima do Equador e, na verdade, sob um outro regime de chuvas, o que faz com que, devido à quantidade de água e de sol, o Estado tenha uma safra a mais do que o restante do País.

Portanto, ao fazer este registro, chamo a atenção dos Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e do Desenvolvimento Agrário, além do próprio Governo de Roraima, a fim de que seja feito um esforço para viabilizar a implantação real dessa frente de produção agrícola, que, como eu disse, pode produzir alimentos para a Amazônia e para o Brasil sem devastar nenhum tipo de vegetação ou criar qualquer conflito. Para isso, basta haver projetos de desenvolvimento de financiamento, e que o Governo brasileiro encampe a solução que está sendo proposta por mim e pelos Governos de Roraima e da Guiana, ou seja, a abertura da estrada de Boa Vista a Georgetown, que já está em andamento e sobre a qual falarei posteriormente, e que os mecanismos de desenvolvimento, como a nova Sudam e a Suframa, tenham capacidade e condição política de desburocratizar a liberação de recursos.

Deixo este registro e a confiança de que Roraima possa ser, em curto prazo, um dos grandes produtores de grãos do País, ampliando, inclusive, a condição da soja, como já fazem, hoje, os Estados de Goiás, do Senador Maguito Vilela, que preside a sessão, de Mato Grosso, de Mato Grosso do Sul e do Pará, do Senador Luiz Otávio.

Todos temos feito esforços no sentido de que a agricultura possa, internacionalmente, ocupar o lugar de destaque para o qual se prepara.

Sr. Presidente, peço a transcrição das matérias do Jornal do Brasil, “Alta do arroz estimula importações”, e de O Globo, “Soja engorda receita para manter dólar estável em balança superavitária”.

Muito obrigado.

 

*************************************************************************

DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ROMERO JUCÁ EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210 do Regimento Interno.)

*************************************************************************


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/08/2003 - Página 24862