Discurso durante a 104ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Inauguração, no último sábado, do Frigorífico Frinol, no município de Nova Olinda-TO.

Autor
Eduardo Siqueira Campos (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/TO)
Nome completo: José Eduardo Siqueira Campos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • Inauguração, no último sábado, do Frigorífico Frinol, no município de Nova Olinda-TO.
Publicação
Publicação no DSF de 26/08/2003 - Página 24941
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, INAUGURAÇÃO, INDUSTRIA, FRIGORIFICO, MUNICIPIO, NOVA OLINDA (TO), ESTADO DO TOCANTINS (TO), ELOGIO, CRIAÇÃO, EMPREGO, CRESCIMENTO, PECUARIA, EXPORTAÇÃO, AREA, ERRADICAÇÃO, FEBRE AFTOSA, REGISTRO, PRESENÇA, AUTORIDADE.

O SR. EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS (PSDB - TO. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, cumprimento os telespectadores da TV Senado, carinhosamente o meu povo querido do Estado do Tocantins, os ouvintes da Rádio Senado FM e da Rádio Senado Ondas Curtas.

Sr. Presidente, quero retratar para este plenário a data histórica e memorável da festa que se deu no último sábado, 23 de agosto mais precisamente, na cidade de Nova Olinda, na região econômica da capital do boi gordo no Estado do Tocantins, na capital econômica do nosso Estado, a cidade de Araguaína, pela inauguração do Frinol - Indústria Frigorífica Nova Olinda, no Parque Industrial Sandra Barreto.

Neste País, Sr. Presidente, estamos acostumados a assistir a essas cenas. A simples abertura, por parte do Poder Público, de 100 vagas, seja para o serviço de limpeza urbana ou, lamentavelmente, até para coveiro em cemitério, promove a inscrição de mil, 2 mil, 120 mil pessoas. Talvez, ainda de forma silenciosa, ainda não destacada e descoberta pelo restante do País, continuamos a ver o Tocantins crescer numa taxa três vezes maior que a média nacional e uma infra-estrutura ser construída em um Estado que tem sido, segundo dados da Secretaria do Tesouro Nacional, à parte, diferente, solução para uma melhor ocupação do território nacional.

A inauguração desse frigorífico na cidade de Nova Olinda, na região econômica de Araguaína, foi tão importante e marcante para o povo do nosso Estado que mereceu a presença do Governador Marcelo Miranda; do ex-Governador e sempre Governador Siqueira Campos; do Governador Cássio Cunha Lima, da Paraíba; do Prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena; do Secretário do Planejamento do Estado da Paraíba, nosso querido Ministro Fernando Catão; do Presidente da Assembléia Legislativa do Estado da Paraíba, Rômulo Gouveia; da Prefeita de Araguaína, Valderez Castelo Branco; e de diversos outros Prefeitos da região.

Sr. Presidente, por que é tão importante para o Tocantins a inauguração de um frigorífico? Em primeiro lugar, porque significa a criação direta de 250 empregos. Na primeira fase, o frigorífico abaterá 400 cabeças por dia. Até o final do ano, há perspectiva de abate de 800 cabeças/dia e de exportação da nobre e bem produzida carne tocantinense para os mercados externos.

É preciso destacar que a escolha do Estado de Tocantins, da região de Araguaína e da cidade de Nova Olinda, certamente, não é por acaso. Certamente, é porque lutamos e conseguimos o certificado de área livre da questão da aftosa, recebido na cidade de Paris. Fomos inspecionados por equipes de vigilância de todos esses países importadores que estão, definitivamente, aceitando Tocantins como um produtor de qualidade para a carne bovina, entre outros.

Essa alegria de ver o Governador Marcelo Miranda dando continuidade a esse processo de desenvolvimento do Estado de Tocantins, nobre Senador José Jorge, quero dividi-la, apesar de ser uma breve comunicação e não serem permitidos apartes. Comemoro com o Senado da República, Casa que representa os Estados. Congratulo-me com o proprietário Francisco de Paula Barreto, que, com seu parceiro, Joaquim Sabino Marlon, prestou uma homenagem à mãe de Francisco, Dona Sandra Barreto Camelo, e à memória de seu pai, Inaldo Camelo Vieira, deixando o empresário muito emocionado, na presença de toda a sua família, de dois Governadores de Estado, de Deputados Federais, dos três Senadores por Tocantins e dos Prefeitos de Nova Olinda e Araguaína, para comemorar, com nosso povo e esses dois Estados irmãos, a instalação dessa unidade industrial que vai gerar 1.200 empregos indiretos. É o Tocantins, Sr. Presidente, que está aguardando a continuidade das obras da Ferrovia Norte-Sul, que está aguardando ainda a Hidrovia Araguaia-Tocantins, que virá fruto da conclusão da eclusa na Usina do Lageado, para que possa se libertar, Sr. Presidente, de uma realidade. Somos grandes produtores, mas somos exportadores até hoje do boi vivo, do boi em pé, que segue para ser abatido no Nordeste, em Belém, em outras capitais.

A partir do momento em que instalamos esse frigorífico em nosso Estado, passamos, portanto, a ter os valores agregados em nossa região, os subprodutos gerados pelo frigorífico, junto com toda uma cadeia produtiva instalada em nosso Estado, fugindo dessa condição de ser um Estado exportador de matéria-prima bruta sem podermos gerar empregos em nosso Estado.

A matéria foi registrada pela Folha Popular em uma bela foto, onde vemos, irmanados, os Governadores Cássio Cunha Lima, Marcelo Miranda e o ex-Governador Siqueira Campos, e a nossa Bancada, com os três Senadores. Lá estávamos em mais um dia de desenvolvimento pleno, uma realidade constante no Estado do Tocantins.

Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/08/2003 - Página 24941