Discurso durante a 104ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Voto de pesar pelo falecimento de técnicos na base de Alcântara, em virtude da explosão do Veículo Lançador de Satélites - 1 (VLS-1), no último dia 22.

Autor
Roberto Saturnino (PT - Partido dos Trabalhadores/RJ)
Nome completo: Roberto Saturnino Braga
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. POLITICA CIENTIFICA E TECNOLOGICA.:
  • Voto de pesar pelo falecimento de técnicos na base de Alcântara, em virtude da explosão do Veículo Lançador de Satélites - 1 (VLS-1), no último dia 22.
Publicação
Publicação no DSF de 26/08/2003 - Página 24955
Assunto
Outros > HOMENAGEM. POLITICA CIENTIFICA E TECNOLOGICA.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, TECNICO, CIENTISTA, MORTE, ACIDENTE DO TRABALHO, EXPLOSÃO, LANÇAMENTO AEROESPACIAL, SATELITE, CENTRO DE LANÇAMENTO DE ALCANTARA (CLA), BASE AEREA, MUNICIPIO, ALCANTARA (MA), ESTADO DO MARANHÃO (MA), EXPECTATIVA, CONTINUAÇÃO, PROGRAMA NACIONAL, ATIVIDADE ESPACIAL.

O SR. ROBERTO SATURNINO (Bloco/PT - RJ. Para encaminhar a votação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srª.s e Srs. Senadores, o Senador José Sarney, nosso Presidente, falou por todos. O que S. Ex.ª expressou com suas palavras vai no coração e na alma de todos nós, Parlamentares, e de todos os brasileiros. O Brasil está de luto. O acontecimento de Alcântara atingiu profundamente o sentimento do povo brasileiro, não somente pela frustração desse grande objetivo, que é de todos, mas, muito especialmente, pela tragédia que envolveu concidadãos nossos tão dedicados e que deram as suas vidas por um projeto que a nação brasileira deseja ver concretizado.

Eu gostaria, simplesmente, Sr. Presidente, de pedir a V. Ex.ª que também incluísse o meu nome como propositor desse requerimento, juntamente com o dos demais Senadores que o assinaram. Também gostaria de expressar o meu sentimento. A melhor forma de homenagearmos os brasileiros, os cientistas e os grandes concidadãos que pereceram nesta tragédia pela qual o Brasil está de luto é exatamente esforçarmo-nos, todos nós, por dar continuidade - e agora com mais resolução, com mais ênfase, com mais decisão - ao projeto espacial que o Brasil vinha desenvolvendo e que, infelizmente, passou por um período de certo arrefecimento relativo. É preciso, agora, retomar com vigor o ideal desses brasileiros que pagaram com a sua vida, ideal que corresponde ao desejo de toda a Nação como aspirante a uma situação de conhecimento, de domínio da ciência e de tecnologia que a coloque junto com demais nações que prosperaram, neste particular, no mundo.

De forma, Sr. Presidente, que expresso aqui o sentimento do Estado do Rio de Janeiro, de luto, como de resto de todo o Brasil, por esse acontecimento tão deplorável.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/08/2003 - Página 24955