Discurso durante a 107ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Iniciativa da apresentação de proposição junto à Comissão de Infra-Estrutura do Senado, para que seja criada uma subcomissão que examine as causas do acidente ocorrido na base espacial de Alcântara.

Autor
Delcídio do Amaral (PT - Partido dos Trabalhadores/MS)
Nome completo: Delcídio do Amaral Gomez
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Iniciativa da apresentação de proposição junto à Comissão de Infra-Estrutura do Senado, para que seja criada uma subcomissão que examine as causas do acidente ocorrido na base espacial de Alcântara.
Publicação
Publicação no DSF de 29/08/2003 - Página 25327
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • REGISTRO, REMESSA, COMISSÃO, INFRAESTRUTURA, SENADO, PROPOSTA, CRIAÇÃO, SUBCOMISSÃO, INVESTIGAÇÃO, EXPLOSÃO, LANÇAMENTO AEROESPACIAL, SATELITE, BASE MILITAR, ESTADO DO MARANHÃO (MA).

O SR. DELCÍDIO AMARAL (Bloco/PT - MS. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores,: comunico a este Plenário que estou submetendo hoje à Comissão de Infra-Estrutura proposição no sentido de que seja criada uma subcomissão para examinar as causas do terrível acidente ocorrido na base espacial de Alcântara.

Os prejuízos que a economia brasileira sofrerá pelo lamentável acidente mais do que justifica esta iniciativa, pois os países que não participarem do processo de conquista do espaço sofrerão um atraso tecnológico que não será superado jamais.

O prejuízo provocado por este acidente é incalculável. Além dos danos materiais decorrentes da explosão, as perdas humanas, relacionadas à morte de técnicos altamente especializadas, é algo quase que irrecuperável.

Por essa razão, entendo que o Senado Federal não pode ficar à margem deste incidente e simplesmente lamentá-lo. Temos a missão fundamental de defesa do patrimônio nacional, e atualmente, afora a grandeza de um povo, a tecnologia é o principal fator para diferenciar os países ricos dos países pobres.

Proponho a criação de uma subcomissão no âmbito da Comissão de Serviços de Infra-Estrutura, por se tratar de matéria pertinente aos assuntos tratados nesta Comissão Permanente do Senado Federal. A Subcomissão deverá examinar as causas do acidente e acompanhar o programa espacial brasileiro como um todo, inclusive propondo instrumentos para o seu fortalecimento.

Era o que tinha a dizer.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/08/2003 - Página 25327