Discurso durante a 109ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Solicita celeridade na votação da lei do desarmamento pela Câmara dos Deputados. (como Líder)

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SEGURANÇA PUBLICA. POLITICA INDIGENISTA.:
  • Solicita celeridade na votação da lei do desarmamento pela Câmara dos Deputados. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 02/09/2003 - Página 25605
Assunto
Outros > SEGURANÇA PUBLICA. POLITICA INDIGENISTA.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, CAMARA DOS DEPUTADOS, AGILIZAÇÃO, INICIO, VOTAÇÃO, LEGISLAÇÃO, DESARMAMENTO, ANTERIORIDADE, TRAMITAÇÃO, SENADO, OBJETIVO, PROVIDENCIA, REGULAMENTAÇÃO, PORTE DE ARMA, COMBATE, VIOLENCIA, REFERENCIA, ESTUDO, ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU), RISCOS, ARMA DE FOGO, SEGURANÇA PUBLICA.
  • ESCLARECIMENTOS, PUBLICAÇÃO, IMPRENSA, GRAVIDADE, HOMICIDIO, INDIO, BRASIL, EXPECTATIVA, PROVIDENCIA, GOVERNO FEDERAL, MINISTERIO DA JUSTIÇA (MJ), FUNDAÇÃO NACIONAL DO INDIO (FUNAI), PROTEÇÃO, COMUNIDADE INDIGENA, VIOLENCIA, CONFLITO, TERRAS.
  • REGISTRO, VISITA OFICIAL, REPRESENTANTE, FUNDAÇÃO, PAIS ESTRANGEIRO, CHILE, OBJETIVO, REALIZAÇÃO, TRABALHO, DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL, RECUPERAÇÃO, SISTEMA, RECURSOS HIDRICOS, REGIÃO AMAZONICA.

O SR. ROMERO JUCÁ (PMDB - RR. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, pedi a palavra pela Liderança do PMDB. Aproveito a presença do nosso Líder, Senador Renan Calheiros, para falar de um assunto que foi objeto exatamente de posicionamento deste Plenário do Senado e de toda a Casa durante o período da convocação extraordinária. Refiro-me ao desarmamento; refiro-me a lei que prevê a diminuição das armas no Brasil - proposta do Senador Renan Calheiros que foi acatada por esta Casa e encontra-se na Câmara dos Deputados aguardando a priorização da votação que até agora não ocorreu.

E por que falo nesse tema, Sr. Presidente? Porque esta semana, os jornais publicaram um fato extremamente grave e que precisa ser acompanhado de perto pelo Governo do Presidente Lula. Em 2002, os assassinatos de índios já são duas vezes maiores do que todo o ano de 2001. Esse é um dado alarmante. Cerca de 18 índios foram assassinados até o mês de julho. E uma providência precisa ser tomada.

A Funai terá novo presidente. Espero que esse novo presidente possa atuar de forma firme, em conjunto com o Ministério da Justiça, não só dando proteção às comunidades indígenas, mas, principalmente, no sentido de resolver o problema de demarcação de áreas indígenas, porque é o conflito da terra que gera o tipo de violência que atinge os nossos índios.

Então, registro o nosso alerta e também o da ONU, publicado nesta semana, sobre o perigo das armas de pequeno porte. Hoje, a ONU combate a guerra biológica e a guerra nuclear, mas, também, por dados estatísticos, atesta que é a arma de pequeno porte que faz o genocídio, como esse dos índios brasileiros nos conflitos pela terra.

Registro o meu pedido e a minha cobrança à Câmara dos Deputados, para que ela possa votar rapidamente a proposta que regulamenta o desarmamento no Brasil, a fim de que possamos discutir providências para melhorar a segurança do nosso País.

Sr. Presidente, encerro minhas palavras fazendo um registro com muita satisfação. Encontram-se no plenário do Senado dois representantes da Fundação Ayacara, do Chile, os Srs. Miguel Sándor e Pablo Sándor, que estão atuando no Brasil, em conjunto com a ONU, para realizarmos em Roraima um trabalho que será modelo para o País. Trata-se de trabalho ambiental, de recuperação do sistema de águas, de desenvolvimento auto-sustentado, que mostrará como a Amazônia pode sobreviver, criando dignidade, respeito e condição de vida melhor para o seu povo.

Portanto, quero saudar os visitantes do país amigo, Chile, e dizer que esse intercâmbio, tenho certeza, gerará frutos não só em Roraima. Nós construiremos em Roraima um modelo que será usado em toda a Amazônia e no Brasil.

Muito obrigado.

 

*************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ROMERO JUCÁ EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210 do Regimento Interno.)

*************************************************************************


Este texto não substitui o publicado no DSF de 02/09/2003 - Página 25605