Discurso durante a 110ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da realização da vigésima sexta edição da Expointer, na cidade de Esteio-RS. Expectativas dos agricultores gaúchos na decisão do governo referente aos transgênicos. (como Líder)

Autor
Sérgio Zambiasi (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/RS)
Nome completo: Sérgio Pedro Zambiasi
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
PECUARIA. POLITICA AGRICOLA.:
  • Registro da realização da vigésima sexta edição da Expointer, na cidade de Esteio-RS. Expectativas dos agricultores gaúchos na decisão do governo referente aos transgênicos. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 03/09/2003 - Página 25803
Assunto
Outros > PECUARIA. POLITICA AGRICOLA.
Indexação
  • REGISTRO, IMPORTANCIA, REALIZAÇÃO, EXPOSIÇÃO AGROPECUARIA, MUNICIPIO, ESTEIO (RS), ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), PARTICIPAÇÃO, ROBERTO RODRIGUES, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO (MAPA), GERMANO RIGOTTO, GOVERNADOR, SOLENIDADE, ABERTURA.
  • EXPECTATIVA, PRODUTOR RURAL, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), EDIÇÃO, MEDIDA PROVISORIA (MPV), GOVERNO FEDERAL, LIBERAÇÃO, PLANTIO, SEMENTE, PRODUTO TRANSGENICO, NECESSIDADE, REGULAMENTAÇÃO, BIOTECNOLOGIA, ANUNCIO, DEBATE, ASSUNTO, REUNIÃO, COMISSÃO, MERCADO COMUM DO SUL (MERCOSUL), CONGRESSO NACIONAL, ASSEMBLEIA LEGISLATIVA.

            O SR. SÉRGIO ZAMBIASI (Bloco/PTB - RS. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o Rio Grande do Sul promove nesta semana a 26ª edição da Expointer. É a maior mostra agropecuária do sul e uma das mais importantes exposições do mundo.

            Lá na cidade de Esteio, na região metropolitana de Porto Alegre, está o palco por onde desfilam nossas conquistas e o que de melhor produzimos no setor primário, que responde hoje por mais de 40% do PIB gaúcho.

            Desde a abertura da Expointer, sábado, pelo Ministro da Agricultura Roberto Rodrigues e pelo Governador Germano Rigotto, há um clima de otimismo na pecuária, onde as expectativas são positivas.

            Diariamente, desfilam animais selecionados dos melhores plantéis gaúchos e de outros Estados, num total de 6.216 exemplares inscritos.

            Para que V. Exªs tenham idéia do que essa feira representa em números, a edição do ano passado recebeu seiscentos mil visitantes, com um movimento de vendas de três milhões e cem mil reais.

            Para este ano, os números são ainda mais promissores e há boas razões para isso: os pecuaristas contam com mais recursos dos bancos e estão livres do fantasma da febre aftosa, que nos últimos três anos ameaçou a exposição.

            Agora, a saída de animais do Rio Grande do Sul está livre da exigência de quarentena, e os criadores de fora estão comparecendo à feira, atraídos pela alta genética do rebanho gaúcho.

Mas em relação à agricultura, infelizmente o clima não é o mesmo. Apesar da produção recorde de grãos, a indefinição sobre a questão dos transgênicos preocupa os produtores rurais.

O Governador Rigotto e o Presidente da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul - Farsul, Carlos Speroto, estão fazendo um apelo para que o Governo Federal adote uma solução emergencial para a próxima safra, liberando as sementes de soja transgênica para o plantio no Estado.

E é preciso uma solução rápida para tranqüilizar o agricultor. Os produtores gaúchos aguardam com ansiedade a visita do Presidente Lula nesta sexta-feira, quando, quem sabe, poderá levar na bagagem uma decisão para os transgênicos.

E sobre essa questão é interessante atentar para a declaração do Presidnete da Cotrel de Erechim, a maior cooperativa agrícola gaúcha, Sr. Luiz Antônio Piazzon. Ele afirmou, aqui em Brasília, que a entidade não interfere na escolha dos produtores nesse assunto. A decisão é pessoal, mas até agora nenhum dos produtores se interessou em comprar semente de soja convencional. O estoque da Cotrel dessa semente está sendo vendido no Paraná.

Há uma torcida, uma expectativa pela edição de uma medida provisória liberando o plantio, nem que seja mediante a rotulagem, o que, seguramente, aliviaria momentanemente as tensões. Enquanto isso, o Governo poderia, com tranqüilidade, elaborar e definir em projeto de lei a regulamentação da Biotecnologia e da Transgenia.

Em algumas regiões do Estado, temos informações de que sementes modificadas já estão sendo plantadas há mais de seis anos, sem prejuízo algum às outras lavouras. Pelo contrário, com a redução do uso de venenos, o meio ambiente tem-se recuperado, inclusive com o retorno de aves nos plantios e matas e cardumes de peixes nos rios próximos.

Seguramente, este assunto também deverá ter grande destaque na reunião da Comissão Mista do Mercosul, do Congresso Nacional, com a Comissão do Mercosul da Assembléia gaúcha, nesta quinta-feira, na cidade de Esteio.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/09/2003 - Página 25803