Discurso durante a 110ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Agradecimento ao Complexo Hospitalar Santa Casa de Misericórdia, em Porto Alegre, pela atenção dispensada a sua mãe, Dona Itália Ventura da Silva Paim. Registra o artigo da jornalista Sueli Carneiro, publicado no jornal Correio Brasiliense na sua edição de 29 de agosto de 2003, sob título "Cuidado, responsabilidade e solidariedade".

Autor
Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
Nome completo: Paulo Renato Paim
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. DISCRIMINAÇÃO RACIAL.:
  • Agradecimento ao Complexo Hospitalar Santa Casa de Misericórdia, em Porto Alegre, pela atenção dispensada a sua mãe, Dona Itália Ventura da Silva Paim. Registra o artigo da jornalista Sueli Carneiro, publicado no jornal Correio Brasiliense na sua edição de 29 de agosto de 2003, sob título "Cuidado, responsabilidade e solidariedade".
Publicação
Publicação no DSF de 03/09/2003 - Página 25822
Assunto
Outros > HOMENAGEM. DISCRIMINAÇÃO RACIAL.
Indexação
  • COMENTARIO, MORTE, MÃE, ORADOR, MOTIVO, DOENÇA, AGRADECIMENTO, ATENDIMENTO, SOLIDARIEDADE, MEDICO, ENFERMEIRO, HOSPITAL, MUNICIPIO, PORTO ALEGRE (RS), ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS).
  • COMENTARIO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, CORREIO BRAZILIENSE, DISTRITO FEDERAL (DF), AUTORIA, SUELI CARNEIRO, DIRETOR, ORGANIZAÇÃO NÃO-GOVERNAMENTAL (ONG), OCORRENCIA, MANIFESTAÇÃO, DISCRIMINAÇÃO RACIAL, UNIVERSIDADE ESTADUAL, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), VITIMA, ESTUDANTE, NEGRO.

O SR. PAULO PAIM (Bloco/PT - RS. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadoras, ao ocupar esta tribuna para cumprir o doloroso dever de comunicar aos nobres pares o falecimento de minha mãe, dona Itália Ventura da Silva Paim, ocorrido na última sexta-feira, gostaria de manifestar os agradecimentos da nossa família à equipe médica liderada pelo Dr. Everton Curi Paulo Quadros, do Hospital Santa Rita, em Porto Alegre.

Com profissionalismo e dedicação, essa equipe tratou de minha mãe, que sofria de câncer na garganta, prestando-lhe assistência durante toda sua enfermidade e acompanhando carinhosamente seus últimos momentos de vida.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, quero também estender esse agradecimento a todos os médicos e enfermeiras do Brasil que são incansáveis na luta contra as doenças para salvar vidas.

Fui informado do seu falecimento quando, na condição de presidente desta Casa, eu acabava de receber uma comitiva da Liga Parlamentar Japonesa, que esteve em Brasília em missão oficial para verificar a possibilidade de se utilizar, naquele país, o modelo brasileiro de mistura de álcool à gasolina, com importação do etanol do Brasil.

Imediatamente cancelei a agenda do resto da sexta-feira e o mais rapidamente possível embarquei para Porto Alegre, a tempo apenas de participar do seu velório e do seu sepultamento, sábado, no Cemitério Parque Jardim São Vicente, em Canoas. E quando cheguei ao velório eis já havia uma coroa de flores do Presidente desta Casa, Senador José Sarney e da sua esposa, Marli, a quem quero agradecer carinhosamente pelo gesto tão confortante como esse num momento de muita dor.

Minha mãe era natural de Bom Jesus. Há 30 anos era viúva do meu pai, o metalúrgico Ignácio Alves Paim, moraram em Caxias do Sul, onde nascemos eu e meus nove irmãos.

Em tempos de muita dificuldade para a família, ela criou todos os filhos com muito carinho. Apesar das dificuldades, conseguiu formar três filhos: um advogado, um contador e um médico.

Participou ativamente da nossa formação política. Desde os tempos de política estudantil, ela acompanhou e estimulou toda a nossa caminhada.

Nas vitórias que tivemos no movimento sindical, nas quatro eleições para a Câmara dos Deputados até chegar ao Senado da República o primeiro voto partia dela. Com ela dividia essas vitórias.

Na nossa saudade, dos seus 25 netos e 12 bisnetos, fica a certeza de termos convivido com uma mãe maravilhosa, pois lutou para oferecer uma vida melhor para seus filhos.

Desejo, ainda, Sr. Presidente, tratar de um segundo assunto.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/09/2003 - Página 25822