Discurso durante a 112ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Protesto contra a falta de repasse de recursos destinados aos hospitais do Estado de Santa Catarina.

Autor
Leonel Pavan (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/SC)
Nome completo: Leonel Arcangelo Pavan
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SAUDE.:
  • Protesto contra a falta de repasse de recursos destinados aos hospitais do Estado de Santa Catarina.
Publicação
Publicação no DSF de 04/09/2003 - Página 26099
Assunto
Outros > SAUDE.
Indexação
  • GRAVIDADE, SITUAÇÃO, SAUDE PUBLICA, OMISSÃO, MINISTERIO DA SAUDE (MS), POSSIBILIDADE, FECHAMENTO, HOSPITAL, MUNICIPIO, CRICIUMA (SC), ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), FALTA, PAGAMENTO, AUTORIZAÇÃO DE INTERNAÇÃO HOSPITALAR (AIH), ATRASO, SALARIO, MEDICO, FUNCIONARIOS, ANUNCIO, PARALISAÇÃO, REALIZAÇÃO, CIRURGIA, SISTEMA UNICO DE SAUDE (SUS), EXPECTATIVA, PROVIDENCIA, GOVERNO FEDERAL.

O SR. LEONEL PAVAN (PSDB - SC. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, venho novamente a esta tribuna alertar o Governo Federal sobre o colapso da saúde em Santa Catarina.

O Hospital Regional de Criciúma, responsável por toda a região carbonífera, está prestes a fechar as portas pelo descaso do Governo Federal, mais especificamente do Ministério da Saúde, órgão esse desorientado.

O hospital não recebe o pagamento de mais de 2 mil autorizações de internação hospitalar que somam mais de R$2 milhões de reais, e dezenas de procedimentos cardíacos, que representam mais de R$780 mil reais.

Os médicos e os funcionários do hospital estão com os pagamentos em atraso e já avisaram o Ministério que não irão mais realizar qualquer tipo de cirurgia eletiva pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, será que temos um contingenciamento no SUS? Será que o FMI e o Banco Mundial consideram os gastos com a Saúde e com o SUS despesas e isso prejudica o superávit?

Srs. Senadores, o Hospital Regional de Criciúma atende milhares de pessoas e, por descaso do Ministério da Saúde, pode até fechar. Estou pedindo aos membros do Governo que intercedam em favor do Hospital, pois saúde não é questão política, e sim questão social e necessária.

            O povo da região carbonífera não merece esse descaso na saúde pública hospitalar.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/09/2003 - Página 26099