Discurso durante a 113ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Interpelação ao Senhor Vice-Presidente da República, Doutor José Alencar, acerca da transposição das águas do Rio São Francisco.

Autor
José Agripino (PFL - Partido da Frente Liberal/RN)
Nome completo: José Agripino Maia
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • Interpelação ao Senhor Vice-Presidente da República, Doutor José Alencar, acerca da transposição das águas do Rio São Francisco.
Publicação
Publicação no DSF de 05/09/2003 - Página 26136
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • QUESTIONAMENTO, VICE-PRESIDENTE DA REPUBLICA, PRIORIDADE, PROGRAMA, RIO SÃO FRANCISCO.

O SR. JOSÉ AGRIPINO (PFL - RN) - Sr. Vice-Presidente da República, Dr. José Alencar, depois de tudo que aqui foi dito pelos Senadores, por aqueles que perguntaram, e por V. Exª, que respondeu aos debatedores, não há muita consideração técnica a fazer. Quem se propõe a fazer um programa de transposição de águas se preocupa, é claro, com a revitalização do rio, que é a primeira etapa, com a transposição das águas - aí incluída a transposição do Tocantins -, com a distribuição da água, com o parcelamento do solo, com o módulo rural a ser irrigado, com a capacidade de produção e com a comercialização do que venha a ser produzido, para dar conseqüência prática e econômica ao investimento.

Queria fazer aqui uma consideração rápida, dentro dos cinco minutos que me são concedidos. Vice-Presidente José Alencar, V. Exª sabe que esse projeto vem atravessando governos, vem desafiando governos: um imaginou o projeto; outro fez a licitação; outro contratou o projeto; outro o recebeu; agora este Governo se propõe a realizar as obras.

Algumas etapas importantes foram vencidas. A mais importante, a execução, está posta sob a responsabilidade de V. Exª. Não quero fazer nenhuma pergunta de ordem técnica, porque entendo que V. Exª, como dizem no meu Estado, é um homem tinhoso. Sabe o que é tinhoso? É ferrinho de dentista, que bate no lugar certo para doer e para resolver o problema.

Conheço V. Exª, que levou a Coteminas para o meu Estado. É um empresário vitorioso. Inventou de ser Presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais e acabou sendo. Inventou de ser Senador e terminou sendo. Inventou de ser Vice-Presidente e terminou sendo. Agora, entregaram a V. Exª a tarefa de viabilizar a transposição do rio São Francisco. Pois quero ver se V. Exª é o tinhoso. V. Exª, que já marcou tantos gols na vida, a terminar pelo último, o da taxa de juros, foi o primeiro com coragem. V. Exª é o Vice-Presidente da República, e quando se pronuncia as estruturas de poder tremem. V. Exª não foi nomeado, foi eleito, e fala com autoridade para contestar. E de tanto falar, a taxa de juros começou a cair. Depois de V. Exª todos falaram - eu já falei, naquela tribuna e aqui, inúmeras vezes. Mas o fato é que a taxa de juros começou a cair e tem que cair mais.

O tinhoso, o ferrinho de dentista, José Alencar, Vice-Presidente da República, um homem que tem meu apreço pessoal, está agora encarregado da tarefa de executar a transposição do rio São Francisco.

Eu queria, dessa reunião em que gastamos tanto tempo, o tempo de V. Exª e todo o nosso tempo, ter a convicção de que esse projeto vai sair; e terei essa convicção na hora em que V. Exª me der uma resposta. Em tudo que V. Exª se envolveu deu certo. Isso é um gáudio para sua vida. Mas me diga agora, Vice-Presidente José Alencar, nas tarefas que V. Exª tem como Vice-Presidente, qual a prioridade que dá à realização da obra da transposição do rio São Francisco? Se for a um ou a dois, sairei daqui tranqüilo. Se não for, saio daqui triste.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/09/2003 - Página 26136