Discurso durante a 113ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Interpelação ao Senhor Vice-Presidente da República, Doutor José Alencar, acerca da transposição das águas do Rio São Francisco.

Autor
Leomar Quintanilha (PFL - Partido da Frente Liberal/TO)
Nome completo: Leomar de Melo Quintanilha
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • Interpelação ao Senhor Vice-Presidente da República, Doutor José Alencar, acerca da transposição das águas do Rio São Francisco.
Publicação
Publicação no DSF de 05/09/2003 - Página 26145
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • APOIO, PROGRAMA, RIO SÃO FRANCISCO, EXPECTATIVA, CONTRIBUIÇÃO, ESTADO DO TOCANTINS (TO), INTEGRAÇÃO, BACIA HIDROGRAFICA, TRANSPOSIÇÃO, AGUA, RIO TOCANTINS.

O SR. LEOMAR QUINTANILHA (PFL - TO) - Sr. Presidente, Senador José Sarney, Sr. Vice-Presidente da República, José Alencar, Ministro Ciro Gomes, Srªs e Srs. Senadores, naturalmente pela complexidade e pela envergadura do projeto, apesar de tudo que já foi dito aqui com a maior propriedade, ainda não é possível esgotar o assunto. As questões de natureza social, econômica e, sobretudo, política, Sr. Vice-Presidente, são muito amplas num projeto dessa natureza.

A integração de bacias não é novidade no mundo, principalmente no mundo civilizado. Vemos de muito bom grado essa coragem cívica e política do Governo de enfrentar esse enorme desafio que já vem sendo discutido há muito, envolvendo a transposição do rio São Francisco e, posteriormente, a integração das bacias com a doação do Estado do Tocantins. Evidentemente, o rio São Francisco é uma dádiva da natureza, sobretudo para o Nordeste, mas está com seu uso humano esgotado para irrigação e geração de energia elétrica.

Neste momento, Sr. Presidente, falo com muita alegria em nome do meu Estado, do povo do Tocantins, que, aquinhoado pela natureza, pode efetivamente dar uma contribuição muito grande nesse processo de integração de bacias ao projeto que propõe melhorar a qualidade de vida da valorosa gente nordestina.

O Tocantins pode, primeiramente, contribuir com o suprimento de energia elétrica que já está saturado no rio São Francisco; quem sabe diminuindo a produção de energia elétrica do rio São Francisco, o uso da água, quer para projetos de irrigação, quer para a produção de bens e alimentos, quer para o consumo humano, pode ser ampliado? E, depois, com a transposição de um percentual de água dos nossos mananciais, o cogitado rio do Sono.

Sei que este projeto poderá ser ampliado e, talvez, não só a região do São Francisco, mas - como mencionou o eminente Senador do Piauí - outras regiões do Nordeste poderão participar do enriquecimento do volume de águas.

Com muita satisfação, em meu nome, em nome dos meus companheiros que representam o Tocantins nesta Casa - Senadores João Ribeiro e Eduardo Siqueira Campos - e também em nome da nossa gente devo dizer que nos sentimos exultantes com a hipótese de poder dar essa contribuição inestimável à valorosa gente do Nordeste.

Cumprimento V. Exª pela coragem e convicção demonstradas ao capitanear este projeto extraordinário para o Brasil.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/09/2003 - Página 26145