Discurso durante a 113ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Interpelação ao Senhor Vice-Presidente da República, Doutor José Alencar, acerca da transposição das águas do Rio São Francisco.

Autor
Aelton Freitas (PL - Partido Liberal/MG)
Nome completo: Aelton José de Freitas
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • Interpelação ao Senhor Vice-Presidente da República, Doutor José Alencar, acerca da transposição das águas do Rio São Francisco.
Publicação
Publicação no DSF de 05/09/2003 - Página 26146
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, VICE-PRESIDENTE DA REPUBLICA, REITERAÇÃO, COMPROMISSO, ORADOR, EXERCICIO, SUPLENCIA, SENADOR.
  • APOIO, PROGRAMA, RIO SÃO FRANCISCO, VIABILIDADE, PROTEÇÃO, MEIO AMBIENTE, PROMOÇÃO, DESENVOLVIMENTO, REGIÃO NORDESTE, ESTADO DE MINAS GERAIS (MG).

O SR. AELTON FREITAS (Bloco/PL - MG) - Sr. Presidente, José Sarney, Sr. Vice-Presidente da República, sempre Senador José Alencar, Exmo Sr. Ministro Ciro Gomes, Srªs e Srs. Senadores, tenho o privilégio de chamar o ilustre Vice-Presidente de amigo. Quero, em primeiro lugar, confessar que é uma enorme responsabilidade substituir nesta Casa um político, um homem público da envergadura do eminente Vice-Presidente. A passagem de S. Exª por esta Casa, do Sr. Vice-Presidente José Alencar, foi marcante e está registrada com louvor nos Anais do Senado Federal. Não é uma missão fácil, mas tenha a certeza, que não tem faltado esforços de minha parte para dignificar e sempre o seu nome.

A respeito do debate de hoje, avalio que o Presidente Lula acertou em cheio ao delegar a V. Exª o comando desse projeto de transposição das águas do rio São Francisco.

Lembro-me de que a sua postura nesta Casa foi fundamental na aprovação da PEC nº 27, de 2001, que institui o Fundo para Revitalização e Desenvolvimento Sustentável da Bacia do São Francisco, que hoje tramita na Câmara dos Deputados e temos a certeza de que será aprovada e muito útil para o povo do Nordeste.

Não resta dúvida de que o primeiro passo para viabilizar a transposição de maneira adequada, é promover uma real recuperação do rio, recompondo matas ciliares e vegetações rasteiras, além de obras de captação em bacias limítrofes.

A transposição das águas não é apenas uma discussão federativa, mas uma necessidade social brasileira. Não me passa pela cabeça, Sr. Vice-Presidente José Alencar, que os Governos com tantas figuras competentes em seus quadros não consigam planejar e executar uma obra de grande vulto, em total conformidade técnica com a preservação do meio ambiente.

A discussão é ampla, complexa e preocupa a todos nós, mas acredito que temos totais condições de chegar a um consenso em torno de uma solução viável para Minas, Bahia, Sergipe, Alagoas, Paraíba, Ceará, enfim, todos os Estados envolvidos.

O ilustre companheiro pode contar comigo no que precisar para que esse projeto saia do papel, trazendo benefícios sociais que uma parte expressiva da nossa população necessita.

Conheço muito seu trabalho, principalmente como presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). S. Exª quis criar o primeiro Clube de Assistência ao Trabalhador (CAT) de Minas e em apenas dois anos deixou 40 grandes unidades naquele Estado.

Vi aqui a reivindicação do Senador Alberto Silva e, pelo que conheço de S. Exª, pela atenção que deu à matéria, tenho certeza de que trabalhará incessantemente também para que esse projeto se torne realidade.

Portanto, Sr. Vice-Presidente, desejo-lhe muito sucesso nesta empreitada de grande importância para o País, levada a efeito por V. Ex.ª, pelo Ministro Ciro Gomes e por todos os Ministros envolvidos.

Contem sempre comigo.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/09/2003 - Página 26146