Discurso durante a 116ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Êxito da Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. - Embraer.

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. POLITICA CIENTIFICA E TECNOLOGICA.:
  • Êxito da Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. - Embraer.
Publicação
Publicação no DSF de 10/09/2003 - Página 26608
Assunto
Outros > HOMENAGEM. POLITICA CIENTIFICA E TECNOLOGICA.
Indexação
  • ELOGIO, ATUAÇÃO, EMPRESA BRASILEIRA DE AERONAUTICA (EMBRAER), APRESENTAÇÃO, DADOS, FUNDAÇÃO, PRIVATIZAÇÃO, QUANTIDADE, PRODUÇÃO, EXPORTAÇÃO, CONTRIBUIÇÃO, SALDO, BALANÇA COMERCIAL, BRASIL, MELHORIA, POSIÇÃO, MERCADO INTERNACIONAL, COMPARAÇÃO, FABRICANTE, AERONAVE, MUNDO, CAPACIDADE, INVESTIMENTO, TECNOLOGIA, QUALIFICAÇÃO, SERVIDOR, ANALISE, IMPORTANCIA, EMPRESA, DESENVOLVIMENTO, PAIS.

O SR. ROMERO JUCÁ (PMDB - RR. Sem apanhamento taquigráfico) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, um dos maiores defeitos da cultura brasileira é a falta de auto-estima e a decorrente desvalorização ou pouca valorização de nossas qualidades como povo, de nossas realizações como sociedade, seja em que campo for. Esse vício autodepreciativo revela-se na sempre repetida frase de que o estrangeiro é melhor do que o nacional.

Contudo, Sr. Presidente, graças às inegáveis capacidades intelectuais e empreendedoras de nossa gente, esse velho adágio torna-se cada vez mais discordante da realidade brasileira. Exemplo disso é a crescente colocação do Brasil em posições de destaque no mercado internacional em diversificados segmentos. E um dos mais brilhantes exemplos desse êxito da performance nacional é a EMBRAER - Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A.

Esta nossa empresa é o resultado final de um projeto estratégico nacional muito bem-sucedido, cuja origem remonta à década de 40. Na época, o governo brasileiro tomou a acertada decisão de desenvolver a capacitação aeronáutica do País, criando uma competência nacional para conceber, desenvolver e produzir aeronaves. Essa capacitação surgiu em bases sólidas, a partir de 1946, com a criação do Centro Técnico da Aeronáutica - CTA, hoje denominado Centro Técnico Aeroespacial. Em seguida, em 1950, veio o Instituto Tecnológico da Aeronáutica - ITA. Finalmente, em 1969, já com gerações de engenheiros formados pelo ITA e o apoio do próprio CTA, foi fundada a Embraer. Com o suporte do governo brasileiro, a empresa pôde transformar ciência e tecnologia em engenharia e capacidade industrial.

Entre a fundação e a privatização, em dezembro de 1994, a Embraer desenvolveu e produziu aeronaves muito bem recebidas pelo mercado internacional, como os modelos Bandeirante, Brasília e Tucano. Esse desempenho permitiu à empresa ter domínio completo da indústria aeronáutica, desde a concepção e o desenvolvimento até a montagem e a fabricação, passando pelas áreas de certificação, comercialização e serviços pós-venda.

Desde 1995, a Embraer exportou 11,95 bilhões de dólares em produtos e serviços, tendo sido a maior exportadora brasileira entre 1999 e 2001. Contribuiu, ao longo desses oito anos, com 4,64 bilhões de dólares para o saldo da balança comercial do País. A Embraer é hoje uma das maiores fabricantes de aeronaves comerciais do mundo, com expressivos 45% do mercado de aviões regionais de 30 a 60 lugares, com mais de 650 unidades em operação. Além disso, conquistou um elenco de 125 clientes em mais de 30 países. Hoje, há aeronaves da Empresa voando em forças aéreas de vinte países.

Srªs e Srs. Senadores,

A ação empresarial da Embraer se sustenta em cinco pilares - tecnologia, pessoas qualificadas, posicionamento global, intensidade de caixa e flexibilidade -, que recebem contínuos investimentos, sempre voltados para o propósito final da empresa: a satisfação dos clientes. Nessa satisfação, por sua vez, está a origem dos resultados da Embraer e da conseqüente geração de valor para seus acionistas.

Com sede em São José dos Campos, a Embraer conta com cinco fábricas em espalhadas por três Municípios do Estado de São Paulo, nas quais estão empregadas 11.500 pessoas. Outras mil pessoas trabalham nas unidades comerciais da empresa na Austrália, China, Cingapura, Estados Unidos e França.

Aviões fabricados pela Embraer têm percorrido os céus do mundo, marcando a presença do Brasil nos cinco continentes e nas mais variadas culturas. A marca made in Brazil adquire contornos de qualidade e confiabilidade, quando justaposta a um produto Embraer.

Mesmo em 2002, ano de fortíssima crise econômica internacional, que afetou fundamente o mercado de aviação, sobretudo em conseqüência dos atentados de 11 de setembro de 2001, em Nova Iorque e Washington, a Embraer conseguiu realizar seus objetivos, com a entrega de 131 aeronaves. Foram 7,75 bilhões de reais de receita líquida e 1,2 bilhão de resultado líquido. E o mais importante foi que a empresa conseguiu manter uma carteira de contratos confortável, com nove bilhões de dólares em ordens firmes, que se somam a mais 13,2 bilhões em opções.

Eis, Sr. Presidente, o retrato bem acabado do que pode realizar o Brasil, se estabelecer projetos estratégicos conscientes e mantiver políticas que dêem continuidade e conseqüência a esses projetos. Podemos construir grandes realidades no interesse da Nação brasileira.

Srªs e Srs. Senadores, permite-me, neste pronunciamento, aproveitar parágrafos inteiros do texto do relatório anual de 2002 da Embraer, com a convicção de que as palavras escritas que aqui reproduzi oralmente bem refletem a qualidade da realização de um dos mais exitosos projetos que o Brasil jamais realizou.

Espero, Sr. Presidente, que, brevemente, possamos falar desta tribuna, não de um ou dois casos de sucesso como este da Embraer, mas do conjunto de empreendimentos brasileiros que ajudou a construir uma Nação brasileira desenvolvida economicamente e socialmente mais justa, pela distribuição eqüitativa das riquezas que produz.

Quando a sociedade brasileira decidiu focar projetos de grande alcance e neles investiu os recursos necessários - humanos e financeiros -, tivemos sempre êxito sem nuances. A grande questão que angustia até hoje é por que não fizemos isso em escala suficientemente ampla para beneficiar toda a população brasileira que ainda sofre com a miséria e a ignorância?

Exemplos como o da Embraer e outros devem servir de motivação para empreendermos mais e melhor em todas as áreas de interesse nacional.

Era o que tinha a dizer.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/09/2003 - Página 26608