Discurso durante a 119ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Realização, amanhã, de evento em homenagem ao ex-presidente da República, Sr. Juscelino Kubitschek, em Jataí-GO. (como Líder)

Autor
Maguito Vilela (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/GO)
Nome completo: Luiz Alberto Maguito Vilela
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Realização, amanhã, de evento em homenagem ao ex-presidente da República, Sr. Juscelino Kubitschek, em Jataí-GO. (como Líder)
Aparteantes
Antonio Carlos Magalhães, Eurípedes Camargo, Hélio Costa, José Sarney, Lúcia Vânia, Ney Suassuna.
Publicação
Publicação no DSF de 12/09/2003 - Página 26991
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • ANUNCIO, SOLENIDADE, MUNICIPIO, JATAI (GO), ESTADO DE GOIAS (GO), HOMENAGEM, ANIVERSARIO, JUSCELINO KUBITSCHEK, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, INAUGURAÇÃO, OBRA PUBLICA, APRESENTAÇÃO, DOCUMENTO HISTORICO, ESPECIFICAÇÃO, COMPROMISSO, CAMPANHA ELEITORAL, TRANSFERENCIA, NOVA CAPITAL, BRASILIA (DF), DISTRITO FEDERAL (DF), DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
  • ELOGIO, ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL, PREFEITO, MUNICIPIO, JATAI (GO), ESTADO DE GOIAS (GO), VALORIZAÇÃO, MEMORIA NACIONAL.

O SR. MAGUITO VILELA (PMDB - GO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, na próxima sexta-feira, ou seja, amanhã, dia 12 de setembro, a Prefeitura Municipal de minha querida cidade de Jataí, no sudoeste goiano, estará inaugurando uma obra de grande significado cultural e histórico para o Município e para o Brasil. Trata-se do Memorial JK, uma homenagem justa a um dos maiores brasileiros de toda a nossa história, o ex-Presidente Juscelino Kubitschek, que, justamente em Jataí, firmou o compromisso de mudar a capital do País para Brasília no primeiro comício de sua campanha presidencial.

Jataí está, sem dúvida nenhuma, em festa, porque amanhã o ex-Presidente Juscelino Kubitschek completaria 101 anos de existência, e o Município receberá, então, importantes personalidades, tais como a neta do ex-Presidente, Ana Cristina Kubitschek, o Senador Paulo Octávio, o Senador Valmir Amaral, o Senador Eurípedes Camargo, todos representantes do Distrito Federal, entre outras personalidades.

A inauguração do Memorial coincide, repito, com o aniversário de nascimento de JK e será, mais do que uma homenagem, um dia de se lembrar o exemplo e as lições desse grande estadista, que nos deixou um legado de honradez, de eficiência, de trabalho e de amor pelo País.

Juscelino Kubitschek foi um daqueles homens que vieram ao mundo para nos mostrar que a virtude e o caráter devem estar presentes em todos os dias de nossa vida, no nosso trabalho e nas nossas relações. JK veio para ensinar ao Brasil que política não se faz com rancor ou ódio, mas com idealismo, desprendimento e espírito público.

O Sr. Antonio Carlos Magalhães (PFL - BA) - V. Exª me permite um aparte, Senador Maguito Vilela.

O SR. MAGUITO VILELA (PMDB - GO) - Com muita honra, permito o aparte ao Ilustre Senador Antonio Carlos Magalhães.

O Sr. Antonio Carlos Magalhães (PFL - BA) - Eu tive, Senador Maguito Vilela - que hoje nos dá a honra de, mais uma vez, estar na tribuna - o privilégio de conviver com Juscelino Kubitschek. Foi um grande amigo que tive ao chegar na política nacional. E eu posso testemunhar que foi a figura maior do Brasil contemporâneo como Presidente da República. Mais do que isso, V. Exª faz muito bem em participar e incentivar essa homenagem em Jataí. Eu sou testemunha de que V. Exª sempre está a elogiar e a fazer justiça ao Presidente que, na sua terra, lançou os dados para a fundação e a concretização de Brasília. No seu centenário, eu lamento dizer que o Brasil não foi tão justo com Juscelino. Ele deveria ter sido muito mais homenageado do que foi. Eu procurei homenageá-lo na minha terra o quanto pude. E sua família é testemunha disso. Mas, infelizmente, o Brasil e até mesmo o Congresso Nacional deveriam ter prestado homenagens maiores a Juscelino. Conseqüentemente, V. Exª, agora, está resgatando um pouco - mas deveremos resgatar muito mais - a figura de Juscelino Kubitschek, honrando a sua memória e fazendo dele um padrão de político sem ódio e desenvolvimentista neste País.

O SR. MAGUITO VILELA (PMDB - GO) - Agradeço a V. Exª e estou extremamente honrado com o seu aparte que, sem dúvida, enriquece muito o meu pronunciamento.

E sei que V. Exª foi um dos amigos prediletos do ex-Presidente Juscelino Kubitschek.

Concedo o aparte com muita honra ao mineiro, Senador ilustre Hélio Costa, representante das Alterosas, de onde saiu o grande Estadista JK.

O Sr. Hélio Costa (PMDB - MG) - Muito obrigado, Senador Maguito Vilela, é uma honra para nós, mineiros, toda a vez que o nome de Juscelino é lembrado como um grande brasileiro, como um Presidente que inovou, que criou, que gerou empregos em massa neste País e que trouxe uma verdadeira revolução industrial e energética para o Brasil. Em todos os sentidos, Juscelino foi um grande homem de visão. Para nós, Senador Maguito Vilela, sabermos que o Estado de Goiás tem no nosso ilustre Presidente mineiro Juscelino Kubitschek o seu padrão de homem público e a lembrança sempre constante que se faz no Estado de Goiás de Juscelino são para nós motivo de muita emoção e de muita alegria. Juscelino é em Minas Gerais o símbolo da extraordinária vida pública de um homem. Juscelino é para nós o exemplo de como se trabalha pelo bem público, de como se lida com a coisa pública. Por essa razão, nós mineiros, honrados que ficamos com a homenagem pelos 101 anos de Juscelino Kubitschek, lembrados por V. Exª, Senador Maguito Vilela, e pelo povo de Goiás por V. Exª, só temos a agradecer a tudo que o Estado de Goiás tem feito pela memória do nosso querido e inesquecível Presidente Juscelino Kubitschek.

O Sr. José Sarney (PMDB - AP) - Permite V. Exª um aparte, nobre Senador.

O SR. MAGUITO VILELA (PMDB - GO) - Com muito prazer, concedo o aparte ao nosso querido Presidente e ilustre ex-Presidente da República, Senador José Sarney.

O Sr. José Sarney (PMDB - AP) - Eu quero associar-me às homenagens que a sua cidade natal, Jataí, presta ao ex-Presidente Juscelino Kubitschek. Jamais as homenagens feitas no Brasil, ao longo do tempo, conseguirão completar a grande e profunda gratidão do povo brasileiro ao grande estadista que foi o ex-Presidente Juscelino Kubitschek. Também comunico a V. Exª que, não podendo comparecer a essa solenidade, designei, em nome da Casa, o Senador Valmir Amaral para representar o Senado Federal. Ao mesmo tempo, congratulo-me com V. Exª, porque sei perfeitamente que é V. Exª não só o idealizador, mas também o homem de ação que tornou possível a concretização desse resgate de Jataí para com a memória do ex-Presidente Juscelino Kubitschek. Parabéns a V. Exª.

O SR. MAGUITO VILELA (PMDB - GO) - Agradeço muito ao nosso ilustre Presidente da Casa, que foi convidado para abrilhantar essa festividade e que, por motivos já plenamente justificados, não poderá comparecer. Jataí tem uma estima muito grande por V. Exª, por sua história, pela sua vida pública como ex-Presidente da República e como Presidente do Senado Federal. Jataí receberá os três Senadores do Distrito Federal, que irão naturalmente representar o Senado Federal.

Agradeço ao Senador Hélio Costa que, mineiro como Juscelino Kubitschek, está aqui ocupando uma cadeira e defendendo não somente Minas Gerais, mas também o Brasil, com muito ardor.

Portanto, aos Senadores Hélio Costa, Antonio Carlos Magalhães e José Sarney, os meus agradecimentos por tão importantes apartes.

Concedo um aparte à nossa querida e brilhante Senadora Lúcia Vânia, também representante de Goiás.

A Srª Lúcia Vânia (PSDB - GO) - Senador Maguito Vilela, aproveito a oportunidade para cumprimentá-lo por esse gesto que, sem dúvida nenhuma, engrandece a todos nós goianos. A cidade de Jataí, que V. Exª sempre representou e defendeu tão bem nesta Casa, é hoje motivo de orgulho para o nosso Estado por sua produção, por sua independência política e, acima de tudo, pelo que a cidade representa para o Estado de Goiás e para o Centro-Oeste. Nesta ocasião, parabenizo V. Exª e todos os moradores de Jataí, da região sudoeste de Goiás, por essa iniciativa. Não tenho dúvida de que um gesto como esse representa o amor e o carinho que os goianos têm por Juscelino Kubitschek e, principalmente, o orgulho de ter sido a cidade de Jataí o local escolhido por JK para anunciar a fundação da Capital do País, Brasília. Portanto, cumprimento V. Exª e associo-me a todos aqueles que homenageiam, neste momento, a cidade de Jataí e o Estado de Goiás e, acima de tudo, o homem público e estadista, Juscelino Kubitschek. Senador Maguito Vilela, leve o abraço a todo o povo de Jataí desta Senadora goiana, que também representa Goiás como um todo.

O SR. MAGUITO VILELA (PMDB - GO) - Senadora Lúcia Vânia, agradeço a V. Exª, que hoje ocupa uma das cadeiras que um dia foi de Juscelino Kubitschek, que também foi Senador pelo Estado de Goiás. E V. Exª tem, sem dúvida nenhuma, honrado e dignificado o nosso Estado e o nosso povo.

Eu dizia que, amanhã, em Jataí, serão apresentados alguns documentos inéditos e que o Brasil ainda não conhece. Entre eles, há muitos manuscritos do próprio Presidente da República.

O maior Líder político de Jataí na época, o “pecedista” médico Dr. Serafim de Carvalho, que foi contemporâneo de Juscelino Kubitschek na Universidade de Medicina de Minas, foi quem levou JK a Jataí para o seu primeiro comício presidencial, que ocorreu em cima de um caminhão Studebaker, numa oficina mecânica, num palanque improvisado - e naquele dia, 4 de abril de 1955, chovia torrencialmente em Jataí.

Tudo isso será mostrado ao Brasil amanhã, juntamente com muitas fotos inéditas do Presidente - há uma de JK descendo em avião pequeno em Jataí. Muita coisa importante será acrescentada à volumosa História do Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira.

Lembro também da célebre pergunta, feita a Juscelino por Antônio Soares Neto, o Toniquinho - que depois passou a ser conhecido como Toniquinho JK. Esse homem de aproximadamente setenta anos reside em Jataí. Quando Juscelino estava discursando, ele o interrompeu para perguntar se, eleito, JK cumpriria as Disposições Transitórias da Constituição, mudando a nossa Capital para o Planalto Central. JK interrompeu seu pronunciamento para ouvir o jovem Toniquinho - na época jovem e ainda hoje jovem de espírito -, e disse que a partir daquele momento assumiria aquele compromisso, que passou a ser bandeira do Presidente pelo Brasil afora. Depois, o Presidente cumpriu fielmente a sua promessa, o seu compromisso. E o Toniquinho é a história viva desse cenário que aconteceu em 1955. Tenho a honra de ser seu cunhado: ele é casado com a minha irmã mais velha. E o Toniquinho passou a ser um símbolo naquele Estado e neste País.

Muito além disso, JK veio para mostrar o nosso potencial ao mundo e mudar os destinos do Brasil. Foi a partir de sua gestão que o País deixou para trás o histórico de submissão para tomar a iniciativa de seu destino.

Vejo que os Senadores Eurípedes Camargo e Ney Suassuna levantam os seus microfones. Interrompo, novamente, o meu pronunciamento para ouvi-los com muito prazer.

Concedo o aparte, em primeiro lugar, ao Senador Eurípedes Camargo e, posteriormente, ao nobre e ilustre Senador Ney Suassuna, da nossa querida Paraíba.

O Sr. Eurípedes Camargo (Bloco/PT - DF) - Senador Maguito Vilela, agradeço o aparte neste momento em que V. Exª faz uma importante homenagem a esse brasileiro, a esse mineiro, a um homem que, no seu tempo, aceitava todos os desafios que encontrava e que pareciam impossíveis para outras pessoas. E ele, com a sua garra, com a sua tenacidade e a sua visão de futuro, conseguiu dar unidade ao Brasil, ao trazer para o centro do nosso País a capital, estruturando a Nação. Desempenhou um papel fundamental. Hoje eu estava conversando com um amigo de Rubiataba e dizendo que Juscelino colocou no mapa a cidade onde nasci, porque, do contrário, o lugar seria um sertão. Eu diria que Brasília trouxe benefícios não só para Rubiataba, mas para todo o Brasil, com a ramificação, as estradas, com a visão estratégica de grande planejador que tinha. Justas as homenagens, eu não poderia, com o convite feito por V. Exª, deixar de estar na sua cidade prestando a homenagem a esse brasileiro a quem Brasília deve a sua posição de capital. Estarei lá com certeza e agradeço o convite de V. Exª.

O SR. MAGUITO VILELA (PMDB - GO) - Muito obrigado, Senador Eurípedes Camargo. V. Exª também enriquece o meu pronunciamento com seu aparte, uma vez que representa a capital nesta Casa e o faz com muita dignidade e altivez.

Concedo o aparte ao meu amigo, o nobre Senador Ney Suassuna.

O Sr. Ney Suassuna (PMDB - PB) - Muito obrigado, nobre Senador Maguito Vilela. É uma alegria ver V. Exª praticar uma das maiores virtudes do homem: a gratidão. Estamos aqui para fazer essa louvação à memória de Juscelino Kubitschek. Quero apenas prestar um pequeno depoimento dizendo que, por intermédio de seu Secretário, o Geraldo, que depois foi imortal, que morreu há pouco tempo, terminei conhecendo, tardiamente, Juscelino. Encantou-me sua simplicidade, sua humildade. Tornei-me seu amigo e guardo duas cartas suas com grande honra, como se fossem um troféu, porque foi um brasileiro que abriu os caminhos do Brasil para o mundo. Acho mais do que justa a homenagem e me solidarizo com V. Exª. Parabéns por sua cidade estar cumprindo esse voto de gratidão a um grande brasileiro que jamais esqueceremos.

O SR. MAGUITO VILELA (PMDB - GO) - Agradeço a V. Exª, que também contribui muito com o meu pronunciamento.

Mas, Sr. Presidente, preciso fazer justiça e transferir todos os elogios feitos à minha cidade e a mim ao nosso Prefeito, ao Prefeito Municipal de Jataí, Dr. Humberto Machado, um engenheiro jovem, já prefeito pela segunda vez. Foi dele a idéia do Parque Ecológico JK, do Memorial JK, uma obra cara, importante, toda construída pela Prefeitura Municipal de Jataí, pelo Prefeito Humberto Machado, com o apoio da Câmara, com o apoio do seu Vice-Prefeito, Fernando, de todos os Vereadores. O Humberto Machado foi quem resgatou essa história da nossa cidade, construindo não só o Parque Ecológico JK, mas também o Memorial JK.

O Humberto Machado é um dos prefeitos mais íntegros deste País, um jovem idealista, realizador, um jovem que faz realmente uma grande administração. Portanto, todas as homenagens prestadas aqui no Senado são, sem dúvida alguma, dirigidas e endereçadas ao grande Prefeito da minha cidade, Humberto Machado, ao seu Vice e à Câmara Municipal.

Quero terminar, Sr. Presidente, dizendo que a construção de Brasília cumpriu seus objetivos. Levou o desenvolvimento ao interior, as novas estradas ampliaram as fronteiras agrícolas e até a construção da cidade em si trouxe benefícios relevantes com a geração de milhares de oportunidades de empregos.

Sr. Presidente, aproveito este momento para estender a todas as senhoras e senhores o convite para estarem em Jataí, convite já feito por escrito a todos. Espero que amanhã Jataí demonstre mais esse ato de gratidão a Juscelino Kubitschek e a sua família, que estará representada por Ana Cristina Kubitschek. Ocorrerá também um fato histórico: a esposa do médico Serafim de Carvalho, colega de Juscelino e que o levou a Jataí, também estará participando dessa importante solenidade.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/09/2003 - Página 26991