Discurso durante a 123ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Publicação hoje, no Diário Oficial, de decreto presidencial que institui o grupo de trabalho interministerial do Ministério da Integração Nacional para criação da Agência de Desenvolvimento do Centro-Oeste. (como Líder)

Autor
Ramez Tebet (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MS)
Nome completo: Ramez Tebet
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • Publicação hoje, no Diário Oficial, de decreto presidencial que institui o grupo de trabalho interministerial do Ministério da Integração Nacional para criação da Agência de Desenvolvimento do Centro-Oeste. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 18/09/2003 - Página 27422
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • CONGRATULAÇÕES, GOVERNO, PUBLICAÇÃO, DECRETO FEDERAL, DESIGNAÇÃO, GRUPO DE TRABALHO INTERMINISTERIAL, RESPONSABILIDADE, MINISTERIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL, OBJETIVO, APRESENTAÇÃO, PROPOSTA, CRIAÇÃO, AGENCIA, DESENVOLVIMENTO, REGIÃO CENTRO OESTE.
  • COMENTARIO, IMPORTANCIA, REGIÃO CENTRO OESTE, ECONOMIA NACIONAL, ESPECIFICAÇÃO, ATIVIDADE AGRICOLA, NECESSIDADE, AGENCIA, FOMENTO, ATENÇÃO, ORGANIZAÇÃO INSTITUCIONAL, EXPECTATIVA, CONCLUSÃO, GRUPO DE TRABALHO INTERMINISTERIAL, EFETIVAÇÃO, POLITICA, DESENVOLVIMENTO REGIONAL.

O SR. RAMEZ TEBET (PMDB - MS. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo o tempo destinado à Liderança do meu Partido para manifestar o regozijo e a satisfação do Centro-Oeste e, particularmente, de Mato Grosso do Sul, com o decreto, publicado no Diário Oficial de hoje, do Excelentíssimo Senhor Presidente da República que institui, no âmbito do Ministério da Integração Nacional, um grupo de trabalho interministerial, com a finalidade de analisar e apresentar proposta para a criação da Agência de Desenvolvimento do Centro-Oeste.

Ouvi, desta tribuna, seguidos apelos dos representantes do Centro-Oeste nesta Casa. O último apelo que ouvi foi o do nosso companheiro, representante do Estado de Goiás, Senador Maguito Vilela, que erguia a sua voz para que, realmente, a nossa região não ficasse isolada e fosse contemplada com uma agência de desenvolvimento.

Desde a extinção da Sudeco - e fui eu o último Presidente daquela autarquia -, há uma luta incansável. Fiz dessa luta uma bandeira no meu primeiro mandato de Senador da República. Foram em vão os nossos brados. Foram em vão as nossas reivindicações. Agora, essa agência, que vem sendo prometida pelo Ministério da Integração Nacional, pelo Ministro Ciro Gomes, pelo Presidente da República, tem um ato concreto, um ato do Presidente da República, que cria um grupo de trabalho interministerial, composto pelo Ministério da Integração Nacional, que coordenará; pela Casa Civil, pelo Ministério do Meio Ambiente, pelo Ministério do Planejamento, pelo Ministério da Fazenda, pela Advocacia-Geral da União, além de permitir a inclusão de representantes da região Centro-Oeste, e que terá prazo de 60 dias para concluir seus trabalhos.

Esse decreto é de suma importância para a Região Centro-Oeste, que possui, em terras agricultáveis, cem milhões de hectares, Senadora Lúcia Vânia - V. Exª que também acredita que uma Agência de Desenvolvimento do Centro-Oeste é importante para a nossa região, para que ela não fique isolada.

Outrora existiam a Sudam, a Sudene e a Sudeco. Extinta a Sudeco, passaram a existir a Sudam e a Sudene. Após a extinção desses órgãos, houve a criação de uma Agência de Desenvolvimento para a Amazônia e outra para o Nordeste, e o Centro-Oeste ficou isolado.

Por isso, ocupo esta tribuna. Para saudar. Para ver se realmente em 60 dias os trabalhos serão concluídos, para que esse potencial imenso de riqueza que representa o Centro-Oeste, principalmente no setor de agronegócios, tenha uma agência de ordenamento, uma agência de fomento. Esses são os papéis que produzirão respostas com esse organismo regional, que esperamos seja criado imediatamente, de molde a permitir alcançar o anseio de toda uma região, e que essa região possa corresponder àquilo que dela espera a Nação brasileira.

A própria gestão dos fundos constitucionais, no caso do Centro-Oeste, ressente-se de uma estrutura institucional. Vejam a situação do fundo do Centro-Oeste. Até agora estamos aguardando a alocação, por parte do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, de recursos no valor de R$1 bilhão, a fim de atender às demandas da nossa região.

Acredito que a nova agência terá uma nobre missão, ela vai contribuir para combater aquilo que constitui uma das maiores chagas do País, que são as desigualdades.

O Correio Braziliense deu destaque a essa matéria ao dizer que Lula quer agência para o Centro-Oeste. Ouvi isso do Presidente no mês de abril do corrente ano, na exposição agropecuária de Campo Grande. Portanto, há muito tempo aguardávamos um ato concreto que dissesse ao Centro-Oeste que a chama da esperança devia permanecer viva.

Esse decreto faz com que a esperança permaneça viva nos corações de todos os habitantes do Centro-Oeste, de todos os Estados que compõem o Centro-Oeste, na certeza de que, em breve, essa esperança vai se tornar realidade.

É a nossa confiança que queremos manifestar aqui, desta tribuna. Todos nós, Senadores e homens públicos do Centro-Oeste, regozijamo-nos e esperamos que esse grupo conclua o mais rapidamente o seu trabalho e apresente um modelo de agência à altura daquilo que a região representa para o Brasil.

Era essa a comunicação que, em nome da Liderança, eu tinha a fazer.

O Sr. Garibaldi Alves Filho (PMDB - RN) - Permite-me V. Exª um aparte, Senador Ramez Tebet?

O SR. PRESIDENTE (Romeu Tuma) - Senador Garibaldi Alves Filho, não há aparte, pois se trata de comunicação de Liderança e o tempo do orador já se esgotou.

O SR. RAMEZ TEBET (PMDB - MS) - Recebo essa tentativa como uma manifestação de solidariedade de V. Exª, Senador Garibaldi Alves Filho.

 

************************************************************************************************

DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR RAMEZ TEBET EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210 do Regimento Interno.)

************************************************************************************************

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/09/2003 - Página 27422