Pronunciamento de João Capiberibe em 19/09/2003
Discurso durante a 125ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal
Homenagem ao Dia do Ortopedista.
- Autor
- João Capiberibe (PSB - Partido Socialista Brasileiro/AP)
- Nome completo: João Alberto Rodrigues Capiberibe
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- Homenagem ao Dia do Ortopedista.
- Publicação
- Publicação no DSF de 20/09/2003 - Página 28413
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- HOMENAGEM, DIA NACIONAL, MEDICO, ORTOPEDIA.
- ANUNCIO, VISITA, ORADOR, MUNICIPIOS, CUTIAS (AP), ITAUBAL DO PIRIRIM, ESTADO DO AMAPA (AP).
O SR. JOÃO CAPIBERIBE (Bloco/PSB - AP. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, em especial Senador Mão Santa, que é médico, hoje é Dia do Ortopedista.
Quero transmitir meus cumprimentos ao Presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, Prof. José Sérgio Franco, extensivos aos ortopedistas brasileiros, pelo dia 19 de setembro, data em que se comemora o Dia do Ortopedista, especialidade que atende aproximadamente a 85% dos pacientes politraumatizados que acessam os hospitais de emergência de nosso País, acometidos de lesões músculo-esqueléticas.
O trauma vem se tornando um problema de saúde pública cada vez mais alarmante na medida em que aumenta a violência urbana, sendo atualmente uma importante causa de óbito e seqüelas, às vezes irreparáveis, na população jovem.
No entanto, a importância da epidemiologia do trauma nos países em desenvolvimento, geralmente, não é adequadamente apreciada. Na América Latina, medidas de saúde pública têm diminuído a incidência de moléstias infecciosas, as quais constituíam a principal causa de morbidade e mortalidade nessas populações. Porém, o aumento no uso dos veículos motorizados, a industrialização, e, mais recentemente, a intensificação das desigualdades sociais, geram, nas grandes cidades, uma sociedade violenta, mimetizando uma “guerra civil” diária, levando ao aumento da mortalidade por traumatismos.
Nesse contexto, a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia vem cumprindo um papel importante junto ao povo brasileiro. A entidade congrega em torno de 8000 médicos ortopedistas, sendo a terceira maior Sociedade Científica Ortopédica do mundo.
Portanto, congratulo-me com a Sociedade Brasileira de Ortopedia, e alerto para os traumas provocados pela violência urbana e pela desorganização do trânsito, que ceifa a vida de milhares de brasileiros e deixa outros tantos lesionados nos hospitais públicos.
Encerro, Sr. Presidente, dizendo que, no final da tarde, estarei às margens do rio Araguari, no extremo norte, no Município de Cutias. É na foz do rio Araguari que se dá o fenômeno da pororoca. Hoje, o Prefeito Justo Barbosa é um dos incentivadores do turismo. Aquela região atrai turistas de todo o Brasil e de outras regiões do mundo para assistirem a esse fenômeno fantástico, que assustava os navegadores do século XVI.
Amanhã, estarei visitando uma região belíssima, situada às margens do rio Piririm, que é Itaubal do Piririm, onde visitarei as comunidades da sede do Município e terei uma grande reunião para discutir um programa de turismo para aquela região.
Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.
Muito obrigado.