Discurso durante a 115ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Convida os senadores para uma viagem ao município de Guaribas-PI. Critica a utilização do programa Fome Zero, pelo partido dos trabalhadores, para aumentar o número de seus filiados neste município.

Autor
Heráclito Fortes (PFL - Partido da Frente Liberal/PI)
Nome completo: Heráclito de Sousa Fortes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Convida os senadores para uma viagem ao município de Guaribas-PI. Critica a utilização do programa Fome Zero, pelo partido dos trabalhadores, para aumentar o número de seus filiados neste município.
Publicação
Publicação no DSF de 09/09/2003 - Página 26436
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • CONVITE, SENADOR, REALIZAÇÃO, VISITA OFICIAL, MUNICIPIO, GUARIBAS (PI), ESTADO DO PIAUI (PI).
  • CRITICA, APROVEITAMENTO, PROGRAMA, COMBATE, FOME, GOVERNO FEDERAL, AUMENTO, MEMBROS, FILIAÇÃO, COLIGAÇÃO PARTIDARIA, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), EFEITO, COLABORAÇÃO, ENRIQUECIMENTO, PARTIDO POLITICO, DEFESA, ATENÇÃO, CONGRESSISTA, MATERIA.

O SR. HERÁCLITO FORTES (PFL - PI. Para uma explicação pessoal. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, fui citado gentilmente pelo nobre Senador Efraim Morais, juntamente com o companheiro Mão Santa, da representação do Piauí. Antes de tudo, convido os Senadores Arthur Virgílio, Efraim Morais, juntamente com mais alguns companheiros, para que fizéssemos uma viagem a Guaribas. Aliás, o Senador Eduardo Suplicy já o fez. Mérito de S. Exª.

Estamos vendo, Sr. Presidente, nessa questão do Programa Fome Zero em Guaribas, algo sobre o qual o Governo precisa refletir melhor. Já foi dito aqui, certa vez, há cerca de um mês, que no Governo passado os programas sociais do Presidente Fernando Henrique remetiam mensalmente para o Município de Guaribas R$50 mil por mês. Hoje, sendo Guaribas o símbolo do combate à fome, do Programa Fome Zero, seguem para lá apenas R$25 mil.

Com relação a esse programa de filiação do PT, nobre Senador, quero chamar a atenção do Líder Arthur Virgílio. Nada mais salutar, o PT cobra de cada um dos ocupantes de cargo comissionado 10% e dos detentores de mandato legislativo 22% do salário líquido. Ao final deste Governo será o Partido mais rico do Planeta. E nada mais justo, na ótica deles. Agora, seria aliciamento se fizéssemos uma campanha como essa de convite ou de convencimento que o PT faz para encher os seus quadros, o que, conseqüentemente, incha os seus cofres.

A Drª Rosângela Sousa - quero até fazer justiça - é das poucas pessoas do Governo do Estado que pensam e pensam bem, tanto é que está altamente atribulada e atarefada: é do Programa Fome Zero, hoje é a encarregada do Sesi, que, tradicionalmente, era um programa no Piauí administrado pelas Primeiras-Damas; o seu esposo é Secretário de Comunicação do Estado, é uma pessoa importante e está cumprindo uma tarefa, mas penso que está extrapolando seu limite.

Essa questão como está colocada, a do aliciamento, não ocorre só em Guaribas, mas no Estado todo, Senador Efraim Morais; é lamentável que aconteça.

Aproveito para louvar a atitude do Senador Eduardo Suplicy, que saiu de São Paulo e foi a Guaribas ver a situação, sem participar de nenhum aliciamento; sabe separar suas missões. Foi numa missão onde seu objetivo era ver a fome e não dela tirar proveito para, por meio dos famintos, conseguir aumentar as fileiras do seu Partido e, por conseqüência, o seu cofre.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/09/2003 - Página 26436