Discurso durante a 126ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Associando-se ao voto de pesar formulado à família da Sra. Risoleta Neves. Homenagem pelo transcurso do cinquentenário da Viação Itapemirim.

Autor
Gerson Camata (S/PARTIDO - Sem Partido/ES)
Nome completo: Gerson Camata
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Associando-se ao voto de pesar formulado à família da Sra. Risoleta Neves. Homenagem pelo transcurso do cinquentenário da Viação Itapemirim.
Publicação
Publicação no DSF de 23/09/2003 - Página 28535
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • SOLIDARIEDADE, HOMENAGEM POSTUMA, RISOLETA NEVES, VIUVA, TANCREDO NEVES, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA.
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, EMPRESA DE TRANSPORTE RODOVIARIO, ESTADO DO ESPIRITO SANTO (ES), ATUAÇÃO, DIVERSIDADE, SETOR, ECONOMIA, HISTORIA, EVOLUÇÃO, EMPRESA, CONTRIBUIÇÃO, DESENVOLVIMENTO NACIONAL.

O SR. GERSON CAMATA (Sem Partido - ES. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, quero me associar também aos Senadores pelas homenagens prestadas à Dona Risoleta Neves, figura tão importante na história do Brasil, embora agindo sempre com muita discrição.

Lembro-me quando o Senador Tancredo Neves, nos pronunciamentos que fazia - pronunciamentos de oposição ao Governo Militar da época -, de Dona Risoleta, aqui na tribuna de honra, humildezinha, quietinha. Poucos sabiam até que se tratava da esposa do Senador que estava falando, mas ela participou, como disse o Presidente José Sarney, ativamente de todo o processo político dos últimos 50 anos do século passado.

Sr. Presidente, refiro-me hoje aos 50 anos de uma empresa genuinamente do Espírito Santo, que lidera os transportes coletivos no Brasil. Trata-se da Viação Itapemirim, que, sob a liderança do empresário e ex-pracinha Camilo Cola, é integrada hoje por quase duas dezenas de empresas que operam, além do tradicional transporte rodoviário de passageiros - uma referência em todo o País -, nos ramos de revenda de automóveis, caminhões, agropecuária, informática, cargas, combustíveis, seguros e setor gráfico e pedras decorativas.

Nascida em 1953, a Viação Itapemirim foi o resultado da fusão de outras empresas de transporte, que atuavam no sul do meu Estado, o Espírito Santo, notadamente a ETA, que fazia a linha Cachoeiro do Itapemirim-Castelo, num percurso de 40 quilômetros.

Criada como transportadora intermunicipal, em poucos anos a Itapemirim começou a trabalhar no âmbito interestadual, primeiro ligando Cachoeiro de Itapemirim a cidades do Rio de Janeiro e ao antigo Distrito Federal. Pouco depois, passou a oferecer seus serviços para a Bahia e para todo o Nordeste.

Ao longo dos anos 60, a Itapemirim começou a firmar-se como empresa de expressão nacional, combinando aquisições e licitações de expressão nacional que resultaram na conquista da titularidade de linhas importantes, unindo o Brasil e hoje todos os países do Mercosul.

A ética do trabalho árduo, temperada pela disciplina, obstinação e por metas claras, que alcança as várias gerações da família Cola, a começar pelo patriarca, Camilo, levou a Itapemirim a adquirir, em 1973, aquela que era considerada um dos ícones do transporte de passageiros no Brasil, a Viação Nossa Senhora da Penha. Com o negócio, foram incorporados à frota mais 500 ônibus, e a Itapemirim expandiu-se para o Sul do País, chegando até mesmo ao vizinho Uruguai.

O processo de certificação teve início em 1999, e a Itapemirim recebeu do Bureau Veritas Quality Internacional o certificado ISO 9002, concedido a empresas que implementaram um sistema de garantia da qualidade.

Por todas essas razões, Sr. Presidente, como representante do povo do Espírito Santo nesta Casa, congratulo-me com a família Cola pelo extraordinário sucesso do Grupo Itapemirim, em especial da cinqüentona, mas sempre renovada, Viação Itapemirim, matriz de um operoso conglomerado econômico que contribui decisivamente para o desenvolvimento do País. Registro também minhas homenagens a todos os brasileiros, de Norte a Sul, que integram a empresa e fazem da Itapemirim esse formidável caso de sucesso nacional.

Muito obrigado. 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/09/2003 - Página 28535