Discurso durante a 122ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Voto de aplauso à direção do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI e aos alunos premiados com certificação de Excelência, integrantes da equipe brasileira que estiveram em SAINT GALEN - Suiça, no período de 19 a 22 de junho desse ano, participando da trigésima sétima WORLDSKILLS Competiton, a olimpíada mundial do ensino profissionalizante, realizada a cada dois anos, desde 1950.

Autor
Romeu Tuma (PFL - Partido da Frente Liberal/SP)
Nome completo: Romeu Tuma
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Voto de aplauso à direção do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI e aos alunos premiados com certificação de Excelência, integrantes da equipe brasileira que estiveram em SAINT GALEN - Suiça, no período de 19 a 22 de junho desse ano, participando da trigésima sétima WORLDSKILLS Competiton, a olimpíada mundial do ensino profissionalizante, realizada a cada dois anos, desde 1950.
Publicação
Publicação no DSF de 17/09/2003 - Página 27315
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, VITORIA, MEDALHA, PARTICIPAÇÃO, ALUNO, SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL (SENAI), OLIMPIADAS, ENSINO PROFISSIONALIZANTE, PAIS ESTRANGEIRO, SUIÇA.

O SR. ROMEU TUMA (PFL - SP. Para encaminhar a votação. Sem revisão do orador.) - Agradeço a V. Exª. Não poderia deixar passar em branco, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a virtude do ensino profissionalizante brasileiro, que conseguiu medalhas de ouro. Há poucos dias, comemoramos o feito de nossos desportistas que compareceram nos últimos jogos pan-americanos e trouxeram uma série de medalhas para a glória do esporte brasileiro. Hoje, fiquei emocionado ao ler uma matéria na revista IstoÉ sobre a participação de alguns alunos - poucos, mas de alta qualidade - do 37º Torneio Internacional de Formação Profissional, realizado na Suíça. Dois deles receberam medalha de ouro; outros, de prata e bronze; e alguns receberam diploma de honra ao mérito. O Brasil ficou na frente de grandes países de primeiro mundo que participaram de atividades profissionais que são ensinadas nas escolas, tendo sido representado pelo pessoal do Senai. Para se ter uma idéia da importância, eu diria que o Brasil ficou na frente da França, da Inglaterra, da Holanda, da Finlândia, da Suécia, da Dinamarca, dos Estados Unidos, do Canadá e da Nova Zelândia. Mais da metade desses países concorreu em pelo menos trinta modalidades. O Brasil concorreu em apenas onze e conseguiu demonstrar que a inteligência dessa juventude, principalmente no ensino profissionalizante, é reconhecida pelo mundo.

Fiquei muito triste, há pouco tempo, quando li que o Brasil, também em um evento de grandiosidade mundial, ficou quase em último, pois os alunos que lá compareceram não souberam interpretar textos, mostrando a qualidade do ensino de primeiro e segundo graus. Hoje, tenho que me sentir orgulhoso e feliz em ser brasileiro porque nessa área de ensino profissionalizante somos medalha de ouro.

Quero agradecer a V. Exªs pela oportunidade de não deixar de registrar essa homenagem àqueles cujos nomes estão no meu requerimento.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/09/2003 - Página 27315