Discurso durante a 131ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

A importância da reunião, amanhã, do presidente da República com os governadores de estado, a fim de discutir a unificação dos programas de transferência de renda do governo. Referências à defesa da tese de doutorado do Senador Tião Viana, hoje na Universidade de Brasília sobre medicina tropical.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA SOCIAL. SAUDE.:
  • A importância da reunião, amanhã, do presidente da República com os governadores de estado, a fim de discutir a unificação dos programas de transferência de renda do governo. Referências à defesa da tese de doutorado do Senador Tião Viana, hoje na Universidade de Brasília sobre medicina tropical.
Aparteantes
Antonio Carlos Magalhães, João Capiberibe, Mão Santa, Pedro Simon.
Publicação
Publicação no DSF de 30/09/2003 - Página 29568
Assunto
Outros > POLITICA SOCIAL. SAUDE.
Indexação
  • IMPORTANCIA, REUNIÃO, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, GOVERNADOR, ESTADOS, OBJETIVO, COORDENAÇÃO, RACIONALIZAÇÃO, UNIFICAÇÃO, PROGRAMA, NATUREZA SOCIAL, TRANSFERENCIA, RECURSOS FINANCEIROS, GOVERNO ESTADUAL.
  • CONGRATULAÇÕES, TIÃO VIANA, SENADOR, LIDER, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), APRESENTAÇÃO, TESE, APROVAÇÃO, BANCA EXAMINADORA, MEDICINA TROPICAL, UNIVERSIDADE DE BRASILIA (UNB), ESTUDO, EPIDEMIA, INCIDENCIA, VIRUS, DOENÇA GRAVE, DOENÇA ENDEMICA, DOENÇA TRANSMISSIVEL, DOENÇA TROPICAL, POPULAÇÃO, FLORESTA AMAZONICA.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador) - Sr. Presidente, Senador Papaléo Paes, Srs. Senadores, quero hoje fazer uma reflexão sobre a reunião que amanhã será realizada pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para um diálogo com os Governadores de Estado a respeito dos programas de transferência de renda.

Quero antes, contudo, fazer um registro a respeito de um fato de grande relevância para a vida pessoal do nosso Líder do Partido dos Trabalhadores, no Senado Federal, Senador Tião Viana. Realizou S. Exª feito de grande relevância para sua formação pessoal, uma vez que defendeu hoje pela manhã sua tese de doutoramento no Núcleo de Medicina Tropical da Universidade de Brasília.

Seu irmão o Governador Jorge Viana, o Senador Geraldo Mesquita e diversos de seus amigos e familiares estiveram presentes hoje.

A tese do Dr. Tião Viana teve como professora orientadora a Drª Vanize Macedo. Alguns dos mais distinguidos especialistas em medicina tropical, como os Drs. Aluízio Prata, João Barberino Santos, Regina Célia Moreira, Raimundo Paraná, compuseram a banca que aprovou, por unanimidade, a tese sobre Estudo Soroepidemiológico das Hepatites B e Delta na População de Doze Municípios do Estado do Acre, Brasil.

O estudo da soroprevalência das hepatites B e Delta realizado no Estado do Acre, Amazônia Ocidental brasileira, onde o VHD está associado a formas severas de hepatite fulminante de transmissão intrafamilial em áreas de florestas ribeirinhas.

A ocorrência desses casos está restrita a algumas áreas do Estado do Acre, onde também se encontram com freqüência casos de cirrose e carcinoma hepatocelular associado ao VHB e VHD.

Metodologia:

Com base em diversas observações, realizou-se estudo seccional com objetivo de investigar a infecção pelo VHB e VHD em amostra representativa da população do Estado, incluindo residentes da área rural. As amostras sanguíneas foram coletadas após o preenchimento de questionário epidemiológico. Os marcadores sorológicos foram realizados pela técnica ELISA, e a genotipagem do VHB foi realizada pelo seqüenciamento da região PRÉ-S.

Resultado:

Das 2.695 pessoas estudadas, 89 (3,4%) foram positivas para o AgHBs, enquanto 1.628, (60,4%) foram positivas para o anti-HBc. Em 61 pacientes, os resultados sorológicos não foram conclusivos. Do total da amostra, 47 (1,7%) foram positivas para o anti-VHD total. A presença do anti-VHD esteve associada à: 1. maior faixa etária; 2. sexo masculino; 3. menor grau de escolaridade; 4. passado de malária; 5. história pregressa de hepatite aguda; 6. tatuagem; 7. etnia ameríndia. Os genótipos do VHB mais freqüentes foram o A e o F, com os subtipos adw2 e adw4.

Para concluir o relator, Sr. Presidente, o estudo do Senador e médico Tião Viana

demonstra que a elevada prevalência da infecção pelo VHD e VHB na região, onde predominam os genótipos A e F do VHB. Estudos futuros devem ser dirigidos para melhor identificar os aspectos epidemiológicos e virológicos e propor estratégias de prevenção para o VHB e o VHD na área hiperendêmica, principalmente na população ameríndia.

Sr. Presidente, Senador Mão Santa, V. Exª, que é médico, saberá o valor deste trabalho tão significativo do Senador Tião Viana, pois em que pese ter sido aqui o Líder de nossa Bancada com tantos trabalhos, além da responsabilidade nos últimos tempos de Relator da Reforma da Previdência, S. Exª se preparou para com brilhantismo hoje apresentar sua tese em uma argüição que foi das nove horas da manhã até uma da tarde. A propósito, eu teria outras afazeres na reunião da executiva do Partido, mas avaliei como tão significativa a exposição feita pelo Senador, assim como a argüição formulada por diversos severos professores, alguns convidados de outras instituições, que quis registrar da tribuna do Senado um feito pessoal que honra a vida política, a vida como médico, assim como a vida como estudioso que tem contribuído para a melhoria das condições de vida das pessoas nos mais diversos aspectos, inclusive na saúde pública.

Quero aqui cumprimentar o Senador Tião Viana.

E agora, Sr. Presidente, Senador Pedro Simon, eu vou passar os temas das transferências de renda que era o meu pronunciamento de hoje, mas, com muita honra, eu lhe concedo um aparte.

O Sr. Pedro Simon (PMDB - RS) - Senador Eduardo Suplicy, eu não poderia deixar de dar o meu aparte a V. Exª levando o meu abraço muito fraterno ao Líder Tião Viana. Eu não sabia. E sinceramente eu não entendo com S. Exª conseguiu. O que na verdade sempre entendi - e o nosso mestre Mão Santa deve saber melhor- que quem se prepara para fazer uma defesa de tese se recolhe por um, dois, três meses. A pessoa fica um longo período em preparação. Já assisti a várias defesas e é uma guerra. A pessoa fica cercada por - vamos dizer assim - inimigos por todos os lados. O Senador Tião Viana é Líder do Governo e passou o tempo todo agora, como relator da Reforma da Previdência, com reuniões de manhã, de tarde, de noite, indo até à madrugada. De repente, S. Exª surpreende a todos e, numa segunda-feira, faz uma defesa de tese que, como diz V. Exª e outros, é brilhante, com o aplauso e com a aprovação unânime dos integrantes da banca. A tese por S. Exª apresentada tem preocupação com a medicina social, que é o que S. Exª diz que sempre foi o tom da medicina que S. Exª faz no seu Estado. É uma demonstração realmente de que estamos diante de uma figura de grande valor e de grande respeito. Eu já tinha muito carinho pelo Senador Tião Viana, mas tenho agora uma admiração que vai a um ponto muito alto. O normal seria passar, mas, cá entre nós, com este ano que S. Exª passou - ano de instalação do Governo, com a Liderança do PT, com divergências internas, com divergências externas, com esse debate, com essa luta permanente - e com esses últimos dias, então, com as reformas que estão aí, sinceramente, penso que estamos diante de uma pessoa que tem uma capacidade e uma competência para guardar, para reservar e para multiplicar-se nas diversas atividades que eu não imaginava. Imagino que hoje seja um dia, pelo qual já passei, de festa, de alegria para o nosso amigo Tião Viana. É uma realização pessoal, a maior que ele tem como médico. Acredito que é um dia em que todos devemos levar a ele, por meio de V. Exª, o nosso abraço muito fraterno, muito carinhoso. Estamos com o plenário cheio de médicos: eu, o ora Presidente Papaléo Paes, o Senador Antonio Carlos Magalhães, o Senador Mão Santa, o Senador João Capiberibe. Hoje realmente é um dia em que esses médicos todos devem estar felizes por ver um colega seu catedrático em meio à luta e ao esforço e em meio à briga política. Sinceramente, nunca me passaria pela cabeça que o Senador Tião Viana estivesse preparando uma defesa de cátedra.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Tese de doutoramento.

O Sr. Pedro Simon (PMDB - RS) - Tese de doutoramento. No meio dessa correria toda, ficando até seis e meia da manhã na reunião da CCJ na última quinta-feira... Por intermédio de V. Exª, o meu abraço muito carinhoso, muito afetuoso a essa pessoa que, além do mais, é de uma simpatia, de uma educação e de um carinho muito grande com seus colegas.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - O Senador Tião Viana está na reunião dos Líderes, senão estaria ouvindo a manifestação de V. Exª.

Senador Mão Santa, com muita honra.

O Sr. Mão Santa (PMDB - PI) - Senador Eduardo Suplicy, cumprimento V. Exª, um Senador completo, que não deixa passar nada. Este é um momento que engrandece o Senado. Quis Deus que estivesse aqui o Senador Antonio Carlos Magalhães, um médico de que nos orgulhamos e um dos Senadores mais antigos nesta Casa. Também sou um deles, assim como o Senador Papaléo Paes, que está presidindo esta sessão. Senador Eduardo Suplicy, isso traduz uma homenagem que devemos fazer ao Brasil e às ciências médicas. Em seu primeiro livro sobre higiene, Afrânio Peixoto dizia que, no Brasil, a saúde pública é feita pela chuva, pelo sol e pelos urubus. Desde então muitos despertaram para o assunto: Oswaldo Cruz, Carlos Chagas, Ricardo Veronesi, Samuel Pessoa, Alencar Aragão. Hoje o nosso Tião Viana está nessa seleção. O mundo percebe o trabalho avançado que o Brasil realiza ao ensinar a profilaxia e o combate a Aids. O Senador Tião Viana, além dessa capacidade de liderança, tem uma perspectiva invejável na política no Acre e no Brasil. Sem dúvida nenhuma, V. Exª e o Senador Tião Viana estão na seleção do melhor do PT e deveriam ser convocados para vestir a camisa dessa seleção do PT para trazer esse desenvolvimento. Isso é sério. Analisei um trabalho de S. Exª sobre o soro antiofídico polivalente, que, como V. Exª sabe, tinha que ficar na geladeira para ser ministrado ao paciente. Mas muitos, no interior, na Amazônia, não têm geladeira, sequer energia elétrica. Houve um belo projeto para que o soro fosse liofilizado, como a penicilina, para se dar acesso a todos. Agora obtém essa vitória, extraordinária, que não é simples. Além de ser médico, o Senador Tião Viana é especialista em doenças infecciosas parasitárias. S. Exª era mestre e agora é doutor. E foi laureado com todo prestígio, tornou-se um profissional ao nível dos grandes sanitaristas. A S. Exª os nossos aplausos. Estamos orgulhosos por ter um companheiro tão brilhante.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Senador Mão Santa, agradeço o aparte. V. Exª presta justa homenagem ao Senador Tião Viana. Conheço alguns desse tipos de hepatite - não especificarei porque V. Exª conhece muito bem - e lembro que alguns deles ocorrem apenas na região da floresta amazônica e do Acre e não, por exemplo, em São Paulo ou outro lugares.

O Sr. Mão Santa (PMDB - PI) - Senador Eduardo Suplicy, para complementar, quero informá-lo de que a Organização Mundial de Saúde notificou 18 milhões de casos semelhantes no mundo, a maioria na floresta.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Concedo um aparte ao Senador Antonio Carlos Magalhães.

O Sr. Antonio Carlos Magalhães (PFL - BA) - Senador Eduardo Suplicy, V. Exª traz um assunto importante e que merece que V. Exª seja o intérprete de toda a Casa. O discurso que faz é quase uma moção de congratulações ao Senador Tião Viana. Apesar de tão jovem, o Senador Tião Viana é muito querido no meio médico baiano. Além disso, no caso da medicina preventiva, sou obrigado até a falar alguma coisa, porque sou filho de um professor de higiene, de medicina preventiva, catedrático da Faculdade de Medicina da Bahia, que, certamente, seria um entusiasta do trabalho de S. Exª. Essa hepatite delta é realmente a mais perigosa, e, conseqüentemente, um estudo sobre isso honra o Senado e o seu Partido. Quero apenas juntar a esses nomes todos citados pelo nosso colega Mão Santa o do saudoso cientista mineiro Dr. Amílcar Martins, que fazia com Samuel Pessoa o livro de microbiologia que todos nós, Senadores médicos desta Casa, estudamos. De modo que peço a V. Exª que leve ao Senador Tião Viana não apenas o meu aparte, mas as congratulações de toda a Casa, o que significa uma moção de aplauso a sua atitude. Muito obrigado a V. Exª.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Muito obrigado, Senador Antonio Carlos Magalhães. O cumprimento de V. Exª é extremamente justo. Hoje o Senador Tião Viana merece descansar um pouco com sua família. Dado o trabalho aqui realizado nestes últimos tempos e mais a dedicação a essa tese de doutoramento, certamente seus filhos e sua senhora agora irão precisar mais de S. Exª.

O Senador João Capiberibe também quer manifestar-se. Concedo um aparte a S. Exª, com muita honra.

O Sr. João Capiberibe (Bloco/PSB - AP) - Senador Eduardo Suplicy, são apenas duas palavras, para destacar, evidentemente, o esforço extra a todas as atividades já desenvolvidas pelo Senador Tião Viana. Tive a oportunidade de participar, junto com o Senador, na comunidade de Sena Madureira, de uma belíssima reunião e vi o carinho e a recepção das pessoas humildes ao Senador e ao médico. Essa conjugação, esse equilíbrio é que me parece muito difícil. Além do mais, o Senador Tião Viana é meu vizinho. É um esforço muito grande concluir um doutorado em uma área tão complexa como a da Medicina. Queria aproveitar e juntar a minha voz à de todos os médicos e não-médicos aqui presentes e que precisam tanto desse conhecimento tão bem construído pelo Senador Tião Viana. Muito obrigado.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Muito obrigado, Senador João Capiberibe. Conhecendo tão bem os problemas da Amazônia, por ter governado o Amapá, V. Exª sabe perfeitamente da relevância do trabalho do Senador Tião Viana.

Quero aproveitar estes dois minutos finais para dizer da importância da reunião que o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá amanhã com os vinte e sete Governadores de Estado, visando a coordenação, racionalização e unificação dos programas de transferência de renda.

Trata-se de estar colocando os Programas Bolsa-Escola, Bolsa-Alimentação, Auxílio-Gás e, em outra fase, o Programa de Erradicação do Trabalho infantil, todos de maneira unificada. Certamente, sob a coordenação de Ana Fonseca e Ricardo Henriques, esses programas estarão sendo canalizados. Conforme o artigo de José Graziano da Silva na edição de ontem do Estado de S. Paulo, esse poderá se tornar um passo com bota de sete léguas, transformando a política social que privilegia a lógica excludente do mercado em artífice de um novo modelo de desenvolvimento humano e sustentável.

Sr. Presidente, quero assinalar que é muito importante que esses coordenadores, o Presidente Lula e os Ministros da Casa Civil, da Fazenda, do Planejamento e todos da área social estejam muito atentos ao formato do novo programa de transferência de renda. É preciso que levemos em conta qual o melhor modelo que promova a cidadania, a liberdade real das pessoas, de maneira a assegurar o direito de todos de partilhar a riqueza da Nação e que, ao mesmo tempo, seja consistente com o grau de competitividade que se quer, o melhor para a economia brasileira.

Aprofundarei a análise desse tema, mas quero saudar a reunião que amanhã o Presidente da República fará com os 27 Governadores para dar um passo maior de racionalidade nesses programas de transferência de renda.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/09/2003 - Página 29568