Discurso durante a 131ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Comentários à matéria "Desemprego de 20% é o maior desde 1985", publicada no jornal Diário da Manhã, edição de 26 do corrente.

Autor
Lúcia Vânia (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/GO)
Nome completo: Lúcia Vânia Abrão
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESEMPREGO.:
  • Comentários à matéria "Desemprego de 20% é o maior desde 1985", publicada no jornal Diário da Manhã, edição de 26 do corrente.
Publicação
Publicação no DSF de 30/09/2003 - Página 29591
Assunto
Outros > DESEMPREGO.
Indexação
  • COMENTARIO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, DIARIO DA MANHÃ, ESTADO DE GOIAS (GO), APRESENTAÇÃO, DADOS, PESQUISA, DEPARTAMENTO INTERSINDICAL DE ESTATISTICA E ESTUDOS SOCIO ECONOMICOS (DIEESE), AUMENTO, INDICE, DESEMPREGO, BRASIL.

A SRª LÚCIA VÂNIA (PSDB -GO. Sem apanhamento taquigráfico.) -

DESEMPREGO

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, venho neste momento a esta tribuna para destacar a matéria do Jornal Diário da Manhã, referente à pesquisa realizada pelo DIEESE, sobre o desemprego.

A matéria, de extrema importância, pelo que entendo que a inserção nos anais do Senado é oportuna, no sentido de registrar o alto índice do desemprego e as conseqüências futuras a nível sócio-econômico.

 

************************************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE A SRª. SENADORA LÚCIA VÂNIA EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210 do Regimento Interno.)

************************************************************************************************

            DESEMPREGO DE 20% É O MAIOR DESDE 1985

Da Agência Estado, de São Paulo

O índice de desempregados de 20% da População Economicamente Ativa (PEA) foi o maior apurado para o mês de agosto na série histórica iniciada em 1985 pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese) em parceria com a Fundação Seade. “Este ano está sendo muito complicado para o emprego”, disse hoje a gerente de análise da Fundação Seade, Paula Montagner.

Os maiores índices de desemprego do ano foram registrados em abril e maio, ambos com 20,6% da PEA e, na expectativa da gerente da Fundação Seade, 2003 deverá ter o maior desemprego médio na Grande São Paulo apurado pelas duas instituições. “Este ano será pior do que 1999, que registrou 19,3% de desemprego médio na Grande São Paulo e é o pior da série histórica. Em 2003, essa média deve chegar a 20%”, estimou. Para os próximos meses, a especialista disse ser “quase inevitável” ocorrer alguma recuperação do emprego na região, mas se dará ainda de forma tímida. “Não será nada espetacular.

A taxa de desemprego deverá cair só um pouquinho”, avaliou referindo-se ao período de setembro a dezembro. Como os índices de desemprego fecharão o ano muito altos, as projeções da Fundação Seade e do Dieese indicam um começo de 2004 muito difícil em termos de emprego. “Sazonalmente, nessa época, o desemprego aumenta e já iniciaremos o outro ano em um patamar elevado”, comentou o diretor-técnico do Dieese, Sérgio Mendonça. Para ele, assim como para Paula Montagner, a retomada dos investimentos e o conseqüente crescimento de postos de trabalho deverá se dar a partir do segundo semestre de 2004. “Falo em crescimento, e não em espetáculo”, disse a gerente da Fundação Seade.

Diário da Manhã, de 26 de setembro de 2003.

Goiânia - GO


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/09/2003 - Página 29591