Discurso durante a 126ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Homenagem de pesar pelo falecimento da Sra. Risoleta Neves, viúva do saudoso Presidente Tancredo Neves, ocorrido na cidade do Rio de Janeiro.

Autor
Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem de pesar pelo falecimento da Sra. Risoleta Neves, viúva do saudoso Presidente Tancredo Neves, ocorrido na cidade do Rio de Janeiro.
Publicação
Publicação no DSF de 23/09/2003 - Página 28533
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, RISOLETA NEVES, VIUVA, TANCREDO NEVES, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA.

O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Para encaminhar a votação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, tem razão o Presidente José Sarney. A trajetória de Tancredo Neves foi brilhante, e foi, o tempo todo, acompanhada pela perspicácia, pelo aconselhamento, pela coragem moral e pela solidariedade pessoal de Dona Risoleta Neves. Pessoalmente, vivi a honra de ser seu amigo e amigo de sua família. Meu pai era Líder do Governo de João Goulart no Senado Federal, Tancredo Neves era Líder na Câmara dos Deputados. Eu me acostumei a freqüentar sua casa e a vê-lo freqüentando a minha.

O episódio que culminou com a morte de Tancredo Neves demonstrou ao País a garra de uma mulher que os mais íntimos conheciam. Ela não foi inerte quando Getúlio Vargas renunciou e se suicidou. Ela acompanhou passo a passo a queda de João Goulart. Ela viu, ao lado de Tancredo Neves, o alvorecer do Estado Novo.

Por tudo que representa Dona Risoleta Neves para meus amigos Tancredo Augusto, Breno Neves, meu querido Aécio Neves, para sua filha, por tudo que representa para o País, por tudo que significa para Minas Gerais, a homenagem que se pode prestar neste momento é reconhecer - tanto Tancredo Neves como Milton Nascimento anteviam - que ela também possuía um “coração de estudante”.

Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/09/2003 - Página 28533