Discurso durante a 126ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Homenagem de pesar pelo falecimento da Sra. Risoleta Neves, viúva do saudoso Presidente Tancredo Neves, ocorrido na cidade do Rio de Janeiro.

Autor
José Sarney (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AP)
Nome completo: José Sarney
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem de pesar pelo falecimento da Sra. Risoleta Neves, viúva do saudoso Presidente Tancredo Neves, ocorrido na cidade do Rio de Janeiro.
Publicação
Publicação no DSF de 23/09/2003 - Página 28533
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, RISOLETA NEVES, VIUVA, TANCREDO NEVES, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA.

O SR. JOSÉ SARNEY (PMDB - AP. Para encaminhar a votação. Com revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, venho recordar e homenagear a memória de Dona Risoleta Neves.

Ela não é somente a viúva de Tancredo Neves. Ela é a mulher excepcional, que ajudou a construir o seu destino, com suas virtudes da inteligência, da cultura e da grande sensibilidade.

Era uma mulher humana e sábia, discreta e forte, sabendo navegar nas águas das dificuldades e nos momentos de alegria, com a grandeza e a dignidade da coragem e da suavidade.

Quem no Brasil não se recorda dos momentos dramáticos da doença e da morte de Tancredo, vendo-a não somente nas lágrimas, mas na fé e na bravura, ajudando o povo brasileiro, aliviando com suas palavras de conforto a dor incomensurável que perpassava por todos nós.

Dona Risoleta Neves era uma extraordinária figura humana e uma mulher admirável.

Com ela mantivemos, Marly e eu, não somente uma relação de estreita amizade e querer bem, mas uma admiração pessoal que nos fez servos de sua bondade.

Foi com imensa tristeza e uma recordação que era da vida e dos momentos difíceis que vivemos que eu coloquei as rosas da minha saudade e as palavras do meu afeto, que não murcharão jamais, hoje pela manhã, em São João Del Rei, no seu sepultamento.

É com os olhos em Dona Risoleta e a lembrança de Tancredo Neves que eu sinto que, nesta manhã, a sagrada terra de Minas Gerais recebe para sempre o seu corpo e a sua alma generosa.

Em nome do Senado, associei-me à dor de Inês Maria, Maria do Carmo, Tancredo Augusto, Andréa e Aécio e todos dessa grande família, pela grande perda que é deles, dos seus amigos -- entre os quais me coloco com Marly, Roseana, meus filhos e netos --, mas também de Minas e do Brasil.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/09/2003 - Página 28533