Pronunciamento de Sibá Machado em 02/10/2003
Discurso durante a 134ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Homenagem aos cinquenta anos de criação da Petróleo Brasileiro S/A - PETROBRÁS.
- Autor
- Sibá Machado (PT - Partido dos Trabalhadores/AC)
- Nome completo: Sebastião Machado Oliveira
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- Homenagem aos cinquenta anos de criação da Petróleo Brasileiro S/A - PETROBRÁS.
- Aparteantes
- Valdir Raupp.
- Publicação
- Publicação no DSF de 03/10/2003 - Página 29876
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS), DEMONSTRAÇÃO, IMPORTANCIA, EMPRESA ESTATAL, MODERNIZAÇÃO, DESENVOLVIMENTO ECONOMICO, DESENVOLVIMENTO SOCIAL, DESENVOLVIMENTO TECNOLOGICO, PRESERVAÇÃO, MEIO AMBIENTE, INDEPENDENCIA, PAIS, PRODUÇÃO, PETROLEO, REFORÇO, NACIONALISMO, SOBERANIA NACIONAL, AMPLIAÇÃO, PARTICIPAÇÃO, BRASIL, MERCADO INTERNACIONAL, RECONHECIMENTO, AMBITO INTERNACIONAL, CAPACIDADE, EMPRESA NACIONAL.
O SR. SIBÁ MACHADO (Bloco/PT - AC. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador José Sarney; Sr. Presidente da Petrobras, José Eduardo Dutra; Srªs e Srs. Senadores, demais integrantes da Diretoria da Petrobras, inicialmente agradeço ao Senador Mão Santa por haver me concedido seu tempo, para também tecer as minhas homenagens e alguns comentários.
Do pouco que conheci a história do ex-Presidente Getúlio Vargas, quando eu era militante sindical, aprendi a ter uma verdadeira aversão àquela experiência de Governo. Recentemente, após o curso de Geografia que fiz na Universidade Federal do Acre, aprendi a encarar o Governo de Getúlio Vargas de uma forma bastante diferente. Hoje, devido às adversidades que se viviam naquele momento, período da Segunda Guerra Mundial, admito que foram corajosas as tentativas daquele Governo em conceber um crescimento econômico nacionalista. Por isso, hoje estamos assistindo a esta solenidade de comemoração dos 50 anos da Petrobras. Temos tantas outras experiências, como a Companhia Siderúrgica Nacional, que mostraram que o nosso País precisava criar uma excelência, uma inteligência, uma capacidade de dominar tecnologicamente pontos culminantes da nossa economia.
Com relação à qualidade de serviços, comparo a Petrobras, este verde e amarelo já bastante saudado pelos colegas, ao grande amarelo da Empresa Brasileira de Correios, ao amarelo do Banco do Brasil, ao amarelo da seleção brasileira e à experiência da Embraer, que hoje vende aviões, o que ocasiona inclusive alguns impasses com o governo canadense.
Recentemente, estive na base da Petrobras, no Município de Coari, no Amazonas, juntamente com a Senadora Fátima Cleide, e voltei de lá mais convencido do sucesso do trabalho dessa empresa nesses cinqüenta anos e dos seus cuidados com o social e com o ambiental.
Parabenizo a empresa pelo que vi, com meus próprios olhos, do seu trabalho no coração da Amazônia. A área está praticamente intacta, Sr. Presidente. A floresta praticamente não foi mexida. Sobrevoamos a região de avião e, depois, analisei imagens de satélites. Visitamos alguns poços, conversamos com pessoas. Não é permitida a migração, a nenhuma pessoa é permitida a moradia definitiva na área. E o debate da comercialização do seu principal produto é levado para todos os setores da sociedade. Só de royalties, o Município de Coari passa dos R$2 milhões ao mês. E o produto gás natural ainda está, no máximo, com 10% de sua verdadeira capacidade de exploração, devido a não se ter chegado a um entendimento sobre o gasoduto para Manaus ou para Porto Velho.
O Sr. Valdir Raupp (PMDB - RO) - Senador Sibá Machado, V. Exª me concede um aparte?
O SR. SIBÁ MACHADO (Bloco/PT - AC) - Ouço V. Exª, Senador Valdir Raupp.
O Sr. Valdir Raupp (PMDB - RO) - Parabenizo V. Exª pelo seu pronunciamento em que aborda o gás de urucu, o petróleo de lá extraído, a gasolina, o óleo diesel. Tive oportunidade de ir, por duas vezes, à bacia do Urucu e, realmente, há um projeto fantástico da Petrobras, que extrai petróleo no centro da bacia e da floresta amazônica. Faço um apelo ao nobre Presidente da Petrobras: além da extração do óleo e da gasolina, ajude a viabilizar, o mais rápido possível, a construção do gasoduto que levará o gás da bacia de Urucu a Porto Velho. Será gerada energia elétrica por meio da Termonorte, uma usina já construída, que queima um milhão de litros de óleo diesel por dia, Sr. Presidente, enquanto o gás está se perdendo, parte na atmosfera e parte sendo reingetado no solo, porque não tem onde usá-lo. Por entraves das organizações não-governamentais, do Ministério Público e da Justiça Federal do Amazonas essa obra não foi iniciada, quando já poderia estar sendo concluída e gerando uma energia mais limpa e mais barata na usina termoelétrica de Porto Velho. Isso geraria riquezas, renda e empregos também, porque são R$900 milhões que serão investidos nessa obra. Finalizo parabenizando o nobre Senador Sibá Machado e também os trabalhos que a Petrobras vem fazendo na Amazônia. Muito obrigado.
O SR. SIBÁ MACHADO (Bloco/PT - AC) - Obrigado, Senador Valdir Raupp. Penso que o debate do transporte do gás, da tubulação está sendo feito de uma maneira bastante democrática.
Sr. Presidente, algumas sutilezas dessa empresa têm me deixado bastante feliz. Não estou tratando do grande bloco da área, seu verdadeiro viés, que é a exploração petrolífera, mas de um outro. Parece-me que, na exploração na baía de Campos, no Rio de Janeiro, há um poço com uma perfuração de dois mil metros de profundidade, onde se encontrou uma bactéria que sobrevive a temperaturas bastante elevadas e que se alimenta praticamente de gás sulfúrico. Essa empresa nos traz uma informação importantíssima para outros tipos de pesquisa. Portanto, a ramificação da participação da Petrobras para o conhecimento, para um aprimoramento das condições tecnológicas brasileiras não está tendo fim. Das demais experiências trazidas pelos Colegas, acrescento mais esta.
O Presidente José Eduardo Dutra, por ter sido um militante, conhece muito das causas sociais; por ter sido Senador da República, conhece bastante da situação política, geopolítica local e internacional, e por ser formado em geologia está mais do que apto a exercer esta difícil função de ser Presidente de uma das mais importantes empresas brasileiras, a Petróleo Brasileiro S.A - Petrobras.
Parabéns, Sr. Presidente, ex-Senador José Eduardo Dutra!
Obrigado. (Palmas.)