Discurso durante a 134ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem aos cinquenta anos de criação da Petróleo Brasileiro S/A - PETROBRÁS.

Autor
Augusto Botelho (PDT - Partido Democrático Trabalhista/RR)
Nome completo: Augusto Affonso Botelho Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem aos cinquenta anos de criação da Petróleo Brasileiro S/A - PETROBRÁS.
Publicação
Publicação no DSF de 03/10/2003 - Página 29894
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS), HISTORIA, EVOLUÇÃO, IMPORTANCIA, EMPRESA ESTATAL, DESENVOLVIMENTO, BRASIL, RECONHECIMENTO, AMBITO INTERNACIONAL, CAPACIDADE, EFICACIA, ATUAÇÃO, EMPRESA NACIONAL.

O SR. AUGUSTO BOTELHO (PDT - RR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a Petrobras, neste dia, comemora 50 anos de sua criação. Data tão relevante não poderia passar em vão nesta casa, pois a Petrobras é uma das mais respeitáveis empresas do mundo.

De fato, no dia 3 de outubro de 1953, do Palácio do Catete, antiga sede do Governo Federal, o Presidente Getúlio Vargas enviava mensagem ao povo brasileiro, dando conta de que o Congresso acabara de transformar em lei o plano governamental para a exploração de petróleo.

Na oportunidade, disse Getúlio Vargas:

Construída com capital, técnica e trabalho exclusivamente brasileiros, a Petrobras resulta de uma firme política nacionalista no terreno econômico, já consagrada por outros arrojados empreendimentos, em cuja viabilidade sempre confiei”. “É, portanto, com satisfação e orgulho patriótico que hoje sancionei o texto de lei aprovado pelo poder legislativo, que constitui novo marco da nossa independência econômica.

A lei a que fez alusão Getúlio Vargas é a Lei nº 2.004, de 1953, que criou a Petróleo Brasileiro S.A.

A partir de sua criação, a Petrobras não mais parou de crescer. Hoje, é a maior empresa do Brasil.

Batendo recordes na produção de óleo e gás natural, é a 12º maior companhia mundial de petróleo, empregando diretamente 48.558 pessoas. Está presente em 12 países: Angola, Argentina, Bolívia, Cazaquistão, Colômbia, Estados Unidos, Equador, Guiné Equatorial, Nigéria, Peru, Trinidad & Tobago e Venezuela.

No Brasil, a Petrobras possui uma rede com mais de 7.200 postos de combustível, 16 mil km de dutos cobrindo todo o Território Nacional e uma taxa de crescimento que deve tornar o País auto-sustentável no ano de 2006.

Só para se ter uma idéia da eficiência e grandeza da Petrobras, no período de 1990 a 1999, o índice de sucesso médio para poços exploratórios foi de 35%, ou seja, para cada 100 poços perfurados, 35 mostraram a presença de óleo e/ou gás natural. Mundialmente, este índice é da ordem de 20%. Ademais, a busca de petróleo leva a Petrobras a mergulhar cada vez mais fundo no mar, em profundidades que se aproxima dos 3 mil metros. Pioneira, a empresa mantém incontestável liderança na exploração de águas profundas e ultraprofundas, sendo referência mundial neste particular.

Mais do que o sucesso comprovado pelos números, a Petrobras está presente na vida de todos os brasileiros e leva o nome do Brasil ao redor do mundo, seja pelos constantes patrocínios culturais e sociais, seja fornecendo combustível para a Fórmula 1.

Por tudo o que a Petrobras representa para nosso País, termino este pronunciamento dizendo que, quando penso nesta empresa, símbolo de eficiência, sinto-me mais orgulhoso de ser Brasileiro.

Muito obrigado!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/10/2003 - Página 29894