Discurso durante a 137ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem de pesar ao Deputado José Carlos Martinez, falecido em acidente de avião.

Autor
Valmir Amaral (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/DF)
Nome completo: Valmir Antônio Amaral
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem de pesar ao Deputado José Carlos Martinez, falecido em acidente de avião.
Publicação
Publicação no DSF de 08/10/2003 - Página 30686
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, JOSE CARLOS MARTINEZ, DEPUTADO FEDERAL, ESTADO DO PARANA (PR), PRESIDENTE, PARTIDO POLITICO, PARTIDO TRABALHISTA BRASILEIRO (PTB), VITIMA, ACIDENTE AERONAUTICO, ELOGIO, VIDA PUBLICA.

O SR. VALMIR AMARAL (PMDB - DF. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o Brasil recebeu nesta semana, com muita tristeza, a notícia de que José Carlos Martinez faleceu em acidente de avião. Lamentavelmente perdemos um de nossos grandes políticos. Martinez era um daqueles homens que tinham o dom de saber convergir, de saber congregar forças em desalinho. Uni-las.

Era político nato, de berço e de opção, portanto um homem integrado com o seu País e imbuído dos melhores sentimentos perante seu povo.

Integrava a bancada do Paraná pelo PTB, do qual era o seu Presidente Nacional. Aliás diga-se que comandava brilhantemente e com democracia, ouvindo sempre seus partidários, sendo coerente com as aspirações ideológicas adotadas pelo PTB. Era um homem coerente.

Foi também Deputado Constituinte, tendo com sua atuação marcante, com seu espírito inovador aliado à sua rara capacidade intelectual, contribuído expressivamente para a evolução democrática e do sistema jurídico nacional.

Foram 55 anos de vida. E vendo a biografia desse grande brasileiro, sua luta por um Brasil mais digno, eu diria que a impressão que se tem é a de que viveu mais, tantas as obras deixadas como pessoa pública, tantas as lutas, muitas vitórias e, como todo político, derrotas também, que não o desanimavam e as encarava sempre de frente, de rosto erguido. Sabia, como ninguém, tirar da derrota uma lição positiva, uma outra visão. A derrota, para os grandes homens, é uma oportunidade de rever ações, de admitir a possibilidade de mudança, sempre objetivando o avanço, a melhoria.

Sua presença entre nós era motivo de admiração, pois era determinado e convicto em suas posições.

Martinez será cremado, segundo os jornais, amanhã, quarta-feira, com a presença de políticos, empresários, do povo paranaense, amigos e sua família. Era casado com Dona Maria Beatriz e tinha 4 filhos - Oscar, Mônica, Rodrigo e Priscila.

Aos filhos e esposa queria deixar um fraternal abraço, solidário e triste. Mas peço-lhes que levantem a cabeça pois vocês tiveram a seu lado um dos mais dignos brasileiros, alguém que passou pela vida e deixou sua marca, não só entre os familiares. José Carlos de Castro Martinez marcou definitivamente a história de uma nação.

Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/10/2003 - Página 30686