Discurso durante a 138ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentários a respeito da saída do Deputado Fernando Gabeira do Partido dos Trabalhadores. (como Líder)

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA PARTIDARIA.:
  • Comentários a respeito da saída do Deputado Fernando Gabeira do Partido dos Trabalhadores. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 09/10/2003 - Página 30895
Assunto
Outros > POLITICA PARTIDARIA.
Indexação
  • LEITURA, TRECHO, DOCUMENTO, AUTORIA, CONGRESSISTA, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), SOLICITAÇÃO, FERNANDO GABEIRA, DEPUTADO FEDERAL, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), PERMANENCIA, FILIAÇÃO PARTIDARIA.
  • REGISTRO, DIALOGO, ORADOR, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, ASSUNTO, AFASTAMENTO, FERNANDO GABEIRA, DEPUTADO FEDERAL, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), MOTIVO, DIVERGENCIA, OPINIÃO, POLITICA DO MEIO AMBIENTE, DEFESA, REVISÃO, LIBERDADE DE PENSAMENTO, MEMBROS, COLIGAÇÃO PARTIDARIA.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, mais de 60 Deputados Federais, Senadores e Senadoras do Partido dos Trabalhadores assinaram o documento Fique conosco, companheiro:

O PT, o Governo e o Brasil precisam da sua lucidez, companheiro Gabeira. Suas preocupações são as de milhares de militantes e filiados petistas, anônimos ou não. Ao contrário dos que até agora não o escutaram, queremos que você ouça este apelo e fique no nosso partido. Só juntos poderemos dar novos rumos à nossa política ambiental e fazer do nosso programa, coerentemente, ação governamental. Vamos continuar sonhando alto (de olho na estrela) com os pés no chão (muito bem cuidado).

Seus colegas de Bancada.

Sr. Presidente, ainda ontem conversei com o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Transmiti a Sua Excelência a importância de conversar com o Deputado Fernando Gabeira. Ocorre eventualmente que um Parlamentar entra em desacordo com algumas decisões adotadas pelo Governo. Nessas ocasiões há que se ter um espírito democrático de tolerância para que esse Parlamentar possa, acertadamente, transmitir seu pensamento sobre o que avalia dessa ou daquela decisão, não precisando, necessariamente, que aquele Parlamentar que discorda de uma decisão, seja relativa ao meio ambiente ou a qualquer outro tema, saia do partido por causa dessa discordância. Avalio que esse episódio será de muita relevância para o Partido dos Trabalhadores. Concordam os Senadores Paulo Paim e Heloísa Helena aqui presentes, mas também Ideli Salvatti, Tião Viana, Roberto Saturnino e Serys Slhessarenko.

Assinaram este documento praticamente todos os Senadores que estavam hoje aqui, totalizando mais de 60 Parlamentares do Partido dos Trabalhadores.

Obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/10/2003 - Página 30895