Discurso durante a 143ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Leitura de mensagem da prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, sobre declarações divulgadas na imprensa a respeito da posição de alguns senadores sobre projeto de solicitação de empréstimo junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para transporte na cidade de São Paulo.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESTADO DE SÃO PAULO (SP), GOVERNO MUNICIPAL.:
  • Leitura de mensagem da prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, sobre declarações divulgadas na imprensa a respeito da posição de alguns senadores sobre projeto de solicitação de empréstimo junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para transporte na cidade de São Paulo.
Publicação
Publicação no DSF de 17/10/2003 - Página 32794
Assunto
Outros > ESTADO DE SÃO PAULO (SP), GOVERNO MUNICIPAL.
Indexação
  • LEITURA, NOTA OFICIAL, PREFEITO DE CAPITAL, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ESCLARECIMENTOS, AUSENCIA, CONFLITO, INTERESSE, PREFEITURA, CAPITAL DE ESTADO, SENADOR, REGIÃO NORDESTE, INEXATIDÃO, NOTICIARIO, IMPRENSA.
  • APOIO, SENADOR, ATENÇÃO, TRAMITAÇÃO, PEDIDO, EMPRESTIMO, BANCO NACIONAL DO DESENVOLVIMENTO ECONOMICO E SOCIAL (BNDES), PREFEITURA, MUNICIPIO, SÃO PAULO (SP), ESTADO DE SÃO PAULO (SP), SOLICITAÇÃO, PRESENÇA, AUTORIDADE, ANUNCIO, PROXIMIDADE, EXAME, OPERAÇÃO FINANCEIRA, BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO (BID).

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Agradeço a atenção do Senador Magno Malta.

Serei breve, Sr. Presidente. Gostaria apenas de dar uma explicação sobre as declarações da Prefeita Marta Suplicy, de São Paulo, o que gerou por parte do Senador Demóstenes Torres uma manifestação com apartes, inclusive do Senador Antonio Carlos Magalhães, e também uma manifestação do Senador Jorge Bornhausen, como Presidente do PFL.

Sr. Presidente, gostaria de informar que a Prefeita Marta Suplicy, tendo comigo dialogado, já conversou por telefone com os Senadores Demóstenes Torres, Tasso Jereissati e com a Senadora Patrícia Saboya Gomes, no sentido de esclarecer o que está nesta mensagem de sua autoria que passo a ler:

Prezados Senadores e Senadoras,

quero esclarecer o mal-entendido suscitado pelas notícias veiculadas no dia de hoje referentes à minha ida a Brasília e comentário sobre o Nordeste.

Longe de mim confrontar os legítimos interesses de minha cidade com os pleitos encaminhados pelos Senadores do Nordeste. Até porque, sendo São Paulo a maior cidade nordestina do País, devoto o maior respeito aos irmãos do Nordeste, assim como aos Parlamentares que condignamente os representam.

Marta Suplicy

Prefeita de São Paulo

            Assim, Sr. Presidente, esclareci à Prefeita Marta Suplicy que era mais do que natural que os Senadores do PFL e do PSDB pedissem o esclarecimento devido, diante da solicitação de autorização por parte do Governo Municipal de São Paulo para obtenção de R$493 milhões de empréstimos junto ao BNDES, a fim de realizar obras viárias e melhorar o transporte público para a população de São Paulo - atualmente de mais de 10 milhões e 400 mil habitantes -, assim como fazíamos quando éramos da Oposição e sempre fazemos mesmo, muitas vezes, como Senadores da situação.

Por essa razão, foi solicitada a presença dos Secretários Municipais da Fazenda e dos Transportes do Município de São Paulo. Aqui estiveram os Secretários Luiz Antônio e Jilmar Tatto, que prestaram os esclarecimentos. Os Senadores Jorge Bornhausen e outros, do PFL e do PSDB, solicitaram também a presença do Secretário do Tesouro, bem como do Presidente do BNDES. Dissemos que isso é perfeitamente natural. S. Sªs comparecerão na próxima terça-feira e haverá, muito provavelmente, a decisão favorável à autorização para esse empréstimo.

Ademais, Sr. Presidente, sabemos que houve uma nova solicitação de operação financeira para o Município de São Paulo, relativa ao BID, Banco Mundial, que já está tramitando e deverá, portanto, ser examinada pela Comissão de Assuntos Econômicos. Isso deverá também passar pelo exame muito acurado dos Senadores.

Portanto, nesta Casa, aprendemos sempre a olhar os interesses de todos, dos piauienses, dos capixabas, dos brasileiros de cada Estado.

Assim, Sr. Presidente, agradeço a atenção de todos.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/10/2003 - Página 32794