Discurso durante a 145ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Realização em Brasília do décimo terceiro Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas e do décimo primeiro Workshop ANTROTEC, no período de 20 a 24 do corrente.

Autor
Leomar Quintanilha (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/TO)
Nome completo: Leomar de Melo Quintanilha
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA CIENTIFICA E TECNOLOGICA.:
  • Realização em Brasília do décimo terceiro Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas e do décimo primeiro Workshop ANTROTEC, no período de 20 a 24 do corrente.
Publicação
Publicação no DSF de 21/10/2003 - Página 32922
Assunto
Outros > POLITICA CIENTIFICA E TECNOLOGICA.
Indexação
  • REGISTRO, REALIZAÇÃO, DISTRITO FEDERAL (DF), SEMINARIO, AMBITO NACIONAL, DISCUSSÃO, GESTÃO, PARQUE, TECNOLOGIA, DESENVOLVIMENTO, EMPRESA.
  • ESCLARECIMENTOS, MATERIA, SEMINARIO, DEBATE, FASE, OPERAÇÃO, IMPLANTAÇÃO, ESTRUTURAÇÃO, PARQUE, TECNOLOGIA, COMENTARIO, IMPORTANCIA, INCENTIVO, PESQUISA, APROVEITAMENTO, BIODIVERSIDADE, DESENVOLVIMENTO, BIOTECNOLOGIA, BENEFICIO, BRASIL.

O SR. LEOMAR QUINTANILHA (PMDB - TO. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, Brasília está sendo palco, de hoje até o dia 24, da realização de dois significativos eventos: o XIII Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas e o XI Workshop ANPROTEC, que também trata de incubadoras e parques tecnológicos, parques temáticos no Brasil.

São dois temas do mais alto relevo. O primeiro aborda a Gestão do Conhecimento nas Incubadoras de Empresas, que consiste em reuniões de trabalho importantes para a discussão do movimento brasileiro de incubadoras de empresas, pólos e parques tecnológicos.

O segundo tema aborda “Parques Tecnológicos: situação atual e tendências para o futuro”, com três painéis significativos: o primeiro, “Parques Tecnológicos em Operação”, com a apresentação de três parques tecnológicos que já estão operando há mais de três anos no Brasil, visando identificar as principais dificuldades de implantação e as lições aprendidas; segundo, “Parques Tecnológicos em Implantação”, com a apresentação de três parques tecnológicos em fase de implantação, visando identificar os problemas superados na fase de planejamento e os caminhos que estão sendo traçados para assegurar o empreendimento; e o terceiro e último painel, “Parques Tecnológicos em Estruturação”, com a apresentação de três parques tecnológicos em fase de estruturação e desenvolvimento, procurando identificar as dificuldades e necessidades de projetos em fase inicial, de modo a garantir o futuro do projeto.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, trata-se efetivamente de dois eventos extremamente significativos. Quando o País procura superar as suas dificuldades internas e, sobretudo, aproveitar esse enorme potencial econômico que possuímos, é natural que os investimentos em pesquisas sejam estimulados, é muito importante que as incubadoras de empresas sejam estimuladas, e os parques tecnológicos, o aproveitamento da nossa biodiversidade e os investimentos em biotecnologia sejam efetivamente pauta da ordem do dia deste Brasil que queremos.

Por isso, está de parabéns a Anprotec por patrocinar e encabeçar a realização desses eventos, reunindo aqui os mais diversos segmentos da sociedade civil organizada, técnicos dos mais diversos setores, empresários interessados no desenvolvimento do setor, cientistas e pesquisadores estrangeiros que, também demonstrando seu interesse, vêm contar a sua experiência e dar a sua contribuição ao desenvolvimento desse trabalho, ao encaminhamento dos interesses sociais e econômicos do Brasil.

E faço questão de ressaltar a realização desses eventos, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, porque entendo ser imperativo que todo o País, que os seus diversos Estados procurem desenvolver a pesquisa e a implantação de parques tecnológicos.

Nós do Tocantins, Estado mais novo da Federação, estamos desenvolvendo um esforço muito grande para vencer a etapa primária de desenvolvimento, com a implantação de obras estruturais, procurando atender, ainda, as demandas de saúde e de educação da sua população. Mas não podemos deixar, do mesmo modo e no mesmo instante, de promover, em outra área de ação, a busca pela experiência e do conhecimento da enorme biodiversidade que o nosso Estado tem e do extraordinário potencial de natureza econômica que pode ser aproveitado em benefício da sociedade e do seu povo.

Também há interesse na implantação, no Estado do Tocantins, de um parque tecnológico exatamente para buscar as empresas e empreendedores que querem dividir conosco a tarefa de desvendar os segredos e os mistérios que a biotecnologia ainda tem para que possam ser colocados a serviço da sociedade e do povo brasileiro.

Portanto, é com muita satisfação que registro a realização desses importantes seminários promovidos pela Anprotec, em Brasília, de hoje até o dia 24 de outubro.

Era o que eu queria dizer, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/10/2003 - Página 32922