Discurso durante a 136ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Homenagem de pesar pelo falecimento do Sr. José Carlos Martinez, ocorrido no último fim de semana no Estado do Paraná.

Autor
Papaléo Paes (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AP)
Nome completo: João Bosco Papaléo Paes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem de pesar pelo falecimento do Sr. José Carlos Martinez, ocorrido no último fim de semana no Estado do Paraná.
Publicação
Publicação no DSF de 07/10/2003 - Página 30562
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, JOSE CARLOS MARTINEZ, DEPUTADO FEDERAL, ESTADO DO PARANA (PR), PRESIDENTE, PARTIDO POLITICO, PARTIDO TRABALHISTA BRASILEIRO (PTB), ELOGIO, VIDA PUBLICA.

O SR. PAPALÉO PAES (PMDB - AP. Para encaminhar a votação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, é com grande lamentação que venho falar do trágico acidente envolvendo o grande homem público, Presidente do Partido Trabalhista Brasileiro - PTB, Deputado Federal José Carlos de Castro Martinez.

Administrador de empresas, casado com a Srª Maria Beatriz Ferreira Martinez, tendo como filhos Oscar, Mônica, Rodrigo e Priscila. Exerceu os mandatos eletivos de Deputado Federal nas legislaturas de 1983 a 1987 pelo PDS; Deputado Federal constituinte de 1987 a 1991 pelo PMDB; Deputado Federal de 1999 a 2003, pelo PTB, tendo sido reeleito no último pleito. Todos os mandatos foram pelo Estado do Paraná.

Dentre as atividades parlamentares, atuou na Assembléia Nacional Constituinte, na Subcomissão da Ciência e Tecnologia e da Comunicação, na Comissão da Família, na Comissão da Educação, Cultura e Esportes, da Ciência e Tecnologia e da Comunicação, e desta última foi Vice-Presidente em 1987; nesse mesmo ano foi membro suplente da Subcomissão do Poder Judiciário e do Ministério Público, da Comissão da Organização dos Poderes e Sistema de Governo.

Na Câmara dos Deputados, atuou nas seguintes Comissões Permanentes: Ciência e Tecnologia, da qual foi titular de 1989 a 1990; Ciência e Tecnologia; Comunicação e Informática, da qual foi titular de 1990 a 1991; Comunicações, da qual foi Segundo-Vice-Presidente de 1983 a 1984, e titular de 1983 a 1987; Economia, Indústria e Comércio, da qual foi suplente de 1983 a 1985; Educação, Cultura e Desporto, da qual foi suplente de 1990 a 1991; Educação, Cultura, Esporte e Turismo, da qual suplente de 1989 a 1990; Esporte e Turismo, da qual foi titular de 1983 a 1987; Fiscalização Financeira e Tomada de Contas, da qual foi suplente de 1985 a 1987; e Serviço Público, da qual foi titular de 1985 a 1987. Na CPI da Corrupção na Sunamam e IAA, foi suplente em 1986 e na CPI do Pólo Petroquímico do Sul, foi titular em 1986.

Participou de diversas missões oficiais como representante da Câmara dos Deputados, dentre as quais, foi membro da delegação brasileira em viagem ao Japão, para obter recursos para a agricultura; e visitou o Vale do Silício, para conhecimento de novas tecnologias de ponta para a indústria brasileira, em San José, Califórnia, EUA.

Martinez vinha conduzindo o crescimento do PTB na Câmara dos Deputados de forma harmoniosa, contribuindo expressivamente no Bloco de Apoio ao Governo, mostrando, portanto, a todos nós sua característica do líder político que sempre foi.

O povo paranaense perde um representante de alto quilate, que sabia representar com grandeza a grandeza daquele Estado federado. Que seu exemplo seja seguido por seus sucessores.

Fui filiado ao PTB, onde tive a honra de conhecer esse homem público. Quando da minha candidatura a prefeito de Macapá, em 2000, o Deputado José Carlos Martinez compareceu dando o apoio de que precisávamos, ou seja, a presença de um Líder do PTB naquele Estado. José Carlos Martinez não mediu esforço e compareceu dando apoio moral muito importante para nossa candidatura.

No dia 7 de maio deste ano, desfilei-me do PTB por motivos regionais e ingressei nas fileiras do PMDB. Deixei muitos amigos no PTB, dentre eles o Deputado José Carlos Martinez.

Recentemente, recebi neste plenário a visita do Deputado, que me convidava a voltar às fileiras do PTB. Reconheci naquele gesto um momento de grandeza e de respeito aos políticos, o que confirma a forma como tratava os seus Pares.

Desejo que os seus familiares recebam o merecido consolo dos amigos e que saibam que esta Casa está participando da dor da família. Desejamos a sua esposa e aos seus filhos muita força e muita fé em Deus, para vencer um momento tão difícil da vida familiar.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/10/2003 - Página 30562