Discurso durante a 148ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Importância da cidade de Goiânia como pólo de turismo e de negócios.

Autor
Lúcia Vânia (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/GO)
Nome completo: Lúcia Vânia Abrão
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
TURISMO.:
  • Importância da cidade de Goiânia como pólo de turismo e de negócios.
Publicação
Publicação no DSF de 24/10/2003 - Página 33352
Assunto
Outros > TURISMO.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, CRESCIMENTO, TURISMO, MUNICIPIO, GOIANIA (GO), ESTADO DE GOIAS (GO), ESPECIFICAÇÃO, SETOR, CONVENÇÃO, EMPRESARIO, REGISTRO, OCORRENCIA, CONGRESSO, COOPERAÇÃO ECONOMICA, BRASIL, PAIS ESTRANGEIRO, ALEMANHA, AGRICULTURA, ADMINISTRAÇÃO, MEDICINA, POSSIBILIDADE, ATRAÇÃO, TURISTA, ZONA RURAL, VISITA, RECURSOS NATURAIS, PATRIMONIO HISTORICO.

A SRª LÚCIA VÂNIA (PSDB - GO. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, venho à tribuna para destacar a importância de Goiânia como anfitriã do turismo de negócios. Trata-se de importante segmento da economia que movimenta outros negócios no setor de serviços, com impacto positivo na geração de emprego e recolhimento de impostos.

Os diversos congressos que se realizam no Centro de Convenções de Goiânia representam um acréscimo de clientes e negócios para a rede hoteleira, restaurantes, transportes e lazer. Um dos destaques é o XXI Encontro Econômico Brasil-Alemanha, que se de domingo até quarta-feira, para discutir políticas e estratégias de cooperação entre os dois países.

Além da presença de autoridades do governo alemão, são esperados diretores da indústria automobilística e grandes empresários alemães, no total de 200 homens de negócios que se deslocarão da Europa para visitar nossa capital. O número de inscrições por parte dos empresários superou as expectativas dos organizadores, o que pode ser explicado pelo fato de o evento ocorrer pela primeira vez na região Centro-Oeste do País.

Tivemos neste semestre a Feira Rumos - Congresso de Turismo de Negócios, Eventos do Centro-Oeste, em que estudantes de Turismo, docentes, profissionais e empresários participaram de mesas-redondas e debates sobre o turismo de negócios. Um evento que superou as expectativas, com a parceria da prefeitura e do Sebrae.

O Centro de Convenções mantém repleta sua agenda de eventos de porte nacional que tem atraído a Goiás autoridades do mundo político, cultural e acadêmico. Só para citar alguns dos já realizados: o Seminário de Parapsicologia e Religião, o Congresso Brasileiro do Algodão e o Congresso Nacional de Administração, o Congresso Nacional de Infectologia, o Congresso Brasileiro de Medicamentos Genéricos e o Congresso Brasileiro de Psiquiatria.

Goiás, senhores, dispõe de todas as condições para se inserir como pólo de turismo rural, pois conta com localidades de potencial turístico de beleza insuperável e uma tradição de hospitalidade, como podem confirmar os ilustres Senadores Demóstenes e Maguito e os que conhecem nosso Estado.

Não podemos esquecer cidades históricas como a cidade de Goiás Velho e Pirenópolis e os municípios que compõem a Chapada, localidades que sempre atraem o interesse de ecologistas, estrangeiros e profissionais em busca de atualização profissional.

Temos informações de que uma pesquisa do Sebrae, divulgada no ano passado, aponta que Goiás saltou do 16º para o 6º lugar nacional em dois anos de intensas movimentações profissionais na Capital.

Assim, vejo com entusiasmo, como goiana e como parlamentar, a iniciativa do Centro de Convenções de contribuir para o desenvolvimento econômico da capital com estratégias de turismo de negócios.

É com orgulho para nós que defendemos com paixão nosso estado e nossa capital, ver Goiânia completar 70 anos, assumindo uma posição inovadora e sua vocação para gerar empregos e novos negócios para sua população.

Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/10/2003 - Página 33352