Discurso durante a 152ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Saudações ao consórcio Capim Branco, formado pela Companhia Vale do Rio Doce, pela Companhia Mineira de Metais, do Grupo Votorantim, pela Cemig e por Paineiras, que construirá um complexo energético a ser formado por duas usinas implantadas no rio Araguari.

Autor
Aelton Freitas (PL - Partido Liberal/MG)
Nome completo: Aelton José de Freitas
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ENERGIA ELETRICA.:
  • Saudações ao consórcio Capim Branco, formado pela Companhia Vale do Rio Doce, pela Companhia Mineira de Metais, do Grupo Votorantim, pela Cemig e por Paineiras, que construirá um complexo energético a ser formado por duas usinas implantadas no rio Araguari.
Aparteantes
Maguito Vilela.
Publicação
Publicação no DSF de 31/10/2003 - Página 34374
Assunto
Outros > ENERGIA ELETRICA.
Indexação
  • ANUNCIO, PLANO, INVESTIMENTO, CONSORCIO, EMPRESA, COMPANHIA VALE DO RIO DOCE (CVRD), COMPANHIA ENERGETICA DE MINAS GERAIS (CEMIG), METALURGIA, CONSTRUÇÃO, USINA HIDROELETRICA, RIO ARAGUAIA, BENEFICIO, MUNICIPIO, ARAGUARI (MG), UBERLANDIA (MG), INDIANOPOLIS (MG), ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), PREVISÃO, REFORÇO, ARRECADAÇÃO, IMPOSTO SOBRE CIRCULAÇÃO DE MERCADORIAS E SERVIÇOS (ICMS), ROYALTIES, RECURSOS HIDRICOS, COMPROMISSO, PROTEÇÃO, MEIO AMBIENTE, PARCERIA, GOVERNO MUNICIPAL, CONVENIO, EMPRESA DE ASSISTENCIA TECNICA E EXTENSÃO RURAL (EMATER), UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG), ESCOLA AGROTECNICA FEDERAL.
  • ELOGIO, ATUAÇÃO, AECIO NEVES, GOVERNADOR, ESTADO DE MINAS GERAIS (MG).

O SR. AELTON FREITAS (Bloco/PL - MG. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Eduardo Siqueira Campos, Srªs. e Srs. Senadores, brasileiros que acompanham os trabalhos desta Casa pela Rádio e pela TV Senado, não é sempre que nós, Senadores, ocupamos a tribuna para trazermos boas notícias. Mas hoje, no momento em que caminhamos para o final de um importante ano na política e na economia brasileira, com os Governos dedicando total esforços para viabilizar a geração de emprego e renda no nosso País, como Senador por Minas, tenho o privilégio de fazer uso da palavra para exaltar um importante empreendimento no meu Estado e na minha região, o Triângulo Mineiro, que certamente, Sr. Presidente, renderá frutos, e bons frutos, bastante positivos para o Triângulo e para toda a economia do meu Estado, Minas Gerais.

Quero saudar, neste pronunciamento, os planos de investimento, em meu querido Estado de Minas, com o Consórcio Capim Branco Energia, formado pelas empresas Companhia Vale do Rio Doce, Companhia Mineira de Metais (do grupo Votorantin), Cemig - Centrais Energéticas de Minas Gerais - e Paineiras (do Grupo Suzano).

Nos próximos dois anos e meio este Consórcio estará construindo, na promissora região do Triângulo Mineiro, um importante complexo energético a ser formado por duas Usinas: Capim Branco I e Capim Branco II, que, juntas, terão um potencial de geração de energia de 450 megawatts.

Tais usinas, Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, serão implantadas no rio Araguari, entre os Municípios de Araguari e Uberlândia, motivo pelo qual cumprimento, desde já, as Lideranças dos Municípios de Araguari, de Uberlândia e de Indianópolis, principais Municípios beneficiados com esse empreendimento.

Em tempos de crise econômica, vale destacar o alto valor do investimento previsto pelo Consórcio, que trabalha com recursos da ordem de R$800 milhões. Estima-se que, apenas no estágio inicial da obra, sejam gerados 300 empregos diretos, e que no “pico” da obra 2.500 empregados estejam contratados pelo Consórcio Construtor, por intermédio das agências do Sine, em Minas Gerais.

Outro número significativo, Srªs. e Srs. Senadores, é o que se refere ao futuro incremento da arrecadação tributária do nosso Estado, Minas Gerais. O Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços e a compensação financeira pela utilização de recursos hídricos devem render cerca de R$3 milhões a mais, por ano, aos cofres da nossa Minas Gerais a partir de 2006, quando a Usina Capim Branco I entrará em operação, em janeiro, e a Capim Branco II, em dezembro de 2006.

Trata-se de um precioso reforço de caixa para um Estado que jamais enfrentou uma crise financeira em tão grave proporção como a atual. Motivo pelo qual o nosso atual Governador tem passado por dias e momentos tão difíceis.

Felizmente, Srªs e Srs. Senadores, Minas ainda tem uma história e tradição de força que continuam a fazer de sua terra a anfitriã de grande potencial de empresas de todos os portes e procedência.

Na condição de defensor intransigente do desenvolvimento sustentável, além dos inegáveis benefícios econômicos para o Estado, considero de bom senso ressaltar o claro compromisso do Consórcio Capim Branco em cumprir todas as condicionantes ambientais impostas pelo Conselho de Política Ambiental do Estado de Minas Gerais (COPAM).

O Consórcio também assinou termos de compromisso com as Prefeituras de Uberlândia e Araguari para promover uma série de ações ambientais em parceira com o Poder Público municipal.

Outros convênios com a Autarquia Estadual de Extensão Rural EMATER - empresa de que me orgulho por ter sido Presidente, a EMATER Minas Gerais -, Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Fundação de Desenvolvimento e Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais e Escola Agrotécnica Federal de Uberlândia, já assinados, vão garantir a participação de profissionais de notório saber técnico nos programas ambientais do Consórcio. Todas essas entidades já assinaram convênio com o Consórcio.

Srªs e Srs. Senadores, como se vê, o Consórcio Capim Branco tem um plano de investimento ambicioso, mas, ao mesmo tempo, responsável e criterioso, que deve servir de exemplo para qualquer grande empreendimento que se pretenda viabilizar no País de agora em diante. É também mais uma prova concreta de que é perfeitamente possível aliar o crescimento econômico à preservação ambiental.

Aproveitando a oportunidade, antecipo que no próximo dia 6 de novembro acontecerá, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, FIEMG, uma importante reunião entre representantes do Consórcio Capim Branco e os diretores das câmaras setoriais da entidade.

Durante o encontro, o eminente presidente do Consórcio Capim Branco, Dr. Henrique Di Lelo, e o diretor do Meio Ambiente do Consórcio, Dr. Celso Castilho, darão mais uma boa notícia aos empresários mineiros. Uma significativa parcela de material e equipamentos a serem usados na construção das usinas Capim Branco I e Capim Branco II, na minha região do Triângulo Mineiro, serão adquiridos junto às empresas estabelecidas no Estado de Minas Gerais. Portanto, todo esse incentivo e todo o capital continuará circulando, em forma de benefício, no tão necessitado Estado de Minas, privilegiando o fortalecimento da nossa economia.

Antes de encerrar este pronunciamento, Sr. Presidente, parabenizo mais uma vez, os integrantes do Consórcio. Também não poderia deixar de destacar publicamente a gestão ousada e responsável do nosso Governador, Aécio Neves, à frente do Poder Público estadual, a quem considero, assim como eu, um “jovem metido a velho”, muito responsável, que só fala o que tem certeza e faz o que sabe.

Tendo assumido um Estado em situação financeira quase desesperadora, o nosso Governador Aécio Neves formou uma grande equipe de Governo, à sua semelhança, aliando preparo técnico e boa capacidade de articulação política. O resultado desse Consórcio e dessa composição é ver Minas Gerais sair, a passos seguros, da crise e redirecionando os rumos de sua economia para um crescimento cada vez mais responsável.

O Sr. Maguito Vilela (PMDB - GO) - Permite V. Exª um aparte?

O SR. AELTON FREITAS (Bloco/PL - MG) - Com prazer, ouço V. Exª, nobre Senador Maguito Vilela.

O Sr. Maguito Vilela (PMDB - GO) - Senador Aelton Freitas, quero cumprimentá-lo pelo brilhante pronunciamento, oportunidade em que V. Exª se congratula com Minas Gerais, enaltecendo o seu Estado portentoso, extraordinário, um dos melhores do Brasil e quiçá do mundo, com seus quase mil Municípios. Minas Gerais tem colaborado, e muito, com o Brasil em todos os sentidos, principalmente com relação aos políticos, já que a política de Minas Gerais é uma verdadeira universidade. V. Exª exalta as qualidades do Governador Aécio Neves, de quem tenho o privilégio de ser amigo, fui seu colega na Câmara Federal, realmente S. Exª é um extraordinário político e de um futuro promissor no País, e que, apesar de estar enfrentando dificuldades, as têm superado. Temos a certeza de que Aécio Neves, ao final do seu mandato, terá feito um grande Governo. E V. Exª, um jovem oriundo da zona rural, agrônomo, competente, vem prestando relevantes serviços ao Senado e ao Brasil. Congratulo-me com V. Exª, com o Governador Aécio Neves e com todos os políticos mineiros, que têm honrado e dignificado o nosso Brasil. Parabéns pelo pronunciamento. Sucesso na condução do seu mandato nesta Casa e junto ao Governador Aécio Neves no desenvolvimento de Minas, importante Estado da Federação. Muito obrigado.

O SR. AELTON FREITAS (Bloco/PL - MG) - Agradeço a V. Exª o aparte e a solidariedade. Felizmente, os três Senadores de Minas Gerais têm representado muito bem o Estado, procurando ajudar o nosso Governador em todas as dificuldades que ele vem passando, junto com todos os Ministros.

O Governador Aécio Neves e o Secretário de Desenvolvimento Wilson Brumer, bem como suas competentes equipes, merecem todo o nosso apreço e apoio pelo esforço em devolver a Minas Gerais a condição de um dos melhores Estados para se investir no País.

Para todo o Consórcio Capim Branco fica aqui a saudação de um mineiro que acredita na força do Estado e em sua plena recuperação no mais curto espaço de tempo possível. Portanto, parabéns aos executivos do grupo pela decisão de confiar na economia e sobretudo na garra da gente mineira. Que não falte ao Consórcio Capim Branco sorte e determinação para colocar em prática, com muito sucesso, um plano de trabalho tão bem elaborado. Minas espera e precisa dessa literal injeção de energia.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 31/10/2003 - Página 34374