Discurso durante a 153ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem pelos 15 anos de fundação do Estado do Tocantins.

Autor
João Ribeiro (PFL - Partido da Frente Liberal/TO)
Nome completo: João Batista de Jesus Ribeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem pelos 15 anos de fundação do Estado do Tocantins.
Publicação
Publicação no DSF de 01/11/2003 - Página 34697
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, ESTADO DO TOCANTINS (TO), REGISTRO, HISTORIA, LUTA, EMANCIPAÇÃO, ELOGIO, DESENVOLVIMENTO.

O SR. JOÃO RIBEIRO (PFL - TO. Sem apanhamento taquigráfico.) -

TOCANTINS

Aos 15 anos de Fundação de um Estado Consolidado

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, assumo hoje a tribuna para registrar nos Anais desta Casa Legislativa a passagem dos 15 anos de fundação do Estado do Tocantins.

Criado no final da década de 1980, mediante o desmembramento de cerca de 277 mil km², antes pertencente ao Estado de Goiás, representa conquista da acalentada autonomia administrativa, sobre a qual trago na memória saudosos fatos dos dias de luta política quando ainda atuava na Assembléia Legislativa de Goiás na defesa da emancipação e criação do nosso grandioso Estado, animados que éramos pelo ideário da “libertação do povo ‘nortense’ ”.

Lembro-me, ainda, com mais satisfação, que fui o único Deputado Estadual, daquela ainda região de Goiás, partidário do grande artífice de todo o processo de criação do Tocantins, nosso ilustre e eterno governador Siqueira Campos, que batalhou incessantemente até a vitória, por quase duas décadas, pela emancipação desse estado que hoje figura entre as Unidades Federativas de maior destaque na região.

É longa a história da busca da nossa autonomia, a qual já era desejada desde setembro de 1821, quando o desembargador Joaquim Teotônio Segurado proclamou o governo autônomo do Tocantins, na tentativa de destacar parte da área que compunha a Comarca do Norte, criada por Dom João VI em 1809, como forma de protesto contra o histórico isolamento imposto à região. Seu governo teve curta duração, servindo, no entanto, para espalhar o sentimento separatista entre a população.

Em 1920 a divisão entre o norte e o sul de Goiás era novamente defendia sem sucesso, desta feita pelo ministro da Viação e Obras Públicas, José Pires do Rio, que foi titular da pasta durante o governo do presidente Rodrigues Alves.

Já no quarto final do século passado, a idéia ganhou força na forma de projeto de lei do então deputado federal Siqueira Campos. Duas vezes aprovado pelo Congresso Nacional, o projeto não logrou as indispensáveis sanções presidenciais sendo vetado nas duas ocasiões por ser considerado medida onerosa e desprovida de interesse público.

Mas, felizmente, os constituintes de 1988, em um dos muitos momentos de grande e clara visão de futuro, compreenderam a importância e a urgente necessidade do desmembramento do território brasileiro como condição sem a qual não seria possível desenvolverem-se os extensos campos do centro-norte brasileiro, resolveram então incluir na nova Carta Magna, promulgada em outubro de 1988, a criação do novo Estado de Tocantins, como consta no Artigo 13 do Ato das Disposições Transitórias daquele Diploma máximo brasileiro.

Ali estava marcado, de forma indelével, o início da redenção daquela então pouco lembrada região brasileira, fazendo surgir o povo tocantinense sob a égide do espírito de cidadania incorporado, que foi, pela nova Constituição Federal.

Dirigido, até aqui, por homens comprometidos com sua consolidação e desenvolvimento, o Estado do Tocantins soube, por isso, aproveitar com discernimento e competência as garantias constitucionais que cercam a criação de uma nova unidade federativa.

Além disso, vem gerando, permanentemente, as condições ideais para o tão necessário crescimento sócio-econômico da tão sofrida região do norte brasileiro.

Essa feliz sucessão de homens públicos cônscios da enorme responsabilidade de levar o Tocantins a lugar de destaque entre as unidades federativas da nossa Nação, como fica evidente pelos crescentes índices de melhoria da qualidade de vida da sua população, tem garantido, ao longo do tempo, a implementação de uma política pública voltada a fazer do Tocantins o estado das grandes iniciativas tanto do setor governamental quanto do setor privado.

Fato, aliás, que tenho trazido amiúde ao conhecimento de meus pares nos últimos pronunciamentos que fiz aqui desta mesma tribuna.

Ano após ano vem sendo criada a infra-estrutura necessária para o progresso econômico-financeiro-social do nosso Tocantins, habilitando-nos a nos integrar aos outros grandes centros de desenvolvimento existentes no Brasil e a ocupar a liderança política, de forma inequívoca, em nossa Região.

Está de parabéns o povo tocantinense que nesses primeiros quinze anos de existência mostrou à nação brasileiro que surgiu no coração do País um Estado da Federação promissor, competente, forte e formado por um povo senhor de seu destino.

Era o que tinha a dizer.

Obrigado!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/11/2003 - Página 34697