Discurso durante a 154ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Instalação de uma indústria de cimento do Grupo Votorantim no Estado do Tocantins.

Autor
João Ribeiro (PFL - Partido da Frente Liberal/TO)
Nome completo: João Batista de Jesus Ribeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA INDUSTRIAL.:
  • Instalação de uma indústria de cimento do Grupo Votorantim no Estado do Tocantins.
Publicação
Publicação no DSF de 04/11/2003 - Página 34795
Assunto
Outros > POLITICA INDUSTRIAL.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, DECISÃO, ANTONIO ERMIRIO DE MORAES, EMPRESARIO, INSTALAÇÃO, INDUSTRIA, CIMENTO, MUNICIPIO, FILADELFIA (TO), ESTADO DO TOCANTINS (TO), IMPORTANCIA, CRIAÇÃO, EMPREGO, RENDA, POPULAÇÃO.

O SR. JOÃO RIBEIRO (PFL - TO. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, José Sarney, Srªs e Srs. Senadores, com alegria, registro que o Grupo Votorantim, de propriedade e sob o comando do Sr. Antônio Ermírio de Moraes, até que enfim, instalará uma indústria de cimento no meu Estado, Tocantins, na região de Filadélfia. Há muito tempo, ele tem a concessão da lavra do calcário, que possibilita a industrialização do cimento. A instalação dessa indústria só está sendo possível em função do avanço da Ferrovia Norte-Sul, que, para minha alegria, Sr. Presidente - devo dizer -, foi lançada por V. Exª, quando Presidente da República. Somos parceiros da mesma idéia, um projeto, sem sombra de dúvida, de interesse nacional, pelo qual tanto temos lutado.

Por ocasião da campanha eleitoral, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em visita ao Estado de Tocantins, disse que era seu desejo concluir as obras inacabadas e que uma das prioridades de seu Governo seria a Ferrovia Norte-Sul dentro do território tocantinense.

Na verdade, a obra necessita de recursos, a fim de que possamos fazê-la avançar ainda mais. Como disse, o Grupo Votorantim implantará a indústria de cimento, que, sem dúvida, gerará emprego e renda para a população.

Ainda na semana passada, falava a esse respeito, pois uma de minhas maiores preocupações em relação à população do meu Estado e do Brasil é a geração de emprego e renda. Quando o cidadão possui emprego, a família vive melhor.

Portanto, quero aqui enaltecer a decisão do grupo Votorantim. Desejo até, Sr. Presidente, fazer uma visita a esse grupo lá em São Paulo, para, é claro, declarar o nosso apoio a esse projeto tão importante. Quando um empresário vai ao nosso Estado - já dizia o ex-Governador Siqueira Campos e o diz o atual Governador, Marcelo Miranda, que foi recebido pelos diretores dessa empresa -, temos que estender tapete vermelho para ele, oferecendo-lhe todo o apoio que pudermos. E esse grupo, portanto, lá estará em função da ferrovia, num futuro bem próximo. A empresa ficará a uma distância de, mais ou menos, vinte quilômetros dessa jazida, que irá produzir cimento para a população do Tocantins e do Brasil.

A nossa Bancada no Senado e na Câmara dos Deputados, juntamente com o Governador Marcelo Miranda, com os homens e mulheres tocantinenses, está lutando arduamente para que possamos levar a indústria para o Tocantins.

E neste momento tão difícil da vida nacional, tenho, Sr. Presidente, que registrar com alegria essa decisão do Grupo Votorantim de instalar uma indústria de cimento no Município de Filadélfia, próximo a Babaçulândia e à cidade de Araguaína, que me elegeu Prefeito, Vereador, Deputado e Senador.

Então, registro esse fato com muita alegria e convido os empresários que não conhecem Tocantins a visitarem essa nova Unidade da Federação, o mais jovem Estado brasileiro, está dando exemplos e exemplos bons, que deu tão certo e que vem honrando com os seus compromissos! É muito bom para o Estado quando um empresário chega e vê a construção de rodovias, sua malha sendo construída, o povo feliz e contente, porque o pagamento está em dia. Enfim, lá o Governo tem cumprido o seu papel, tem cumprido com a sua obrigação.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/11/2003 - Página 34795