Discurso durante a 155ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da reunião da Comissão Especial da Câmara dos Deputados, encarregada de estudar a recriação da extinta Sudam. (como Líder)

Autor
Mozarildo Cavalcanti (PPS - CIDADANIA/RR)
Nome completo: Francisco Mozarildo de Melo Cavalcanti
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • Registro da reunião da Comissão Especial da Câmara dos Deputados, encarregada de estudar a recriação da extinta Sudam. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 05/11/2003 - Página 35138
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • PARTICIPAÇÃO, ORADOR, AUDIENCIA PUBLICA, ASSEMBLEIA LEGISLATIVA, ESTADO DE RONDONIA (RO), INICIATIVA, MEMBROS, COMISSÃO ESPECIAL, CAMARA DOS DEPUTADOS, ANALISE, PROJETO DE LEI, CRIAÇÃO, SUPERINTENDENCIA DO DESENVOLVIMENTO DA AMAZONIA (SUDAM), IMPORTANCIA, APROVAÇÃO, PROPOSTA, CONGRESSO NACIONAL, REDUÇÃO, DESIGUALDADE REGIONAL.

O SR. MOZARILDO CAVALCANTI (PPS - RR. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, registro a reunião que ocorreu ontem, no meu Estado, Roraima, da Comissão Especial da Câmara dos Deputados encarregada de analisar e votar o projeto de lei complementar que cria a nova Sudam. Foi uma audiência pública realizada na Assembléia Legislativa do Estado, em que foram ouvidos vários segmentos da sociedade, principalmente a classe produtora, mas também a classe política.

O Presidente, Deputado Átila Lins, estava presente à reunião, assim como o Relator e outros membros da Comissão.

Quero ressaltar a importância dessas audiências, que se concluem hoje em Manaus, Estado do Amazonas, e o compromisso assumido com os membros da Comissão de aprovar na Câmara dos Deputados ainda este mês o projeto de lei complementar, para que ele possa ser aprovado no Senado até o fim dos trabalhos, em 15 de dezembro.

A recriação da Sudam sob novo modelo é muito importante para todos os Estados da Amazônia Legal, principalmente para os ditos periféricos, como o Acre, o Amapá, Rondônia e Roraima. São Estados menores, mais pobres, que, infelizmente, não foram atendidos adequadamente pela antiga Sudam. Somente os grandes Estados foram efetivamente aquinhoados.

Portanto, com o novo modelo que está por ser aprovado, muito discutido anteriormente e agora, no âmbito da Comissão Especial da Câmara, temos certeza de que vamos ter um projeto aperfeiçoado, que não precise ser mudado no Senado e possa ser aprovado de maneira rápida. Assim, num curto espaço de tempo, podemos obter os benefícios que esperamos da nova Sudam.

Como tem dito o Ministro Ciro Gomes, por recomendação do Presidente Lula, está-se buscando um modelo o mais blindado possível contra a corrupção, mas também se espera que seja um modelo mais ágil, que busque eliminar não só as desigualdades regionais no País, mas também as intra-regionais, porque a Amazônia, que corresponde a mais ou menos 60% do território nacional, tem realmente disparidades enormes. Não podemos comparar, por exemplo, o Pará ou o Mato Grosso com Roraima, Acre ou Amapá, que precisam muito mais de investimentos e de incentivos do que esses Estados, que, embora distantes do Sul e do Sudeste em temos de desenvolvimento econômico, estão muito na frente dos nossos Estados menos desenvolvidos da Região Amazônica.

Sr. Presidente, espero que a Comissão presidida pelo Deputado Átila Lins, que é do nosso partido, o PPS, possa concluir rapidamente os seus trabalhos e encaminhar o projeto para votação pelo Plenário da Câmara, e daí ser enviado ao Senado, a fim de que também possamos ter a oportunidade de aprová-lo de maneira rápida.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/11/2003 - Página 35138