Discurso durante a 157ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Satisfação pela recuperação, conservação e manutenção de toda a extensão da Belém-Brasília.

Autor
Ana Júlia Carepa (PT - Partido dos Trabalhadores/PA)
Nome completo: Ana Júlia de Vasconcelos Carepa
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DE TRANSPORTES.:
  • Satisfação pela recuperação, conservação e manutenção de toda a extensão da Belém-Brasília.
Publicação
Publicação no DSF de 07/11/2003 - Página 35792
Assunto
Outros > POLITICA DE TRANSPORTES.
Indexação
  • REGISTRO, ANUNCIO, GOVERNO FEDERAL, LIBERAÇÃO, RECURSOS, RECUPERAÇÃO, CONSERVAÇÃO, MANUTENÇÃO, RODOVIA, LIGAÇÃO, MUNICIPIO, BELEM (PA), ESTADO DO PARA (PA), BRASILIA (DF), DISTRITO FEDERAL (DF), IMPORTANCIA, INICIATIVA, INTEGRAÇÃO, ESTADOS.
  • ESCLARECIMENTOS, INVESTIMENTO, OBRA PUBLICA, BANCO MUNDIAL, GOVERNO FEDERAL, PROGRAMA, RECUPERAÇÃO, TRANSPORTE RODOVIARIO, EXPECTATIVA, ASSINATURA, DOCUMENTAÇÃO, ANDERSON ADAUTO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DOS TRANSPORTES (MTR), REGULAMENTAÇÃO, RESTAURAÇÃO, RODOVIA.

A SRª ANA JÚLIA CAREPA (Bloco/PT - PA. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Senadores, é com satisfação que ocupo a tribuna no dia de hoje para, de forma breve, comunicar a V. Exªs e ao público, especialmente da minha região e do meu Estado, o Pará, sobre a recuperação, conservação e manutenção dos 2.061 km da rodovia Belém-Brasília, portanto, de sua extensão.

Quero registrar, Sr. Presidente, que a decisão do governo pela realização desta obra é resultado da soma de esforços de muitos, parlamentares, entidades da sociedade civil, autoridades do executivo, em atendimento a reivindicação histórica da população do Pará, do Tocantins e do Goiás, Estados que são cortados pela rodovia Belém-Brasília, que cumpre importante papel de integração nacional e que está ao abandono há vários anos.

Para realização desta obra, serão investidos R$227,9 milhões, provenientes do Banco Mundial e de contrapartida do governo brasileiro e fazem parte do Programa CREMA (Contrato de Restauração e Manutenção da Malha Rodoviária Federal). Importante ressaltar que a alocação desses recursos, apesar das dificuldades por que passa o caixa do governo, especialmente para os investimentos, resulta de ampla articulação que envolveu o governo federal e parlamentares de vários Estados e de vários partidos, viabilizando o remanejamento dos recursos. Ações como essa estão sendo possíveis sobretudo pela disposição de o governo Lula dialogar com a sociedade, como condição precípua para se estabelecerem as prioridades do governo.

Por fim, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, no dia de amanhã, 07 de novembro, estarei acompanhando o Ministro dos Transportes, Sr. Anderson Adauto, em Belém, por ocasião da assinatura da ordem de serviço para início das obras da BR-010 (Rodovia Belém-Brasília) e para a assinatura, também, de convênio de cooperação técnica entre o Ministério dos Transportes e a Prefeitura de Belém referente à continuidade de importante obra de adequação da principal entrada de Belém, conhecida pelos paraenses como entroncamento.

Era o que tinha a dizer.

Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/11/2003 - Página 35792