Discurso durante a 160ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentários sobre a crescente produtividade das lavouras do Centro-Oeste.

Autor
Valmir Amaral (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/DF)
Nome completo: Valmir Antônio Amaral
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA AGRICOLA. POLITICA DE TRANSPORTES.:
  • Comentários sobre a crescente produtividade das lavouras do Centro-Oeste.
Publicação
Publicação no DSF de 12/11/2003 - Página 36195
Assunto
Outros > POLITICA AGRICOLA. POLITICA DE TRANSPORTES.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, AUMENTO, PRODUTIVIDADE, AGRICULTURA, REGIÃO CENTRO OESTE, APOIO, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), DESENVOLVIMENTO TECNOLOGICO, ESPECIFICAÇÃO, SOJA, MELHORIA, RESISTENCIA, ESPECIE.
  • DEFESA, CONSTRUÇÃO, FERROVIA, LIGAÇÃO, REGIÃO CENTRO OESTE, LITORAL, ESTADO DA BAHIA (BA), BENEFICIO, ESCOAMENTO, COMERCIALIZAÇÃO, SOJA, MERCADO EXTERNO, MERCADO INTERNO, REGIÃO NORDESTE.

O SR. VALMIR AMARAL (PMDB - DF. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, minha presença na tribuna do Senado Federal destina-se, desta feita, a tecer comentários sobre a crescente produtividade das lavouras do Centro-Oeste, fato positivamente relevante que se deve ao desenvolvimento tecnológico decorrente dos inegáveis avanços obtidos pela Embrapa, entidade que, ao longo dos anos, vem modificando, para muito melhor, a agropecuária brasileira.

No início de 2003, a Expedição Soja 2003, formada por membros de governos estaduais, pesquisadores e líderes cooperativistas, visitou lavouras nos Estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, constatando fatos que representam um alento para nossa economia regional.

Ainda que o plantio da atual safra tenha se atrasado em função da estiagem de outubro passado, investimentos em adubação e fungicidas, além de significativa irrigação, fizeram com que a produtividade das lavouras do Centro-Oeste permanecesse nos níveis de anos anteriores, sempre superior a cinqüenta sacas por hectare.

A Embrapa tem participado ativamente do cenário de pesquisa e desenvolvimento rural de nossa região, em parceria com suas congêneres estaduais, como a Fundação Mato Grosso e outras, identificando variedades resistentes a fungos, os quais ainda representam a grande ameaça à agricultura nacional.

Para que se tenha uma idéia, um fungo como a ferrugem asiática nos preocupa desde 2001. Oriunda do Paraguai, essa praga assolou as lavouras do Paraná. Como o combate à doença ainda não se reveste de sucesso integral, pode ocorrer perda de até 80% de uma lavoura atingida.

Sr. Presidente, outra questão que precisa ser colocada na avaliação que ora faço é a da logística de armazenamento, transporte e processamento industrial de nossos produtos agrícolas regionais.

Do ponto de vista comercial e também levando em consideração nossas necessidades regionais, temos que considerar como prioritários o mercado exportador e o da região Nordeste, que se constitui em expressivo consumidor, principalmente de soja e de seus subprodutos.

Para atingirmos ambos os mercados, os corredores ora utilizados são longos e extremamente onerosos, sendo de fundamental importância que se viabilize uma ligação ferroviária entre o Centro-Oeste e o litoral da Bahia, que consumiria menos recursos e demandaria menores prazos para a distribuição de nossa produção.

Esse é um projeto de integração regional que teria, seguramente, alta viabilidade econômica e relevante sentido de integração social de nossa população interiorana, não só do Centro-Oeste, mas abrangendo o Oeste do Estado da Bahia, região que vem se configurando, também, como expressivo produtor agrícola.

Srªs e Srs. Senadores, a sintética avaliação que fiz de nossa agricultura regional tem o objetivo básico de chamar a atenção de meus ilustres Pares para a continuada necessidade de fortalecimento dessa atividade, que, indubitavelmente, continua sendo uma das molas propulsoras de nosso desenvolvimento econômico e social, havendo a ressaltar que se trata, na opinião dos economistas, da atividade com maior velocidade de retorno de investimentos efetuados, tanto para empresários como para o setor público.

Prestigiar a agricultura é altamente sensato em termos de planejamento nacional e, no momento em que nos cabe avaliar o planejamento governamental para os próximos anos, devemos ter isso em alta e permanente conta.

Era o que tinha a dizer.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/11/2003 - Página 36195