Fala da Presidência durante a 128ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Reitera sua posição de sempre cumprir o Regimento Interno da Casa a respeito de solicitação de adiamento da Ordem do Dia.

Autor
José Sarney (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AP)
Nome completo: José Sarney
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR. REGIMENTO INTERNO.:
  • Reitera sua posição de sempre cumprir o Regimento Interno da Casa a respeito de solicitação de adiamento da Ordem do Dia.
Publicação
Publicação no DSF de 25/09/2003 - Página 28840
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR. REGIMENTO INTERNO.
Indexação
  • AGRADECIMENTO, SOLIDARIEDADE, ARTHUR VIRGILIO, SENADOR.
  • REITERAÇÃO, POSIÇÃO, ORADOR, RESPEITO, CUMPRIMENTO, REGIMENTO INTERNO, SOLICITAÇÃO, ADIAMENTO, ORDEM DO DIA, ATENDIMENTO, ACORDO, LIDERANÇA.

O SR. PRESIDENTE (José Sarney) - Senador Arthur Virgílio, em primeiro lugar, agradeço a V. Exª as palavras generosas a meu respeito. Em segundo lugar, devo à Casa um esclarecimento do meu envolvimento nesse episódio.

Jamais tenho outra razão, na Presidência desta Casa, senão as razões de manter o Senado em sua estatura e cumprir o Regimento da Casa. Jamais qualquer posição política que eu possa ter interferirá nas decisões que deverei tomar para manter a atitude desta Casa. Isso tem sido feito ao longo de toda a minha vida. O Senado, Casa a que pertenço há quase 30 anos, é testemunha dessa conduta.

Estava eu em minha casa quando recebi uma ligação do Sr. Líder da Maioria, dizendo-me que estava solicitando o adiamento da pauta e que contava justamente com apoio do Senador Renan Calheiros e dos Partidos da Maioria. Minha convicção era a de que havia a unanimidade para que isso fosse procedido.

Adiamento da Ordem do Dia desta Casa não é assunto inusitado, tem sido feito muitas vezes, e não havia por que eu julgar que não fosse algo acordado, até mesmo porque esta Casa é uma Casa de Líderes. E, toda vez em que há consenso, sempre decidimos de acordo com o consenso dos Líderes.

Com problema particular em casa, tendo que sair e voltar para lá, aqui cheguei rapidamente para cumprir com a decisão de adiar a Ordem do Dia, julgando que se tratava de uma decisão já tomada pelos Srs. Líderes. Não acompanhei as decisões tomadas na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania a esse respeito. Eu não tinha conhecimento de nenhuma discussão ou divergência a respeito da Ordem do Dia hoje, aqui.

Dessa maneira, jamais - os que me conhecem sabem - eu cometeria qualquer ato que não fosse baseado no Regimento e nos interesses da Casa. Jamais dou a qualquer Colega o direito de julgar que eu tenha uma conduta subalterna em qualquer situação. Por isso, penso que não devo ter um julgamento dessa natureza nesta Casa.

Recebo as palavras de V. Exª como palavras de solidariedade e, ao mesmo tempo, no momento em que todos manifestaram uma opinião contrária, fui o primeiro a chegar aqui para formalizar o requerimento e submetê-lo à decisão da Casa. Este é o meu desejo e assim vou presidi-la.

Fique V. Exª tranqüilo, bem como todos as Srªs e Srs. Senadores, porque nenhuma motivação ou razão me levará a sair dessa conduta e dessa direção, e jamais as ofensas que possa ter recebido e as injustiças que possa merecer me farão afastar desse caminho que devo ao Senado Federal.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/09/2003 - Página 28840