Discurso durante a 162ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem ao Dia Nacional do Vereador.

Autor
Eduardo Siqueira Campos (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/TO)
Nome completo: José Eduardo Siqueira Campos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem ao Dia Nacional do Vereador.
Publicação
Publicação no DSF de 14/11/2003 - Página 36893
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, DIA NACIONAL, VEREADOR, IMPORTANCIA, POLITICO, PROXIMIDADE, POPULAÇÃO, MUNICIPIOS.

O SR. EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS (PSDB - TO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, trago a esta tribuna o sentimento das cidades brasileiras e não há, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, em nenhuma cidade deste imenso Brasil um endereço mais conhecido do que a casa das srªs e dos srs. vereadores. Não há legislativo mais próximo e mais representativo do que as câmaras municipais.

Fui prefeito, hoje sou Senador, mas reconheço o importante trabalho desenvolvido pelos srs. vereadores no apoio a nossa administração e ao trabalho que realizamos na cidade de Palmas, assim como o trabalho que é realizado por todos os vereadores em todas as cidades do meu Tocantins e do nosso País.

Gostaria de lembrar a esta Casa, que ajudou a criar o Tocantins, que foi exatamente em uma câmara municipal, no ano de 1965, que o Vereador José Wilson Siqueira Campos deu o grito pela retomada da luta da criação do Estado do Tocantins. Foi de lá que essa luta secular foi revitalizada e, posteriormente, concluída no âmbito da Assembléia Nacional Constituinte, em que nasceu o nosso querido Tocantins.

Quero deixar, na pessoa do Presidente da Câmara Municipal de Palmas, Wanderlei Barbosa Castro; do 1o Vice-Presidente, Tenente Célio do Carmo, presente nesta sessão, representando a Câmara, juntamente com o Vereador Humberto Mascarenhas, os meus expressivos cumprimentos, o meu reconhecimento não só a eles, mas também a todos os vereadores das diversas cidades do meu Estado e do País.

Costumamos dizer, na linguagem popular, que o vereador é o pára-choque da política nacional. A eles, as minhas homenagens.

Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/11/2003 - Página 36893