Discurso durante a 161ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Transcrição de documento encaminhado por S.Exa. à liderança do PT, referente ao seu posicionamento quanto à reforma da Previdência, em especial sobre a regra de transição, a paridade, a contribuição dos inativos e o subteto.

Autor
Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
Nome completo: Paulo Renato Paim
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
PREVIDENCIA SOCIAL.:
  • Transcrição de documento encaminhado por S.Exa. à liderança do PT, referente ao seu posicionamento quanto à reforma da Previdência, em especial sobre a regra de transição, a paridade, a contribuição dos inativos e o subteto.
Publicação
Publicação no DSF de 13/11/2003 - Página 36794
Assunto
Outros > PREVIDENCIA SOCIAL.
Indexação
  • COMENTARIO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, OFICIO, ENCAMINHAMENTO, LIDERANÇA, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), ESCLARECIMENTOS, POSIÇÃO, ORADOR, PROPOSTA, REFORMULAÇÃO, PREVIDENCIA SOCIAL.

O SR. PAULO PAIM (Bloco/PT - RS. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, quero que fique registrado nos Anais da Casa documento que encaminhei à Liderança do meu Partido, deixando muito claro as minhas posições em relação à reforma da Previdência e às alternativas que apresentei, mas que infelizmente não foram aceitas.

O SR. PRESIDENTE (Romeu Tuma) - O tempo já se esgotou, porém V. Exª poderá fazer sua exposição o mais breve possível.

O SR. PAULO PAIM (Bloco/PT - RS) - Sinto-me contemplado com o fato de V. Exª acatar o documento que estou encaminhando à Mesa.

O SR. PRESIDENTE (Romeu Tuma) - Será encaminhado e publicado, sem dúvida alguma. Caso V. Exª queira fazer referência ao documento, poderá fazê-lo.

Será acatada a solicitação de V. Exª.

O SR. PAULO PAIM (Bloco/PT - RS) - Sr. Presidente, falo aqui da importância da regra de transição, da paridade, da questão emblemática da contribuição dos inativos e do subteto. São esses quatro temas que explico e os encaminhei à Liderança do meu Partido ainda no dia 06 de novembro.

Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

********************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR PAULO PAIM EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210 do Regimento Interno.)

********************************************************************

Of. nº 202/2003 - PVPR

Brasília, 6 de novembro de 2003.

     Senhor Líder,

            Em resposta ao ofício nº 192-10/2003 - GLDBAG, de 5 de novembro do corrente, gostaria de explicitar minha opinião com relação à Reforma da Previdência:

1.     Não sou contra a Reforma;

2.     Preocupa-me a redação dada à paridade na Câmara, pois entendo que ficou dúbia e que, com isto, pode-se excluir desse direito cerca de 750 mil servidores. Estou certo de que a saída para esta questão seria uma Emenda Supressiva na PEC 67, o que não faria com que a mesma retornasse à Câmara e permitira os necessários ajustes à PEC 77;

3.     Poderíamos igualmente, com uma Emenda Supressiva na PEC 67, assegurar o subteto único nos estados;

4.     A regra de transição pode ser redigida de modo que os mais pobres, que começaram mais cedo a trabalhar, não sejam tão penalizados;

5.     Podemos, também, avançar na discussão sobre a contribuição dos inativos, melhorando o texto final.

            Permaneço a disposição para dialogar em todas as instâncias que V. Exª. julgar pertinente, acreditando ser fundamental que o Bloco de Apoio ao Governo estabeleça um processo de ampla negociação para evitarmos um choque perigoso e de conseqüências não mensuráveis no plenário.

         Termino reafirmando os meus compromissos com o Governo do Presidente Lula, não esquecendo o passado, vivendo intensamente o presente, mas com o olhar no futuro, pensando no bem do Povo Brasileiro.

                       Respeitosamente,

                              Senador PAULO PAIM

Exmo. Senhor

Senador TIÃO VIANA

Líder do Bloco de Apoio ao Governo no

Senado Federal


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/11/2003 - Página 36794