Pronunciamento de Antero Paes de Barros em 12/11/2003
Discurso durante a 161ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Transcrição de matéria publicada no jornal Gazeta Mercantil, edição de 5 do corrente, intitulada "Crescimento do País não precisa do rigor neoliberal, diz Lessa".
- Autor
- Antero Paes de Barros (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/MT)
- Nome completo: Antero Paes de Barros Neto
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
POLITICA ECONOMICO FINANCEIRA.:
- Transcrição de matéria publicada no jornal Gazeta Mercantil, edição de 5 do corrente, intitulada "Crescimento do País não precisa do rigor neoliberal, diz Lessa".
- Publicação
- Publicação no DSF de 13/11/2003 - Página 36806
- Assunto
- Outros > POLITICA ECONOMICO FINANCEIRA.
- Indexação
-
- COMENTARIO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, GAZETA MERCANTIL, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ANALISE, OPINIÃO, CARLOS LESSA, PRESIDENTE, BANCO NACIONAL DO DESENVOLVIMENTO ECONOMICO E SOCIAL (BNDES), CONJUNTURA ECONOMICA, BRASIL.
O SR. ANTERO PAES DE BARROS (PSDB - MT. Sem apanhamento taquigráfico.) -
O CRESCIMENTO SEGUNDO LESSA
Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo a tribuna, na tarde de hoje, para fazer um comentário sobre a matéria intitulada “Crescimento do País não precisa do rigor neoliberal, diz Lessa”, publicada no jornal Gazeta Mercantil, de 5 de novembro do corrente.
A matéria, que solicito seja inserida nos Anais do Senado, registra o pensamento do presidente do BNDES, Carlos Lessa, apresentado em palestra no auditório do Clube de Engenharia do Rio de Janeiro. Para ele, “o ideal é que (a taxa de juros) seja abaixo de 8,5% para impedir a expansão da dívida pública” o que, no momento, parece um sonho impossível de se realizar. Além disso, o presidente do BNDES destacou que foi o governo FHC que permitiu um surto de modernização do setor agrícola, garantindo aos fabricantes nacionais de máquinas o passaporte ao mercado externo, após a recuperação da economia de escala.
A matéria que passo a ler para que fique integrando este pronunciamento, é a seguinte:
*************************************************************************
DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ANTERO PAES DE BARROS EM SEU PRONUNCIAMENTO.
(Inserido nos termos do art. 210 do Regimento Interno.)
*************************************************************************