Pronunciamento de José Sarney em 03/11/2003
Fala da Presidência durante a 154ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Agradece ao Senador Pedro Simon e reitera aos senadores a necessidade de cumprimento do horário estabelecido no Regimento, para que todos tenham oportunidade de se pronunciar.
- Autor
- José Sarney (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AP)
- Nome completo: José Sarney
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Fala da Presidência
- Resumo por assunto
-
REGIMENTO INTERNO.:
- Agradece ao Senador Pedro Simon e reitera aos senadores a necessidade de cumprimento do horário estabelecido no Regimento, para que todos tenham oportunidade de se pronunciar.
- Publicação
- Publicação no DSF de 04/11/2003 - Página 34793
- Assunto
- Outros > REGIMENTO INTERNO.
- Indexação
-
- AGRADECIMENTO, PEDRO SIMON, SENADOR.
- REITERAÇÃO, SENADOR, COLABORAÇÃO, RESPEITO, HORARIO, REGIMENTO INTERNO, GARANTIA, USO DA PALAVRA.
O SR. PRESIDENTE (José Sarney) - Com a ajuda e a colaboração de V. Exª e de todo o Plenário.
Reconheço que é impossível presidir esta Casa senão com a colaboração de todos, dentro de um espírito de harmonia e mantendo a imagem que o Senado Federal sempre teve e tem no País.
Para isso, a Mesa tem procurado, nesta nova legislatura, fazer com que todos tenham oportunidade. Sabemos que muitos Senadores estão aqui pela primeira vez e têm de adaptar-se ao ritmo do Senado Federal. Então, temos de dar oportunidade a todos.
Nesse sentido, há três semanas, por decisão da Mesa, pudemos esclarecer, na forma do Regimento Interno, pedindo aos Líderes que cumprissem o Regimento e que a palavra fosse concedida aos Líderes somente uma vez por sessão, que é o que determina o nosso Regimento.
Assim, mais uma vez, estou pedindo a colaboração de todos, para que todos tenham oportunidade. A Mesa tem recebido realmente muitas solicitações e reclamações dos Senadores que se têm inscrito para falar e não têm podido fazê-lo, justamente em virtude desses fatos apontados por V. Exª e de que a Casa é testemunha. Pouco a pouco, contribuiremos para que essa situação seja solucionada. Aprendi, ao longo da minha vida pública, que é muito melhor voltarmos naquilo que consideramos errado do que persistirmos no erro. E, mesmo não sendo errado, não havendo consenso na Casa sobre a decisão da Presidência, julgo que, no sentido da harmonia, deveríamos proceder dessa forma.
Muito obrigado a V. Exª.