Fala da Presidência durante a 154ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Agradece ao Senador Pedro Simon e reitera aos senadores a necessidade de cumprimento do horário estabelecido no Regimento, para que todos tenham oportunidade de se pronunciar.

Autor
José Sarney (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AP)
Nome completo: José Sarney
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
REGIMENTO INTERNO.:
  • Agradece ao Senador Pedro Simon e reitera aos senadores a necessidade de cumprimento do horário estabelecido no Regimento, para que todos tenham oportunidade de se pronunciar.
Publicação
Publicação no DSF de 04/11/2003 - Página 34793
Assunto
Outros > REGIMENTO INTERNO.
Indexação
  • AGRADECIMENTO, PEDRO SIMON, SENADOR.
  • REITERAÇÃO, SENADOR, COLABORAÇÃO, RESPEITO, HORARIO, REGIMENTO INTERNO, GARANTIA, USO DA PALAVRA.

O SR. PRESIDENTE (José Sarney) - Com a ajuda e a colaboração de V. Exª e de todo o Plenário.

Reconheço que é impossível presidir esta Casa senão com a colaboração de todos, dentro de um espírito de harmonia e mantendo a imagem que o Senado Federal sempre teve e tem no País.

Para isso, a Mesa tem procurado, nesta nova legislatura, fazer com que todos tenham oportunidade. Sabemos que muitos Senadores estão aqui pela primeira vez e têm de adaptar-se ao ritmo do Senado Federal. Então, temos de dar oportunidade a todos.

Nesse sentido, há três semanas, por decisão da Mesa, pudemos esclarecer, na forma do Regimento Interno, pedindo aos Líderes que cumprissem o Regimento e que a palavra fosse concedida aos Líderes somente uma vez por sessão, que é o que determina o nosso Regimento.

Assim, mais uma vez, estou pedindo a colaboração de todos, para que todos tenham oportunidade. A Mesa tem recebido realmente muitas solicitações e reclamações dos Senadores que se têm inscrito para falar e não têm podido fazê-lo, justamente em virtude desses fatos apontados por V. Exª e de que a Casa é testemunha. Pouco a pouco, contribuiremos para que essa situação seja solucionada. Aprendi, ao longo da minha vida pública, que é muito melhor voltarmos naquilo que consideramos errado do que persistirmos no erro. E, mesmo não sendo errado, não havendo consenso na Casa sobre a decisão da Presidência, julgo que, no sentido da harmonia, deveríamos proceder dessa forma.

Muito obrigado a V. Exª.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/11/2003 - Página 34793