Discurso durante a 165ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Saudação aos músicos brasileiros, cuja data comemorativa é no próximo dia 22 deste mês. (como Líder)

Autor
Ramez Tebet (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MS)
Nome completo: Ramez Tebet
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Saudação aos músicos brasileiros, cuja data comemorativa é no próximo dia 22 deste mês. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 19/11/2003 - Página 37724
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, DIA NACIONAL, MUSICO, ELOGIO, ATUAÇÃO, INTEGRAÇÃO, CULTURA, POPULAÇÃO, REGISTRO, DIFICULDADE, EXERCICIO PROFISSIONAL.

O SR. RAMEZ TEBET (PMDB - MS. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, estou aqui há nove anos e posso testemunhar que aqui se comemora o dia de todas as classes, de todos os profissionais. Mas há uma classe que traz alegria ao coração de todos os brasileiros. Eu diria que é a classe que mais interage com a população. Isso não ocorre só no Brasil, mas no mundo inteiro. Eu me refiro aos verdadeiros intérpretes da alma popular, os músicos do Brasil, os músicos do mundo.

Aqui no Brasil essa data s vai ser comemorada no dia 22 de novembro, que é o dia consagrado a Santa Cecília, que tinha o dom de ouvir melodias que vinham do céu. Santa Cecília foi condenada à morte por asfixia, numa câmara totalmente fechada. Ela enfrentou altivamente seus algozes cantando hinos de louvor a Deus. Daí podermos afirmar que a música tem, como tudo na vida, origem divina.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, podemos afirmar que a música exalta e conforta, alegra e concilia, aprofunda e concentra nossos melhores sentimentos. É talvez a mais indefinível das linguagens inventadas pelo homem, mas é também a forma mais forte da eloqüência.

Como homem público, tenho ido às praças, nos comícios - aliás, alguns, em companhia de V. Exª, até no meu Estado - e posso dizer que é muito difícil fazer uma concentração partidária sem que seja exaltada com a presença do canto, com a presença das músicas. Por isso, repito, ela é a forma mais forte de eloqüência.

Podemos resistir às palavras de grandes oradores - permita-me até citar Cícero ou Rui Barbosa -, mas ninguém resiste às músicas de Mozart, de Beethoven ou à Música Popular Brasileira.

São os intérpretes dessa grande arte, são aqueles que transformam essa inspiração transcendente em momentos concretos de deleite e de riqueza humana que homenageamos no dia de hoje, o Dia do Músico.

Os músicos constituem uma categoria diferenciada de trabalhadores, porque trabalham essencialmente, com as camadas mais profundas do espírito humano. São nossos anseios mais íntimos que eles fazem vibrar nas cordas e nos sopros de seus instrumentos.

Eu diria que é a nossa alma que voa acompanhando o vôo dos seus sopros e metais. É o nosso coração que pulsa junto com os seus tambores e tímpanos.

Sabemos a dificuldade que os músicos enfrentam no exercício da sua profissão. Dediquem-se à música popular ou erudita, todos vêem sua arte diariamente cerceada pelas imprecisões e inadequações das leis, pelo funcionamento precário das casas de espetáculo ou de concerto, pela crônica falta de verbas para a manutenção das orquestras e das escolas de música.

A luta em defesa dos direitos dos músicos tem sido travada desde sua criação, pela Ordem dos Músicos do Brasil, instituída pela Lei nº 3.857, de 22 de dezembro de 1960. A Ordem dos Músicos tem a finalidade de defender a seleção, a disciplina, a defesa da classe e a fiscalização do exercício da profissão em todo o País. E aqui é oportuno lembrar o inesquecível Presidente Juscelino Kubitschek, ele mesmo um profundo apreciador da música, ele mesmo um espírito seresteiro, que conquistou de forma definitiva o coração do povo brasileiro.

Por isso, pedi ao Líder do meu Partido que pudesse falar em nome da Liderança do PMDB, em meu nome e em nome do Partido, para saudar a todos os músicos do Brasil. E saudá-los na pessoa da sua entidade maior, do Conselho Federal da Ordem, na pessoa do Dr. Wilson Sandoli, que está aqui presente acompanhado também do Dr. Luiz Tadeu Evandro, do Dr. Humberto Peron, de Coaraci Nogueira de Castilho, Secretário-Geral. Como coincidiu de todos se encontrarem aqui em Brasília, por ter amizade com eles e por gostar de música, que é a mais sublime manifestação do espírito humano, foi que me lembrei de saudar toda a categoria no dia de hoje. E o faço agradecendo a eles por todas as alegrias que dão ao nosso povo.

Constatamos isso quando estamos em praça pública e vemos ali misturadas as mais diversas camadas da sociedade brasileira. É bom assistirmos ao povo vibrar por intermédio da arte dos seus verdadeiros intérpretes, que são os músicos.

Portanto, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ficará registrada, nos Anais do Senado da República, a saudação a esses artistas do Brasil.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/11/2003 - Página 37724