Discurso durante a 166ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Transcurso do Dia da Consciência Negra.

Autor
Sérgio Zambiasi (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/RS)
Nome completo: Sérgio Pedro Zambiasi
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. DISCRIMINAÇÃO RACIAL.:
  • Transcurso do Dia da Consciência Negra.
Publicação
Publicação no DSF de 20/11/2003 - Página 38067
Assunto
Outros > HOMENAGEM. DISCRIMINAÇÃO RACIAL.
Indexação
  • HOMENAGEM, DIA NACIONAL, CONSCIENTIZAÇÃO, NEGRO, ELOGIO, PARTICIPAÇÃO, VULTO HISTORICO, HISTORIA, BRASIL, LUTA, COMBATE, ESCRAVATURA.
  • REGISTRO, IMPORTANCIA, COMPROMETIMENTO, ESTADO, CRIAÇÃO, POLITICA, INCLUSÃO, NEGRO, REPARAÇÃO, DISCRIMINAÇÃO RACIAL, EFEITO, ESCRAVATURA, EXPECTATIVA, REALIZAÇÃO, SESSÃO SOLENE, ANUNCIO, GOVERNO FEDERAL, PROVIDENCIA, JUSTIÇA, IGUALDADE, CIDADÃO.

O SR. SÉRGIO ZAMBIASI (Bloco/PTB - RS. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, nesta quinta-feira é dia de celebrarmos um herói nacional. Em 20 de novembro de 1695, Zumbi dos Palmares foi executado por jamais renunciar à luta pela libertação de seu povo. Um povo que bravamente defendia sua liberdade e sua dignidade e que ainda hoje enfrenta batalhas imensas na defesa de suas origens, de sua história e de suas aspirações.

É a este povo que, especialmente hoje, dirijo minhas homenagens pelo transcurso do Dia da Consciência Negra. Que o 20 de Novembro seja um marco na luta do povo negro e um resgate de sua história; a história verdadeira, de homens como o marinheiro gaúcho João Cândido, conhecido como o Almirante Negro, que acabou banido da Marinha depois de liderar a Revolta da Chibata, quando os negros se rebelaram contra os maus tratos a que eram submetidos; ou dos bravos guerreiros que lutaram ao lado dos Farrapos no Rio Grande do Sul, chegando a formar unidades militares inteiras - os famosos Lanceiros Negros.

Há de se reverenciar também fatos só agora redescobertos, como o de Manoel Mina, ou Manoel Padeiro, considerado o Zumbi Gaúcho, que no Rio Grande do Sul liderou o mais importante quilombo, localizado na Serra dos Tapes.

Este 20 de novembro é o Dia da Consciência Negra, dia de reflexões e de debates em todo o País. Ainda não é feriado nacional, como muitos sonham. Um sonho de milhões de brasileiros e brasileiras, em reconhecimento à saga dos africanos e seus descendentes que construíram este País. Um marco em nosso calendário oficial em nome da luta permanente contra a discriminação e o preconceito.

O feriado nacional como reconhecimento formal, pelo Estado brasileiro, da importância da reparação junto aos afro-descendentes dos efeitos da escravidão e da discriminação considerados, na Conferência de DURBAN, crimes contra a humanidade, horríveis tragédias da história.

Pois o povo afro-brasileiro quer e faz jus à reparação. Como refere EDNA ROLAND, presidente da FALA PRETA! ORGANIZAÇÃO DE MULHERES NEGRAS e relatora-geral da 3º Conferência Mundial contra o Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerância, o "Estado brasileiro deve pedir desculpas formais aos afro-descendentes, sobreviventes de verdadeiras políticas de extermínio, através de ato solene a ser realizado em Brasília, quando deverá ser anunciado o conjunto de medidas reparatórias já em implementação ou a serem implementadas".

Que se faça justiça é nosso maior desejo.

Que se caminhe para o fim da intolerância e do preconceito é nossa grande meta.

Muito Obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/11/2003 - Página 38067