Discurso durante a 171ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Parabeniza o ex-Governador Francelino Pereira pela sua eleição para a Academia Mineira de Letras.

Autor
Eduardo Azeredo (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/MG)
Nome completo: Eduardo Brandão de Azeredo
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Parabeniza o ex-Governador Francelino Pereira pela sua eleição para a Academia Mineira de Letras.
Publicação
Publicação no DSF de 28/11/2003 - Página 39094
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, FRANCELINO PEREIRA, EX GOVERNADOR, ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), ELEIÇÃO, ACADEMIA DE LETRAS, ELOGIO, VIDA PUBLICA.

O SR. EDUARDO AZEREDO (PSDB - MG. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, amanhã, dia 28 de novembro, a Academia Mineira de Letras reabrirá suas portas para receber com a gala que é só dela e com a imponência que resgata e valoriza o ideário cultural mineiro, a figura por todos aqui respeitada do ex-Senador da República, Francelino Pereira dos Santos. Este ilustre mineiro entrará pela porta da frente para imortalizar-se por estar deixando às gerações vindouras um legado literário feito com aprumo, produzido por uma inteligência arguta, que faz incursões no campo fértil da literatura e na área técnica das proposições legislativas.

Chegará, não obstante, carregado da imensa responsabilidade de substituir, ao ocupar sua cadeira, o inesquecível ex-governador Aureliano Chaves.

Por isto, não poderia o Senado Federal omitir-se de se associar à Academia Mineira de Letras no ato de posse deste reconhecido líder político nacional, que escolheu Minas Gerais para ser a sua terra, comprovado, hoje por provas de imenso amor e dedicação sempre dispensadas ao nosso Estado e que plantou, também, nesta Casa raízes de amizade sincera a quantos Senadores que têm assento neste plenário e que dele foram companheiros pelo mesmo ideário de servir ao País.

Sr. Presidente, distintos Colegas, poucos brasileiros, como Francelino Pereira, conseguiram dedicar-se com tamanha devoção aos assuntos da política, de governo, de Estado e, simultaneamente, ter-se ocupado em produzir obra tão rica e vasta no campo literário. Difícil imaginar, para aqueles que o conheceram, ter conseguido tempo para produzir obra nos campos literários e jurídicos. Hoje, ao cotejar e contemplá-las, surpreendo-me e concluo que a mesma dedicação emprestada à sua vida política, emprestou-a, também, à literatura, com aquele mesmo vigor e inteligência próprias dele. Hoje, realmente surpreendo-me ao imaginar como o político que foi Francelino Pereira que chamou a si o exercício de funções sacrificantes como as de presidir e liderar partidos majoritários do país, como a União Democrática Nacional - UDN, a Aliança Renovadora Nacional - ARENA e o Partido da Frente Liberal - PFL, em fases nervosas como foram as fases mais recentes da nossa história política contemporânea, tanto quanto foram os exercícios dos mandatos populares, que orgulham sua vida pública, como os de vereador por Belo Horizonte, Governador de Minas Gerais e Senador da República, ou mesmo,os vários cargos que ocupou em empresas públicas, como o de Vice-Presidente do Banco do Brasil, de Presidente da ACESITA - Aços Especiais de Itabira, dentre outros, é difícil imaginar, repito, ter conseguido ir armazenando ao longo de sua vida uma produção parlamentar e literária, esta com tamanha qualidade, e estilo e aquela com tamanha sensatez e competência política.

Encarrega-se o tempo, Prezados e Distintos colegas, de apagar vestígios literários deixados por uns e outros, se inexpressivos ou sem conteúdo, sem forma e sem beleza. O tempo se encarrega de apagar obras vazias, como as ondas do mar apagam os riscos na areia. Não obstante, resiste ao tempo, a idéia impressa, se impregnada de emoção, estruturada com engenho e estilizada com a arte que retrata os movimentos e as cores do mundo. São as escritas que transformam a vida e dão-lhe os traços da beleza. São as escritas que mexem na vida do homem, modificam seu viver e organizam a sua convivência. Francelino é destes homens que usam as penas para transformar, recriar emocionar ou resgatar. Dele são obras como: Castelinho - o reinventor do jornalismo político, Gilberto Freire - o reinventor da história, Pedro Aleixo - visão de um estadista da República, Milton Campos - o reformador social e político, Sábato Malgadi - uma vida dedicada ao teatro, Os inovadores - Gustavo Capanema, Oscar Niemayer, Carlos Drummond de Andrade e Petrônio Portella. Obras que resgatam, sob sua visão, lances históricos de vidas de homens que ocuparam posições solares na história contemporânea. Também dele são obras como o Espaço Cultural da Liberdade: Praça da Liberdade, Mundo, Vasto Mundo e As Tensões Humanas na Empresa Capitalista, obras que reúnem reflexões sobre temas da atualidade. E, finalmente, dele são obras guardadas no repositório dos Anais do Senado Federal e Câmara dos Deputados como pareceres, discursos, proposições legislativas como: Encontro das Três Américas, Doação de Órgãos para Transplantes, O Vale, na Sudene, Sudene: renascer é preciso, Os 500 Anos do Rio São Francisco, Centenário de JK, Flexibilização do Monopólio das Telecomunicações, Cinema - Ressurreição, o povo do cinema e na busca da tela e tantos outros.

Sr. Presidente, Srªs Senadoras, Srs. Senadores, de mim apenas direi que compareço a este Plenário para tributar esta homenagem a este grande brasileiro que ganha, com seu ingresso na veneranda Academia Mineira as Letras, mais uma vitória em sua proficiente vida de homem público. Não tenho o menor receio em afirmar: muito mais ganhará, em brilho, em respeito, em reconhecimento, as letras e os escritores mineiros por sabê-lo pertencer àquele egrégio plenário da inteligência e da cultura.

Em toda sua vida, Francelino soube usar a palavra e a pena com a prudência dos mineiros, a elegância dos mineiros, a habilidade dos mineiros. Por isto, e, graças a isto, ele é hoje orgulhosamente para nós, um verdadeiro mineiro. Admirado por todos, comete, assim, justiça a Academia Mineira de Letras ao incorporá-lo ao seu patrimônio vivo. Afinal, não é isto senão o que esperamos desta tradicional e douta Instituição? Buscar o nosso ex-governador e trazê-lo para aumentar de brilho, magnitude, nobreza aquela histórica Casa de Cultura?

Ingressará o homenageado pelo seu átrio sob os aplausos de Minas Gerais, porque em Minas, a justiça é considerada o maior dos valores de sua sociedade.

Por tudo isto, Sr. Presidente, Minas comparece a esta tribuna para associar-se a homenagem que será prestada pela Academia Mineira de Letras ao nosso ex-governador Francelino Pereira, este advogado, político, professor e administrador que deu tanto de si ao nosso Estado.

Nesse sentido, nos termos regimentais desta Casa, solicito seja enviado àquela douta Academia Mineira de Letras as congratulações do Senado Federal pela escolha do Doutor Francelino Pereira dos Santos para integrar o seu valoroso quadro de mineiros imortais.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/11/2003 - Página 39094