Discurso durante a 175ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Eficiência do governo Lula no combate à corrupção. (como Líder)

Autor
Ideli Salvatti (PT - Partido dos Trabalhadores/SC)
Nome completo: Ideli Salvatti
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SEGURANÇA PUBLICA.:
  • Eficiência do governo Lula no combate à corrupção. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 04/12/2003 - Página 39853
Assunto
Outros > SEGURANÇA PUBLICA.
Indexação
  • COMENTARIO, NOTICIARIO, IMPRENSA, ELOGIO, EFICIENCIA, POLICIA FEDERAL, PRISÃO, AUTORIDADE, ACUSADO, CRIME DO COLARINHO BRANCO, AMPLIAÇÃO, COMBATE, CORRUPÇÃO, ANUNCIO, COMPROMISSO, INVESTIGAÇÃO, DENUNCIA, ESPECIFICAÇÃO, ESTADO DE RORAIMA (RR).

A SRª IDELI SALVATTI (Bloco/PT - SC. Como Líder. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a Oposição tem que ser sempre vigilante. Nós, do PT, temos muito orgulho de tê-lo sido durante muitos anos. Oposição vigilante tem dessas coisas, como falar do solado do tênis, da película do carro, do papel higiênico, às vezes até mesmo para preencher sua tarefa de combate sistemático.

Mas o que me traz à tribuna são matérias dos jornais de hoje. A colunista Dora Kramer aborda um assunto muito interessante em sua coluna do Jornal do Brasil, intitulada Coisas da Política. Fala que, este ano, as ações da Polícia Federal acabaram ultrapassando o que tem sido, nos últimos anos, o papel preponderante do Ministério Público nas ações de combate à corrupção. Inúmeras ações desenvolvidas pela Polícia Federal colocaram na cadeia personalidades destacadas dos Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, como prefeitos, governadores, juizes, deputados. Não tem escapado ninguém das ações da Polícia Federal.

Essa é uma ação que merece ser registrada desta tribuna e sobre a qual me pronunciei na última sexta-feira.

Também a jornalista Tereza Cruvinel, em sua coluna de hoje no O Globo, intitulada Panorama Político, diz que “a eficiência das ações de combate à corrupção aumentou no Governo Lula, que estranhamente não tem incluído esse item na sua lista de feitos”.

Indiscutivelmente avançamos no combate à corrupção. Cito como exemplo o caso das investigações do Banestado. É a terceira vez que a equipe da Polícia Federal e do Ministério da Justiça se encontra nos Estados Unidos para aprofundar as investigações.

Houve a Operação Anaconda, a Praga do Egito e as ações da Corregedoria-Geral da União, que detectaram em mais de duzentas prefeituras investigadas algo em torno de 93% de ilegalidades e irregularidades cometidas no desvio de recursos.

O PT não vai jogar tudo fora. Todo esse trabalho de combate à corrupção não será jogado fora. Quem teve a coragem de prender ex-governadores, deputados, juízes e funcionários graduados não vai recuar e deixar de punir quem quer que seja, mesmo se for recém-filiado ao PT.

Estamos convencidos de que, se houver indícios, haverá investigação; se houver provas, haverá punição. O Governador Flamarion Portela, que afastou funcionários comprovadamente corruptos e que vem facilitando as investigações, está inocente até prova em contrário. Mas, se tiver culpa no cartório, temos a convicção de que será punido como todos os outros até agora.

Não temos nenhum problema em trazer esse debate à tribuna. Já havia me referido ao caso na sexta-feira. Mas há aqueles que não querem ver essa brilhante e firme ação da Polícia Federal e querem apenas enxergar um aspecto, querem martelar apenas uma única visão. E são os mesmos que estavam comandando a Polícia Federal, o Governo, o Ministério da Justiça nos últimos anos e não viram a nuvem de gafanhoto que atuou durante oito anos lá em Roraima. Havia essa nuvem escandalosamente numerosa e daninha, que já havia sido denunciada pela imprensa há um bom tempo.

A Oposição de hoje, além de desmemoriada, teve catarata para a corrupção que tomou conta do tecido estatal brasileiro. Agora vem, com olhares vesgos, querendo enxergar apenas algumas questões e não a totalidade das ações de combate à corrupção do nosso Governo, que estão aí estampando as manchetes das primeiras páginas dos nossos jornais, numa das ações desencadeadas pela Polícia Federal, com o aval do Ministério da Justiça, das mais eficientes que nós já tivemos oportunidade de ter em nosso País.

Muito obrigada, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/12/2003 - Página 39853